27 fevereiro 2008

OUTRO CONVITE E A EMPRESA QUE RECICLA


Este convite é um convite à ação: NÃO VAMOS NOS DESANIMAR, QUANDO UMA IDÉIA, UM PROJETO, UMA MATÉRIA, NÃO FOR OUVIDA, NÃO FOR LIDA, NÃO FOR ENTENDIDA OU SER IGNORADA!
Ontem a noite estava lendo um exemplar da Revista Comércio, editada pela Associação Comercial do Paraná, de junho de 2003, exemplar este que ganhei quando da participação em um Congresso em Salvador-BA. A notícia é um pouco antiga, mas muito atual, verão!
Fui pesquisar mais sôbre a empresa e descobri que ela hoje, com 25 anos de mercado, se tornou um grupo. Sediado no Bairro Pinheirinho em Curitiba-PR, ela conta hoje com unidades
em Blumenau, Florianópolis, Londrina, Maringá, Arapoti, Cascavel, Rondonópolis e São Paulo
Não tenho preconceito de citar nomes, quando os mesmos são de pessoas ou empresas com ótimas atitudes, como esta. Neste exemplar da Revista, tem uma matéria sôbre as atividades da empresa Kapersul, com o título "LIXO QUE VALE OURO".
Esta empresa trabalha em parceria com seus clientes e fornecedores para desenvolver técnicas inovadoras que aproveitem ao máximo o potencial de reciclagem dos resíduos industriais e que garantam a destinação correta do material inutilizável. É uma empresa comprometida com soluções ambientalmente corretas, economicamente viáveis e a destinação segura de resíduos, contando com departamento de pesquisa e desenvolvimento, laboratório e veículos próprios, equipados para o transporte e processamento dos restos. Trabalha com todos os tipos de resíduos, mesmo os do tipo I (perigosos): - ácidos, explosivos, inflamáveis, etc.)
Precisamos de milhões de empresas como esta, espalhadas pelo mundo, para nos ajudar, na difícil tarefa de salvar nosso planeta.

CONVITE


Queridos amigos frequentadores deste blog, gostaria de formalizar dois convites especiais a vocês:

1 - Visitem o site "amazônia para sempre" linkado aí ao lado e participem do apelo ao governo;

2 - Visitem, também o site do "Greenpeace", e participem da corrente.
Com certeza, todos os nossos corações ficarão mais felizes depois destas ações...comentem com os seus amigos, convide-os para participar também, afinal é a vida de todos que está em jogo!

ENTENDENDO O PROTOCOLO DE QUIOTO


O Protocolo de Quioto é consequência de uma série de eventos iniciada com a Toronto Conference on the Changing Atmosphere, no Canadá (outubro de 1988), seguida pelo IPCC's First Assessment Report em Sundsvall, Suécia (agosto de 1990) e que culminou com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (CQNUMC, ou UNFCCC em inglês) na ECO-92 no Rio de Janeiro, Brasil (junho de 1992). Também reforça seções da CQNUMC.
Constitui-se no protocolo de um tratado internacional com compromissos mais rígidos para a redução da emissão dos gases que provocam o efeito estufa, considerados, de acordo com a maioria das investigações científicas, como causa do aquecimento global.
Discutido e negociado em Quioto no Japão em 1997, foi aberto para assinaturas em 16 de março de 1998 e ratificado em 15 de março de 1999. Sendo que para este entrar em vigor precisou que 55% dos países, que juntos, produzem 55% das emissões, o ratificassem, assim entrou em vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússia o ratificou em Novembro de 2004.
Por ele se propõe um calendário pelo qual os países desenvolvidos têm a obrigação de reduzir a emissão de gases do efeito estufa em, pelo menos, 5,2% em relação aos níveis de 1990 no período entre 2008 e 2012, também chamado de primeiro período de compromisso (para muitos países, como os membros da UE, isso corresponde a 15% abaixo das emissões esperadas para 2008).
A redução das emissões deverá acontecer em várias atividades econômicas. O protocolo estimula os países signatários a cooperarem entre si, através de algumas ações básicas:
Reformar os setores de energia e transportes;
Promover o uso de fontes energéticas renováveis;
Eliminar mecanismos financeiros e de mercado inapropriados aos fins da Convenção;
Limitar as emissões de metano no gerenciamento de resíduos e dos sistemas energéticos;
Proteger florestas e outros sumidouros de carbono.
Se o Protocolo de Quioto for implementado com sucesso, estima-se que deva reduzir a temperatura global entre 1,4ºC e 5,8ºC até 2100, entretanto, isto dependerá muito das negociações pós período 2008/2012, pois há comunidades científicas que afirmam categoricamente que a meta de redução de 5% em relação aos níveis de 1990 é insuficiente para a mitigação do aquecimento global.
FONTE: Wikipédia

24 fevereiro 2008

O FOGO - A CHAMA MORTAL


De amigo a inimigo, de parceiro a algoz - o fogo tem o seu uso irresponsável aumentado a cada dia. Proprietários de terrenos desocupados, pessoas que carpem quintais, empresários que querem dar um fim rápido a dejetos e restos industriais, produtores rurais que querem "roçar" suas pastagens a "custo baixo", prefeituras que ateiam fogo a seus depósitos de lixo urbano (lixões), usineiros que buscam reduzir seus custos com mão de obra e transporte, queimam seus canaviais, e, ainda temos os incêndios acidentais, margens de rodovias, prédios, fábricas, incêndios florestais.

