16 fevereiro 2008

AMAZÕNIA SEMPRE!

A revista Amazônia - Ainda É Possível Salvar? chega neste domingo, 17, às bancas da Grande São Paulo em uma nova tiragem especial. Com preço de capa de R$ 9,90, a revista nasceu do investimento do Grupo Estado em grandes reportagens e motivou a mostra Amazônia Photography, aberta ao público até 14 de março, no Wilson Center, em Washington.

A edição especial tem 124 páginas e apresenta uma questão central: "ainda é possível salvar a Amazônia?" Para apontar os problemas e discutir as soluções para a região de maior biodiversidade do planeta, repórteres e fotógrafos do Estado foram a campo, revelando preciosidades sobre a fauna, a flora, os rios, os habitantes, os exploradores amazônicos

No dia 16 de janeiro, dando continuidade ao projeto, foi inaugurada no Wilson Center, em Washington (EUA), uma exposição com 52 imagens das expedições. A mostra ocorrerá paralelamente a um seminário sobre sustentabilidade. Depois de Washington, a exposição se tornará itinerante, ocupando centros de universidades americanas. Harvard e Columbia já manifestaram interesse.

A exposição fotográfica "Amazônia Sem Retoques", que acontecerá em São Paulo, terá em sua abertura dia 28 de fevereiro um fórum, somente para convidados, com o objetivo de discutir o futuro do meio ambiente, reunindo autoridades e personalidades importantes do setor.

O fórum de abertura contará com Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e Virgílio Viana, secretário de Ambiente do Estado do Amazonas, como palestrantes. Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute Woodrow Wilson International Center for Scholars, prestigiará o evento como apresentador.

O coordenador dos debates será Carlos Marchi, jornalista e um dos autores das reportagens publicadas na Revista Amazônia. Entre os debatedores, estarão Luiz Fernando Furlan, ex-ministro de Desenvolvimento Econômico, Washington Novaes e Marcos Sá Corrêa, ambos jornalistas e articulistas do jornal 'O Estado de S. Paulo'.

Após o fórum, a exposição será aberta para visitação. A exibição, com entrada franca, estará no Museu Brasileiro de Escultura (Mube), que fica na Avenida Europa, 218, no Jardim Europa, do dia 29 de fevereiro até 23 de março. Fonte: Jornal Estado de São Paulo.
COMENTEM, EMITAM SUAS OPINIÕES...vamos sair do comodismo...Deus Salva, mas é preciso que façamos a nossa parte, que tomemos atitudes positivas!

13 fevereiro 2008

PEQUENAS AÇÕES - "COMEÇANDO EM CASA"















I - EVITANDO O DESPERDÍCIO:
1 - NA COZINHA: - Aproveitando tudo:
- FRUTAS: Consuma a popa para doces/compotas/geléias/sucos/purês, as cascas podem ser aproveitadas também para sucos/geléias e licores, quando limpas e batidas no liquidificador - bagaços e sementes são utilizados como adubo orgânico, faça um buraco no fundo do quintal, caso de residência térrea, deposite as sobras e cubra com uma fina camada de terra;
- VERDURAS E LEGUMES: - As folhas muchas e estragadas e sementes não aproveitáveis - leve para o seu depósito orgânico no quintal - talos de couve, têm alto teor de vitaminas - podem ser consumidos em sucos - cura anemia; batatas podem ser consumidas com as cascas bem limpinhas, assadas, fritas ou cozidas;
- ÓLEO DE COZINHA: - NUNCA devemos jogá-lo na rede de esgoto, tenho 2 sugestões: - 1- armazenar em vasilhames até atingir uma boa quantidade (Existem compradores que reaproveitam, tranformando-o em combustível para veículos e sabão - darei futuramente uma receita de sabão de óleo, eu já usei e é muito bom)
- 2 - Depositar o óleo saturado, juntamente com as sobras orgânicas, no seu depósito de lixo orgânico - chamada também de composteira, há restrição para grande quantidade, é que pode atingir o lençol freático e aí contaminá-lo.
- PÓ DE CAFÉ E CASCAS DE OVOS: - O pó de café, é excelente adubo para as plantas, bem como as cascas de ovos trituradas. OBS.: - As cascas de ovos, é uma maravilhosa fonte de cálcio, se limpas e trituradas, tornam-se um maravilhoso repositor de cálcio para crianças e animais.

