
05 março 2008
"COUROMODA" PLANTANDO ÁRVORES - PARABÉNS!

UM EXEMPLO A SER SEGUIDO...
COUROMODA - Maior evento de moda e negócios do setor de calçados em toda América Latina. Maior feira especializada na América Latina, a Couromoda - Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro é o mais importante evento para negócios e lançamento de moda no mercado de calçados e artigos de couro. É também a mais prestigiada e representativa feira deste setor. Seus 1.100 expositores respondem por 90% da produção brasileira, oferecendo a lojistas e importadores a mais completa amostragem da moda, da tecnologia e do marketing do setor de calçados e artefatos de couro, com a presença de mais de 3 mil marcas. Local - Parque Anhembi - São Paulo - capital.
A campanha ambiental que a Couromoda realizou no período de outubro/2007 a janeiro/2008, junto aos seus expositores, visitantes da feira e profissionais da área calçadista, resultou na compra de 6.673 árvores, que já começaram a ser plantadas em área selecionadas do Estado de São Paulo.
2.225 mudas foram plantadas no Lago do Tanque do Moinho, em Bragança Paulista e as demais serão plantadas dentro dos próximos 45 dias, na mesma região.
Embora o movimento não tenha atingido a meta inicial de 10.000 árvores, o resultado foi considerado muito positivo pelos organizadores. “Conseguimos motivar um grande número de pessoas e despertar atenção para a preservação da natureza e os princípios da sustentabilidade”, disse Ana Jussara Leite, Diretora de Comunicação da Couromoda. “Recebemos muitas mensagens de apoio a esta iniciativa e queremos agradecer profundamente às pessoas, empresas e entidades que aderiram à campanha, contribuindo para a compra das árvores”.
Ana Jussara observou que a maior parte das adesões veio de pessoas físicas. “Isso revela que a questão da sustentabilidade e da preservação ambiental já sensibilizou a maioria das pessoas, mas ainda não foi incorporada como prática pelas empresas e corporações”, disse ela. “Nosso objetivo com esta campanha, assim como com a instituição do Prêmio Couromoda de Boas Práticas Socioambientais teve justamente a intenção de contribuir para esta sensibilização, multiplicando os conceitos socioambientais entre as empresas da área coureiro-calçadista. Acreditamos que, mesmo sem ter atingido a meta de 10.000 árvores, avançamos mais alguns passos rumo à sustentabilidade. A repercussão do Prêmio foi muito positiva e nos incentiva a prosseguir neste trabalho”.
O plantio das espécies nativas está sendo feito numa ação coordenada pela Ambiente Global – Comunicação, Eventos e Sustentabilidade em conjunto com o viveiro Verde Nativo, de Bragança Paulista, no interior de São Paulo. O plantio foi programado para a região do “Sistema Cantareira”, um dos responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.
A Couromoda agradece a participação das pessoas e empresas e convida-as a continuar trabalhando pela defesa da natureza e da sustentabilidade.
É de iniciativas assim que estamos precisando. Não conseguiram o número desejado, não importa, o que importa é plantar árvores, reflorestar as margens dos nossos rios, riachos, lagos e represas, que tiveram suas matas ciliares devastadas.
04 março 2008
O MAL PROVOCADO PELAS QUEIMADAS

Foto: Queimada em canavial próximo a Sertãozinho-SP. É uma prática comum na região de Ribeirão Preto.
Fico imensamente triste quando vejo uma queimada, seja ela num canavial, num fundo de quintal, às margens de uma rodovia, num lixão ou numa floresta. Tudo o que pode resultar de uma queimada é triste, é devastador!
Já comentei em artigo anterior, a minha opinião sobre as queimadas arcaicas dos rudes produtores rurais de antigamente, que acreditavam, talvez aprendizado obtido da cultura primitiva indígena, que queimar pastagens era algo saudável, benéfico, que o capim brotaria vigoroso. Pois, meus(minhas) queridos(as) leitores(as), li hoje e fiquei estarrecida num blog da Revista Superinteressante, que um grupo americano que se diz ecologista, botou fogo em algumas casas que ostentavam o status de "construções verdes"...isto é inadmissível, pois ambientalista, ecologista ou quaisquer outras denominações que se dê aos defensores da vida, da natureza, da preservação do planeta, jamais pode pactuar com este crime sem perdão, que é a queimada.
É do conhecimento de todos, os efeitos nocivos das queimadas para a vida animal e vegetal, e principalmente do resultado nefando para a qualidade do ar, resultante da emissão do CO2.
Sempre que vou a Uberaba, quando chego à bela região de Ribeirão Preto, me entristeço e passo mal. Pois, ali, o ar está totalmente corrompido pelas queimadas dos canaviais, dificilmente se transita pela região, um único dia sequer, sem observar um fogaréu...que mal estes senhores, produtores ignorantes, estão fazendo para a sua própria vida! Não se preocupam com o solo, pois na grande maioria, as terras são arrendadas de terceiros, exaurem-no até o máximo, queimam a sua vida (bactérias, microorganismos que dão vida à terra - arejando-a, decompondo os dejetos e restos de plantas). Pobres senhores ricos, poderiam usufluir do solo de um modo muito mais inteligente.
As terras daquela região, são das melhores do Brasil, as chamadas massapê...que judiação, meus (minhas) caros(as)!
Se estes produtores de cana, pensassem ecològicamente, poderiam obter um retorno muito maior para seus investimentos, fazendo uso de plantios diretos, com colheita mecanizada ou mesmo até por colhedores humanos...A desculpa é sempre a mesma...os colhedores reclamam dos males provocados pelas palhas da cana, quando roçam sua pele (rostos, braços e mãos). Ora, não seria um mal maior para estes cortadores, trabalharem num ambiente muito mais inóspito, sujo, onde todos absorvem fuligem das queimadas?
Outra argumentação dos produtores é que, a cana queimada, mantém o teor de açúcar mais apurado...só por isto? E o prejuízo para toda a vida do planeta, isto não conta ponto?
Penso que se não queimassem a cana, poder-se-iam, utilizar 100% do vegetal, ou seja, com as folhas produziriam, lonas para caminhões, sacolas ecológicas, inclusive para supermercados, padaria e muitas outras utilidades, para que não víssemos mais estas abomináveis sacolinhas plásticas.
Senhores produtores, por um resultado maior em sua produção, por UM RESULTADO MARAVILHOSO PARA A VIDA, NÓS, SERES HUMANOS PEDIMOS, DEIXEM DE FAZER QUEIMADAS NOS CANAVIAIS...talvez assim, poderemos SALVAR O NOSSO PLANETA!
Fotos: http://www.flickr.com/photos/koruja/page5/
03 março 2008
A RECICLAGEM DE ÁGUA

