08 março 2008
ALERTAS SOBRE O DEGELO - Groelândia, Antártida e Alasca
Groelândia:
Degelo dobrou em cinco anos na Groelândia Publicado em 17.02.2006, às 09h05
Uma revolução silenciosa está acontecendo numa das ilhas mais gélidas e isoladas do planeta,
NASA identifica provas claras do degelo na Antártida:: 2007-05-16
Impacto do aquecimento.A NASA encontrou as primeiras provas claras do degelo da Antártida, uma consequência do aumento das temperaturas e que pode levar à subida do nível da água do mar, anunciou a agência espacial em comunicado. As áreas afectadas por este degelo, o mais significativo observado até hoje, podem espalhar-se por uma região do tamanho da Califórnia. Através do satélite QuikScat, a equipa de cientistas liderada por Son Nghiem e Konrad Steffen fez a medição da acumulação de neve e degelo na Antártida e Gronelândia desde Julho de 1999 até Julho de 2005
Alasca:
JC e-mail 2080, de 22 de Julho de 2002.
Ritmo de degelo no Alasca é sinal de alerta
Estudo mostra que, na última década, índice de redução das geleiras dobrou As geleiras do Alasca derretem a um ritmo cada vez mais rápido do que até agora se acreditava e são a principal causa de elevação do nível dos oceanos, segundo divulgou o Instituto Geofísico de Fairbanks neste sábado.
Fonte:http://jc.uol.com.br/2006/02/17/not_106602.php;http://www.cienciahoje.pt/21752;http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=3610
Não quero ouvir de vocês, meus (minhas) queridos (as) leitores(as), "E eu com isto???"
Temos tudo a ver com isto!
Vamos tomar atitutes, comecem pela sua casa, converse com seus amigos, vizinhos, parentes, VAMOS FORMAR UMA GIGANTESCA BOLA DE NEVE!
Ainda dá tempo!
Vamos cobrar nossas autoridades!
Haveremos de reduzir o ritmo e isto já terá sido uma grande vitória.
Degelo dobrou em cinco anos na Groelândia Publicado em 17.02.2006, às 09h05
Uma revolução silenciosa está acontecendo numa das ilhas mais gélidas e isoladas do planeta,
alertou um grupo de pesquisadores ontem. Eles mediram o quanto as geleiras da Groenlândia despejaram no oceano entre 2000 e o ano passado, e viram que o fluxo praticamente dobrou entre uma data e outra. O fenômeno parece ter relação direta com um aumento de 3ºC na temperatura da região e pode significar, no futuro, um aumento muito mais radical do nível dos oceanos da Terra do que o que se esperava.O alerta foi lançado por Eric Rignot, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa, na abertura do 172º encontro anual da AAAS (Associação Americana para o Progresso da Ciência), que começou ontem em Saint Louis. O artigo com as principais conclusões da pesquisa está na edição de hoje da revista "Science".
Antártida:NASA identifica provas claras do degelo na Antártida:: 2007-05-16
Impacto do aquecimento.A NASA encontrou as primeiras provas claras do degelo da Antártida, uma consequência do aumento das temperaturas e que pode levar à subida do nível da água do mar, anunciou a agência espacial em comunicado. As áreas afectadas por este degelo, o mais significativo observado até hoje, podem espalhar-se por uma região do tamanho da Califórnia. Através do satélite QuikScat, a equipa de cientistas liderada por Son Nghiem e Konrad Steffen fez a medição da acumulação de neve e degelo na Antártida e Gronelândia desde Julho de 1999 até Julho de 2005
Alasca:
JC e-mail 2080, de 22 de Julho de 2002.
Ritmo de degelo no Alasca é sinal de alerta
Estudo mostra que, na última década, índice de redução das geleiras dobrou As geleiras do Alasca derretem a um ritmo cada vez mais rápido do que até agora se acreditava e são a principal causa de elevação do nível dos oceanos, segundo divulgou o Instituto Geofísico de Fairbanks neste sábado.
Fonte:http://jc.uol.com.br/2006/02/17/not_106602.php;http://www.cienciahoje.pt/21752;http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=3610
Não quero ouvir de vocês, meus (minhas) queridos (as) leitores(as), "E eu com isto???"
Temos tudo a ver com isto!
Vamos tomar atitutes, comecem pela sua casa, converse com seus amigos, vizinhos, parentes, VAMOS FORMAR UMA GIGANTESCA BOLA DE NEVE!
Ainda dá tempo!
Vamos cobrar nossas autoridades!
Haveremos de reduzir o ritmo e isto já terá sido uma grande vitória.
07 março 2008
TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO NO MAR DE DIVERSOS MATERIAIS
Tempo levado pela natureza para absorver os detritos jogados no mar:
Jornais - 14 a 42 dias
Embalagens de papel - 1 a 4 meses
Guardanapos de papel e frutas - 3 meses
Pontas de cigarro e fósforos - 2 anos
Chicletes - 5 anos
Nylon - 30 anos
Garrafas de plástico - 100 anos
Garrafas e frascos de vidro -1 milhão de anos
Fonte: Colégio Objetivo
Jornais - 14 a 42 dias
Embalagens de papel - 1 a 4 meses
Guardanapos de papel e frutas - 3 meses
Pontas de cigarro e fósforos - 2 anos
Chicletes - 5 anos
Nylon - 30 anos
Garrafas de plástico - 100 anos
Garrafas e frascos de vidro -1 milhão de anos
Fonte: Colégio Objetivo
NÃO POLUAM NOSSOS MARES

Muito embora seja difícil saber a quantidade exata de poluentes lançados ao mar, uma coisa é certa: todos os dias, os oceanos recebem toneladas de resíduos – alguns tóxicos, outros nem tanto.
