22 fevereiro 2008


Segundo informe do Banco Mundial em 2007, estas são as 10 cidades mais poluídas do mundo:


1 - SUMGAYIT, Azerbaijão - Apresenta contaminação com metais pesados, petróleo e produtos químicos. Tais níveis de poluição trazem grandes conseqüências aos moradores, principalmente para gestantes e crianças. Provocam tumores, doenças respiratórias, leucemia infantil, alergias, doenças crônicas e outras.

3º LUGAR MAIS POLUÍDO


3 - Vapi - Índia - velhas unidades industriais, com muita manufatura química: pesticidas, farmacêuticos, têxteis, fertilizantes, tintas, e, etc. A grande maioria destes produtos possuem metais pesados e tóxicos.

Não existe uma classificação....

2 - Vale Sukinda -Índia (estado de Orissa) - Contaminação das águas com cromo hexavalente altamente tóxico; onde vivem 2,6 milhões de pessoas. Funcionam, nesta região,12 minas de cromo sendo que aproximadamente 30 milhões de toneladas de rochas estão espalhadas, sem nenhuma preocupação com o meio ambiente, e, sem tratamento a água é jogada no rio.

19 fevereiro 2008

A IMPERMEABILIZAÇÃO EXCESSIVA


Às vêzes visito amigos, ou mesmo pessoas conhecidas e observo quintais todos ladrilhados, cimentados, tudo estéril, impermeabilizado.

Você já pensou à respeito destas atitudes do ser humano?

A grande maioria se regozija, fica feliz..."ah! agora não tenho mais que pisar no barro! Antes, bastava chover e este quintal todo ficava que era só lama, você precisava ver!"

Ora meus amigos, veja o mal que estas pessoas estão fazendo para elas mesmas:

- Ao impermealizarmos nossos jardins e quintais, estamos fechando os poros da terra, já não basta as ruas e estradas asfaltadas...é óbvio que estas precisam estar assim para facilitar o trânsito! Ao calçarmos evitamos o escoamento através dos filtros do solo...com isto a água vai buscar uma saída...junta-se uma goteira aqui, outra ali e vai formando um fluxo, tornando-se em pouco tempo uma enorme enxurrada, que vai para as ruas e levam consigo, os restos, o lixo espalhado... a falta de respeito do ser humano para com a natureza...entopem bueiros...e o volume aumenta cada vez mais, formando correntezas violentas que arrastam carros, bicicletas...pessoas!

Nós, somos nós, meus amigos, os verdadeiros culpados destes incidentes!

GOSTARIA, AQUI E AGORA DE SUGERIR A TODOS OS GESTORES, em todas as esferas, sejam elas: MUNICIPAIS, ESTADUAIS, e da FEDERAÇÃO, para baixarem uma LEI anti-impermeabilização...todos os habitantes deverão ter ao menos 4 m2 no jardim(4 m de recuo, com 10 m de frente = 40 m2 - 4m2 = 36 m2) e 4 m2 no quintal,´NO MÍNIMO, para que a água infiltre pelo solo, é o CICLO DA VIDA!


CONSUMA PRODUTOS ORGÂNICOS - com isto reduziremos os pesticidas/herbicidas