No Brasil, 70% da água é consumida na agricultura, 20% é utilizada pela indústria, se isto já não bastasse, a água descartada, está sempre contaminada, ou com herbicidas, fungicidas, fertilizantes químicos, produtos tóxicos, altamente nocivos pára a vida...e são, na grande maioria, absorvidos pela natureza, chegando e contaminando os lençóis freáticos, quando não, são despejados em rios, lagos e córregos, num profundo descaso e desrespeito para com o meio ambiente.
Existe no mercado, grande variedade de sistemas de reciclagem de água, tais como:- Filtragem por leito de junco e areia;
- Sistema de tratamento por arejamento;
- Sistema de desinfecção por ultravioleta;
- Fossa séptica reciclável (largamente utilizada no Japão).
É perfeitamente viável, reutilizar a água proveniente das seguintes fontes domésticas e também empresariais, que na sua grande maioria deverá ter um tratamento adequado de desinfecção:
- chuveiros;
- pias;
- banheiras e
- máquinas de lavar (roupa/louças).
OBS. Pode-se reutilizar a água proveniente de bacias sanitárias, quando tratadas na fossa séptica, que separa sólidos de líquido.
Aplicações - A água tratada e reciclada pode ser reutilizada em diversas situações, seja em uso urbano, agrícola, residencial, comercial ou industrial, como: irrigação paisagística e de campos para cultivo; em refrigeração, alimentação de caldeiras ou em processamento industrial; recarga de aqüíferos; combate a incêndios, descarga de vasos sanitários, lavagem de veículos e de ruas e demais fins urbanos; na construção civil, entre outras aplicações. Empreendimentos que adotam o reúso contribuem para reduzir a demanda sobre os mananciais e liberam uma razoável quantidade de água proveniente das fontes de boa qualidade, caracterizando-se como uma ação social e ambientalmente das mais corretas.
GRANDES EXEMPLOS de empresas que já reutilizam a água no Brasil, são elas: Serasa, Microservice, Hotel Atlântico Búzios, Facchini e Vale D’Ouro.
FONTE:http://www.revistafatorbrasil.com.br/canal.php?id=13 e Enciclopédia Salve o meio ambiente da Readers Dugest.
ENERGIA EÓLICA - A MARAVILHA DOS VENTOS

Questiono sempre, meu Deus, por que não usamos mais a energia eólica?
É limpa, não polui, Deus nos dá em abundância!
Bons exemplos do uso da energia eólica:
Na Espanha, as boas condições de vento colocaram a geração de energia eólica à frente da geração de energia nuclear e energia térmica a carvão na semana passada. A geração de 9563 MW (de uma capacidade instalada total de 13908 MW) às 15h27 da quarta-feira passada fez com que a energia eólica respondesse por 25% da demanda daquele horário, superando em muito a demanda atendida por usinas nucleares (16%) e térmicas a carvão (15%).A segunda boa notícia foram os resultados do mercado norte–americano de energia eólica, que reportou a instalação de 5.244 MW de capacidade nos Estados Unidos em 2007. O índice foi divulgado na quinta-feira passada pela American Wind Energy Assocation (Associação Americana de Energia Eólica) e mostra que, com um investimento de US$ 9 bilhões, houve crescimento de 45% da capacidade instalada de energia eólica naquele país em relação a 2006. Para efeito de comparação, esta quantidade é próxima à capacidade das usinas hidrelétricas do Rio Madeira, de 6.450 MW. E a construção de Angra 3, com apenas 1350 MW, custará, para cada MW de capacidade instalada, o dobro do valor investido por MW nos Estados Unidos.“O recorde de geração registrado na Espanha é uma prova irrefutável da confiabilidade da geração eólica, e o crescimento desta fonte energética nos EUA mostra que a indústria norte-americana aposta neste tipo de energia e está ciente de seus benefícios ambientais e econômicos”, disse Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace Brasil. “Estes exemplos reafirmam a necessidade urgente de o Brasil rever sua lei de incentivo a energias renováveis e aproveitar seu gigantesco potencial de energia eólica.”
FONTE: http://www.greenpeace.org/brasil/ em 30/01/2008
FONTE: http://www.greenpeace.org/brasil/ em 30/01/2008
Assinar:
Postagens (Atom)

