07 março 2008

NÃO POLUAM NOSSOS MARES



Muito embora seja difícil saber a quantidade exata de poluentes lançados ao mar, uma coisa é certa: todos os dias, os oceanos recebem toneladas de resíduos – alguns tóxicos, outros nem tanto.
Cerca de 77% dos poluentes despejados nos oceanos vêm de fontes terrestres e tendem a se concentrar nas regiões costeiras.
Um estudo feito pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos estima que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados (com ou sem intenção) nos oceanos todos os anos.
Plástico
Produzimos vários tipos de lixo, mas a grande praga dos mares é o plástico. O material tem uma vida útil curtíssima, mas demora centenas de anos para se desfazer, no mar ou na terra.
E, dentro do estômago de um animal marinho, pode fazer um grande estrago, levando-o à morte. Para uma tartaruga, por exemplo, um saco plástico boiando na água pode parecer uma água viva, ou seja, comida.
Mas o lixo não é o único problema enfrentado pelos oceanos. A ocupação desordenada do litoral está criando outro tipo de poluição: a ambiental, caracterizada pela destruição das restingas e dos manguezais na costa e pela poluição crescente das praias.
No próximo século, estima-se que 60% da população mundial estará vivendo em áreas costeiras, o que significa um número ainda maior de hotéis, casas e lixo nas praias e no mar.
Esgoto
O esgoto (industrial e doméstico) constitui uma das grandes ameaças para a vida marinha e para quem vive no litoral porque age como fertilizante. O esgoto leva para o mar grande quantidade de matéria orgânica, o que acaba contribuindo para uma explosão do fitoplâncton – uma explosão que, não por acaso, é conhecida como "bloom".
A vida microscópica cresce de forma desordenada, prejudicando os outros organismos marinhos, que ficam sem espaço, sem oxigênio e sem nutrientes.
Um dos exemplos mais conhecidos do "bloom" é a chamada maré vermelha, que resulta da proliferação dos dinoflagelados – um tipo de fitoplâncton que contém pigmento vermelho. Os dinoflagelados produzem substâncias tóxicas que podem causar a morte.
O esgoto também carrega para os oceanos diversos organismos nocivos, como bactérias, vírus e larvas de parasitas. Metade do peso seco do lixo humano é composto por bactérias. Delas, um grupo em particular costuma ser apontado como o grande vilão: os coliformes fecais. Tanto que são empregados como indicadores de poluição das praias.
Fonte:Colégio Objetivo

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DO LITORAL

Alguns de vocês conheciam esta data?
Pois ela existe e já é comemorada em 120 países.

Dia Mundial de Limpeza do Litoral ou Dia Mundial de Limpeza de Praias. Para quem ainda não conhece, esta data vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo. A cada ano milhões de pessoas, em cerca 120 países espalhados pelo globo, unem forças e "empunham" a bandeira da limpeza para fazer uma real diferença em nosso meio ambiente __ limpar parte da sujeira que produzimos ao descartarmos de forma inadequada os resíduos sólidos no ambiente litorâneo.

TERCEIRO FINAL DE SEMANA DE SETEMBRO

O evento, um programa sem fins lucrativos que promove atividades ambientalistas ao redor do mundo, todo ano durante o terceiro final de semana de setembro, vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade, representado pelas crescentes montanhas de resíduos produzidos pelas sociedades modernas de consumo, do tipo "usar e tirar".
O mundo inteiro já percebeu que apesar da reconhecida importância do mar na maioria das culturas e sociedades, estamos abusando deste precioso recurso. Com a visão miope e torpe de que tudo o que desaparece nas águas não polui, transformamos algumas regiões marinhas em verdadeiras lixeiras, acabando com a vida marinha e com as possibilidades de pesca e lazer.E foi exatamente por estarem preocupados com essa situação que , no final da década de 80, os ambientalistas americanos criaram o Clean-up Day, logo seguido pelos australianos com seu Clean up the World - Austrália.
POIS, APESAR DA DATA, EU CONCLAMO A TODOS, VAMOS MANTER AS NOSSAS PRAIAS LIMPAS TODOS OS DIAS...é questão de: educação, higiene e uma postura ecològicamente correta de amor a vida!
Vergonha não é recolher lixo, vergonha é jogar lixo, nas praias, nas ruas, nas praças, nas rodovias, etc.!!!