12 fevereiro 2008

PEQUENAS AÇÕES - introdução

Vou estar relacionando diàriamente aqui no blog, pequenas ações que podemos por em prática para contribuir com o nosso meio ambiente.
Eu sei que muitos leitores e leitoras irão dizer que, "ah, mas eu sou um grão de areia nesta praia, não vou fazer diferença!".
Não, não é bem assim!
Todos nós somos um grão de areia...mas com milhões de grãos de areia poderemos fazer uma praia, linda, maravilhosa!
O que precisamos é começar, divulgar, conscientizar as pessoas - independentes de idade - AGIR!
A palavra chave é AÇÃO - sem ação não há solução, então, meus amigos e amigas, mão na massa!
Amanhã, estarei começando com as nossas ações.
Comentem, sugiram, queremos ouvir o que você tem a dizer.

INCÊNDIOS FLORESTAIS - PARA REFLEXÃO


09 fevereiro 2008

Aquecimento Global



Um aumento nas temperaturas globais pode, em contrapartida, causar outras alterações, incluindo aumento no nível do mar e em padrões de precipitação resultando em enchentes e secas. Podem também haver alterações nas freqüências e intensidades de eventos de temperaturas extremas, apesar de ser difícil de relacionar eventos específicos ao aquecimento global. Outros eventos podem incluir alterações na disponibilidade agrícola, recuo glacial, vazão reduzida em rios durante o verão, extinção de espécies e aumento em vetores de doenças.
Incertezas científicas restantes incluem o exato grau da alteração climática prevista para o futuro, e como essas alterações irão variar de região em região ao redor do globo. Existe um debate político e público para se decidir que ação se deve tomar para reduzir ou reverter aquecimento futuro ou para adaptar às suas conseqüências esperadas. A maioria dos governos nacionais assinou e ratificou o Protocolo de Quioto, que visa o combate à emissão de gases estufa. Fonte: Wikipédia
Tema para reflexão e comentários.

CHUVA ÁCIDA







Você sabe o que é Chuva àcida?
E quais são os combustíveis fósseis, você sabe?
A Chuva ácida é caracterizada por um pH abaixo de 4,5. É causada pelo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis e pelo azoto do ar, que se combinam com o oxigénio para formar dióxido de enxofre e dióxido de azoto. Estes difundem-se pela atmosfera e reagem com a água para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico, que são solúveis em água. Um pouco de ácido clorídrico também é formado.
As chuvas normais têm um pH de, aproximadamente 5,6, que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando o ácido carbónico.
Fontes: educar.sc.usp.br/licenciatura2000/chuva/chuvaacida.htm - Wikipédia
Combustíveis fósseis: - Existem 3 grandes tipos de combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural - formados há milhões de anos, resultados da decomposição de restos de plantas e animais.
O Carvão é retirado de minas profundas; O petróleo e o gás natural também são retirados de grandes profundidades do solo, através do bombeamento com sondas. Portanto, leitor amigo, somos escravos deles, e, o fator resultante do seu uso cada dia maior, é o acúmulo de enxofre na atmosfera, aumentando drásticamente a possilidade de chuva ácida, que destrói o meio ambiente onde ela cai.
PROVIDÊNCIAS: - Redução do consumo de combustíveis fósseis, busca de fontes alternativas menos poluentes - o álcool, a energia elétrica, o biocombustível, seriam boas soluções, se também o consumo não afetasse em demasia a natureza. Fontes limpas e maravilhosas, seriam o sol e o vento, mas ainda com pouca utilização.