Amigos, o que escrevo aqui é fruto de algumas pesquisas e experiências do cotidiano.

Como filha de produtor rural, assisti inúmeras vêzes as queimadas de pastagens...diziam que era para combater as ervas daninhas e o capim renasceria forte e bonito, que visão mais "empírica, meu Deus"! Isto na década de 60 do século passado é ainda aceitável, não perdoável, pois já faz muito tempo que nós estamos nos destruindo.

O fogo queima a maior riqueza do solo, que é a sua camada orgânica, queima as folhas velhas que iriam se decompor e formar mais adubo(húmus), mata os microorganismos(minhocas, besouros e outros), as bactérias, que promovem a aeração da terra e ajudam na decomposição dos restos vegetais e animais.

Deixando o solo limpo, desprotejido, favorecemos à erosão pela ação das chuvas e dos ventos, sem contar o aquecimento e ressecamento provocado pelos raios solares - então, o solo, ao contrário do que pensa o rudimentar proprietário, A TERRA EMPOBRECE, e, aí sim é que aparecem as ervas daninhas.

Estas consequências anteriores, são consequências para o solo. Temos as consequências para as águas, que ao terem suas nascentes desprovidas de vegetações, secam; rios, córregos e lagos, são assoreados.

Estudos afirmam que a queimadas liberam gás carbônico, ozônio, gases de nitrogênio e de enxofre (responsáveis pelas chuvas ácidas), liberam também as indesejadas fuligens da palha queimada (que contém substâncias cancerígenas).

Atuando no organismo humano, a fumaça provoca problemas respiratórios, intoxicações e asfixias. Sem falar da queima de lixões - restos hospitalares, que geralmente apresentam as mais diversas substâncias tóxicas para o organismo humano e a natureza de um modo geral.

As queimadas são uma fonte altamente responsável pelo aumento do efeito estufa já que contribuem diretamente com o aumento da emissão de gás carbônico e com isso o mundo inteiro sofre com estes problemas, pelo aumento da temperatura, e muitas vezes os países subdesenvolvidos não têm como investir em suporte contra queimadas.

Fonte: Portal Única, Ambiente Brasil, Brasil de Fato, SPPT, Biodiverso, Ciência e Tecnologia.

"PRECISAMOS DENUNCIAR ESTES CRIMES AMBIENTAIS...ESTÃO DESTRUINDO O NOSSO PLANETA AZUL!"

SÃO PAULO - CAPITAL - JÁ CONTABILIZA 6 MILHÕES DE VEÍCULOS


23 fevereiro 2008

AS BOAS AÇÕES DEVEM SER DIVULGADAS

14/02/2008 - Torneio de tênis faz plantio
Torneio de Tênis Brasil Open planta árvores e firma parceria com SOS Mata Atlântica
O Brasil Open 2008, primeiro torneio sustentável de tênis do mundo, vai plantar voluntariamente 2000 árvores para compensar futuramente a emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) durante os dez dias do evento que acontece até dia 17 de fevereiro, na Costa do Sauípe (BA). Segundo estimativa preliminar do Instituto Totum, a emissão de gases do torneio de tênis poderá ser superior a 500 toneladas de CO2e, precisando ser plantadas cerca de 2000 árvores para compensar a emissão. “Como só teremos o número oficial quantificado após o término do Brasil Open 2008, já estamos garantindo o plantio dessas 2.000 árvores”, afirma Fernando von Oertzen, diretor do Brasil Open. Para quantificar as reais emissões do evento, o Instituto Totum levantará dados como o consumo de combustível dos geradores, o número de viagens aéreas dos jogadores e equipes, o deslocamento utilizado pelos participantes, o consumo de energia elétrica, a geração de lixo, o consumo de gás e todas as demais fontes de emissão de GEE. As primeiras 500 mudas serão plantadas na Costa do Sauípe e as restantes vão integrar o Programa Florestas do Futuro da Fundação SOS Mata Atlântica.
FONTE: site SOS MATA ATLÂNTICA.
Aos organizadores os nossos cumprimentos! E que atitude como esta, sirva de exemplo para outros torneios. Que tal estendermos para outros eventos esportivos: - Torneios de Futebol, por exemplo?
- Sugeriria, que cada jogador de futebol que disputa o Campeonato Brasileiro, doasse anualmente, 10 mudas de árvores para reflorestar os morros desmatados e as margens de rios e córregos.

E, ENTRE AS 10 REGIÕES MAIS POLUÍDAS TEMOS UMA LATINO AMERICANA


10 - La Oroya, Peru: Apresenta contaminação com chumbo, zinco e cobre;