06 março 2008

NÃO DIGO CONSUMIR MENOS CARNE, MAS CONSCIENTE


JUSTIÇA FEDERAL DO PARANÁ CONTRA AS QUEIMADAS

Sempre vi o Paraná, como um dos estados mais preocupados com o meio ambiente. Esta nota, é sem dúvida uma grande expectativa para dias melhores para o planeta, ou seja, quando a justiça dos homens começa a olhar com outros olhos os níveis de poluição provocado pelas queimadas.
Por: Conselho da Justiça Federal - Data de Publicação: 12 de abril de 2007

Em decisão proferida no dia 10 de abril, a Justiça Federal de Jacarezinho (PR) deferiu liminarmente um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para proibir as queimadas em plantações de cana-de-açúcar na região do norte pioneiro do Paraná.
O MPF ajuizou ação civil pública argumentando que tais queimadas representariam danos nefastos ao meio ambiente e acarretariam risco à saúde da população próxima às áreas de queima e também aos trabalhadores rurais contratados na época de safra, que tem início previsto já para o próximo mês.
O procurador da República Marcos Ângelo Grimone alegou que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não teria competência para autorizar a queima da palha da cana-de-açúcar, já que só o IBAMA (órgão federal), depois de realizado Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é que poderia, mediante procedimento próprio, conceder licenças ambientais, o que não estaria ocorrendo atualmente.
Depois de discorrer sobre os efeitos do lançamento de gases na atmosfera, o juiz federal Mauro Spalding, prolator da decisão, reconheceu que “a celeuma debatida não é de fácil solução, devendo ser tratada com acuidade singular, sem se distanciar do real problema advindo da prática adotada na queima da palha de cana-de-açúcar na região, porém, igualmente evitando qualquer influência da atual onda conservacionista que possa implicar risco à imparcialidade da decisão.”
Um dos motivos da decisão, além de acolher os argumentos de que só depois de Estudo de Impacto Ambiental é que o IBAMA poderia conceder licenças ambientais para queima, foi de que haveria um conflito entre direitos constitucionais: de um lado o direito ao meio ambiente equilibrado e o direito à saúde da população e, de outro, o direito ao desenvolvimento econômico e social. Para resolver esse atrito o juiz ponderou que, por ser a queima da palha apenas um facilitador para o corte da cana, não sendo indispensável para a colheita, deve-se prevalecer o direito ao meio ambiente. Além disso, fundamentou que o meio ambiente é um direito das presentes e futuras gerações, ao passo que o direito ao lucro dos produtores de álcool restringe-se a pouquíssimas pessoas.
O juiz ainda disse na decisão que o “efeito estufa”, responsável pelo derretimento das camadas polares, elevação do nível dos oceanos e reviravolta climática no planeta (conforme recente conclusão científica do Relatório Mudança Climática 2007 emitido pela ONU), tem como principais causas o consumo de combustíveis fósseis e as queimadas de resíduos agrícolas. Afirmou que o Brasil tem se mostrado preocupado e adotado políticas para minimizar o “efeito estufa”, porém, “o país mergulhou num verdadeiro paradoxo: para reduzir o consumo de combustíveis fósseis (derivados do petróleo) e poluir menos a atmosfera o Brasil incentivou o cultivo da cana-de-açúcar e a produção de álcool dela derivado; ocorre que referido processo produtivo acarreta igualmente a emissão de gases poluentes na atmosfera por implicar a prática de queima da palha de cana-de-açúcar”.
A decisão foi dirigida aos produtores de cana-de-açúcar da região norte do Estado, impedindo-os de promover a queima já na safra deste ano, bem como ao IAP, impedindo-o de expedir novas autorizações para queima controlada e cancelar as já expedidas. A Subseção de Jacarezinho abrange a região do Paraná conhecida como “Norte Pioneiro”, fronteiriça ao Estado de São Paulo e estendendo-se de São José da Boa Vista (SE) a Itambaracá (NW) e de Ibaiti (SW) à cidade sede, Jacarezinho (NE), abrangendo 27 Municípios do norte do Estado.
Da decisão, cujo inteiro teor pode ser acessado no site oficial da Justiça Federal do Paraná (www.jfpr.gov.br, processo nº 200770130004129), ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre.

