23 fevereiro 2008

AS BOAS AÇÕES DEVEM SER DIVULGADAS

14/02/2008 - Torneio de tênis faz plantio
Torneio de Tênis Brasil Open planta árvores e firma parceria com SOS Mata Atlântica
O Brasil Open 2008, primeiro torneio sustentável de tênis do mundo, vai plantar voluntariamente 2000 árvores para compensar futuramente a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) durante os dez dias do evento que acontece até dia 17 de fevereiro, na Costa do Sauípe (BA). Segundo estimativa preliminar do Instituto Totum, a emissão de gases do torneio de tênis poderá ser superior a 500 toneladas de CO2e, precisando ser plantadas cerca de 2000 árvores para compensar a emissão. “Como só teremos o número oficial quantificado após o término do Brasil Open 2008, já estamos garantindo o plantio dessas 2.000 árvores”, afirma Fernando von Oertzen, diretor do Brasil Open. Para quantificar as reais emissões do evento, o Instituto Totum levantará dados como o consumo de combustível dos geradores, o número de viagens aéreas dos jogadores e equipes, o deslocamento utilizado pelos participantes, o consumo de energia elétrica, a geração de lixo, o consumo de gás e todas as demais fontes de emissão de GEE. As primeiras 500 mudas serão plantadas na Costa do Sauípe e as restantes vão integrar o Programa Florestas do Futuro da Fundação SOS Mata Atlântica.
FONTE: site SOS MATA ATLÂNTICA.
Aos organizadores os nossos cumprimentos! E que atitude como esta, sirva de exemplo para outros torneios. Que tal estendermos para outros eventos esportivos: - Torneios de Futebol, por exemplo?
- Sugeriria, que cada jogador de futebol que disputa o Campeonato Brasileiro, doasse anualmente, 10 mudas de árvores para reflorestar os morros desmatados e as margens de rios e córregos.

E, ENTRE AS 10 REGIÕES MAIS POLUÍDAS TEMOS UMA LATINO AMERICANA


10 - La Oroya, Peru: Apresenta contaminação com chumbo, zinco e cobre;

ZABWE NA ZÂMBIA ESTÁ ENTRE AS 10 MAIS POLUÍDAS DO MUNDO


9 - Kabwe, Zâmbia: Apresenta contaminações com chumbo, onde armazenado no sangue de crianças corresponde a 50 microgramas por decilitro;

ALTO ÍNDICE DE RADIOATIVIDADE NO 8º LUGAR MAIS POLUÍDO


8 - Chernobyl, Ucrânia: Libera radioatividade na atmosfera; Desde abril de 1986, Chernobyl é uma região em decadência. Isolada e em decomposição, 20 anos depois ainda contabiliza mortos pela radiação oriunda da explosão do Reator Nuclear.

7ª REGIÃO MAIS POLUÍDA DO MUNDO


7 -Dzerzinsk, Rússia: Libera substâncias químicas através da produção de armas químicas e exploração de minas;

A 6² REGIÃO ESTÁ LOCALIZADA NA RÚSSIA


6 - Norilsk, Rússia: Emite grande quantidade de níquel, cobre, chumbo e cádmio, além de platina e paládio;

O QUINTO LUGAR MAIS POLUÍDO TAMBÉM É NA CHINA


5 -Linfen, China - Uma cidade no coração da região de carvão da China, na província de Shanxi, seus três milhões de habitantes sufocam com a poeira e bebem o arsênico provenientes do combustível fóssil. Além disso, “a poluição do ar é tanta que mal dá para enxergar alguma coisa”, diz Robinson.