05 março 2008

ACENDA A SUA LUZ INTERIOR...ECONOMIZE ENERGIA!


"COUROMODA" PLANTANDO ÁRVORES - PARABÉNS!




UM EXEMPLO A SER SEGUIDO...



COUROMODA - Maior evento de moda e negócios do setor de calçados em toda América Latina. Maior feira especializada na América Latina, a Couromoda - Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro é o mais importante evento para negócios e lançamento de moda no mercado de calçados e artigos de couro. É também a mais prestigiada e representativa feira deste setor. Seus 1.100 expositores respondem por 90% da produção brasileira, oferecendo a lojistas e importadores a mais completa amostragem da moda, da tecnologia e do marketing do setor de calçados e artefatos de couro, com a presença de mais de 3 mil marcas. Local - Parque Anhembi - São Paulo - capital.



A campanha ambiental que a Couromoda realizou no período de outubro/2007 a janeiro/2008, junto aos seus expositores, visitantes da feira e profissionais da área calçadista, resultou na compra de 6.673 árvores, que já começaram a ser plantadas em área selecionadas do Estado de São Paulo.
2.225 mudas foram plantadas no Lago do Tanque do Moinho, em Bragança Paulista e as demais serão plantadas dentro dos próximos 45 dias, na mesma região.
Embora o movimento não tenha atingido a meta inicial de 10.000 árvores, o resultado foi considerado muito positivo pelos organizadores. “Conseguimos motivar um grande número de pessoas e despertar atenção para a preservação da natureza e os princípios da sustentabilidade”, disse Ana Jussara Leite, Diretora de Comunicação da Couromoda. “Recebemos muitas mensagens de apoio a esta iniciativa e queremos agradecer profundamente às pessoas, empresas e entidades que aderiram à campanha, contribuindo para a compra das árvores”.
Ana Jussara observou que a maior parte das adesões veio de pessoas físicas. “Isso revela que a questão da sustentabilidade e da preservação ambiental já sensibilizou a maioria das pessoas, mas ainda não foi incorporada como prática pelas empresas e corporações”, disse ela. “Nosso objetivo com esta campanha, assim como com a instituição do Prêmio Couromoda de Boas Práticas Socioambientais teve justamente a intenção de contribuir para esta sensibilização, multiplicando os conceitos socioambientais entre as empresas da área coureiro-calçadista. Acreditamos que, mesmo sem ter atingido a meta de 10.000 árvores, avançamos mais alguns passos rumo à sustentabilidade. A repercussão do Prêmio foi muito positiva e nos incentiva a prosseguir neste trabalho”.
O plantio das espécies nativas está sendo feito numa ação coordenada pela Ambiente Global – Comunicação, Eventos e Sustentabilidade em conjunto com o viveiro Verde Nativo, de Bragança Paulista, no interior de São Paulo. O plantio foi programado para a região do “Sistema Cantareira”, um dos responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.
A Couromoda agradece a participação das pessoas e empresas e convida-as a continuar trabalhando pela defesa da natureza e da sustentabilidade.



É de iniciativas assim que estamos precisando. Não conseguiram o número desejado, não importa, o que importa é plantar árvores, reflorestar as margens dos nossos rios, riachos, lagos e represas, que tiveram suas matas ciliares devastadas.

04 março 2008

VAMOS RECICLAR PAPEL

SENHORES VEREADORES E DEPUTADOS, CRIEM UMA LEI, TORNANDO OBRIGATÓRIO O REFLORESTAMENTO DOS MORROS DESMATADOS. Estas espécies arbóreas de crescimento rápido podem cobrir os morros, evitando a erosão, melhorando o clima e produzindo matéria prima para papel e outros fins.