Cerca de 77% dos poluentes despejados nos oceanos vêm de fontes terrestres e tendem a se concentrar nas regiões costeiras.
Um estudo feito pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos estima que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados (com ou sem intenção) nos oceanos todos os anos.
Plástico
Produzimos vários tipos de lixo, mas a grande praga dos mares é o plástico. O material tem uma vida útil curtíssima, mas demora centenas de anos para se desfazer, no mar ou na terra.
E, dentro do estômago de um animal marinho, pode fazer um grande estrago, levando-o à morte. Para uma tartaruga, por exemplo, um saco plástico boiando na água pode parecer uma água viva, ou seja, comida.
Mas o lixo não é o único problema enfrentado pelos oceanos. A ocupação desordenada do litoral está criando outro tipo de poluição: a ambiental, caracterizada pela destruição das restingas e dos manguezais na costa e pela poluição crescente das praias.
No próximo século, estima-se que 60% da população mundial estará vivendo em áreas costeiras, o que significa um número ainda maior de hotéis, casas e lixo nas praias e no mar.
Esgoto
O esgoto (industrial e doméstico) constitui uma das grandes ameaças para a vida marinha e para quem vive no litoral porque age como fertilizante. O esgoto leva para o mar grande quantidade de matéria orgânica, o que acaba contribuindo para uma explosão do fitoplâncton – uma explosão que, não por acaso, é conhecida como "bloom".
A vida microscópica cresce de forma desordenada, prejudicando os outros organismos marinhos, que ficam sem espaço, sem oxigênio e sem nutrientes.
Um dos exemplos mais conhecidos do "bloom" é a chamada maré vermelha, que resulta da proliferação dos dinoflagelados – um tipo de fitoplâncton que contém pigmento vermelho. Os dinoflagelados produzem substâncias tóxicas que podem causar a morte.
O esgoto também carrega para os oceanos diversos organismos nocivos, como bactérias, vírus e larvas de parasitas. Metade do peso seco do lixo humano é composto por bactérias. Delas, um grupo em particular costuma ser apontado como o grande vilão: os coliformes fecais. Tanto que são empregados como indicadores de poluição das praias.
Fonte:Colégio Objetivo
DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DO LITORAL
Alguns de vocês conheciam esta data?Pois ela existe e já é comemorada em 120 países.
Dia Mundial de Limpeza do Litoral ou Dia Mundial de Limpeza de Praias. Para quem ainda não conhece, esta data vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo. A cada ano milhões de pessoas, em cerca 120 países espalhados pelo globo, unem forças e "empunham" a bandeira da limpeza para fazer uma real diferença em nosso meio ambiente __ limpar parte da sujeira que produzimos ao descartarmos de forma inadequada os resíduos sólidos no ambiente litorâneo.
TERCEIRO FINAL DE SEMANA DE SETEMBRO
O evento, um programa sem fins lucrativos que promove atividades ambientalistas ao redor do mundo, todo ano durante o terceiro final de semana de setembro, vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade, representado pelas crescentes montanhas de resíduos produzidos pelas sociedades modernas de consumo, do tipo "usar e tirar".
O mundo inteiro já percebeu que apesar da reconhecida importância do mar na maioria das culturas e sociedades, estamos abusando deste precioso recurso. Com a visão miope e torpe de que tudo o que desaparece nas águas não polui, transformamos algumas regiões marinhas em verdadeiras lixeiras, acabando com a vida marinha e com as possibilidades de pesca e lazer.E foi exatamente por estarem preocupados com essa situação que , no final da década de 80, os ambientalistas americanos criaram o Clean-up Day, logo seguido pelos australianos com seu Clean up the World - Austrália.
POIS, APESAR DA DATA, EU CONCLAMO A TODOS, VAMOS MANTER AS NOSSAS PRAIAS LIMPAS TODOS OS DIAS...é questão de: educação, higiene e uma postura ecològicamente correta de amor a vida!
Vergonha não é recolher lixo, vergonha é jogar lixo, nas praias, nas ruas, nas praças, nas rodovias, etc.!!!
06 março 2008
JUSTIÇA FEDERAL DO PARANÁ CONTRA AS QUEIMADAS
Sempre vi o Paraná, como um dos estados mais preocupados com o meio ambiente. Esta nota, é sem dúvida uma grande expectativa para dias melhores para o planeta, ou seja, quando a justiça dos homens começa a olhar com outros olhos os níveis de poluição provocado pelas queimadas.
Por: Conselho da Justiça Federal - Data de Publicação: 12 de abril de 2007
Em decisão proferida no dia 10 de abril, a Justiça Federal de Jacarezinho (PR) deferiu liminarmente um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para proibir as queimadas em plantações de cana-de-açúcar na região do norte pioneiro do Paraná.
O MPF ajuizou ação civil pública argumentando que tais queimadas representariam danos nefastos ao meio ambiente e acarretariam risco à saúde da população próxima às áreas de queima e também aos trabalhadores rurais contratados na época de safra, que tem início previsto já para o próximo mês.
O procurador da República Marcos Ângelo Grimone alegou que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não teria competência para autorizar a queima da palha da cana-de-açúcar, já que só o IBAMA (órgão federal), depois de realizado Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é que poderia, mediante procedimento próprio, conceder licenças ambientais, o que não estaria ocorrendo atualmente.
Depois de discorrer sobre os efeitos do lançamento de gases na atmosfera, o juiz federal Mauro Spalding, prolator da decisão, reconheceu que “a celeuma debatida não é de fácil solução, devendo ser tratada com acuidade singular, sem se distanciar do real problema advindo da prática adotada na queima da palha de cana-de-açúcar na região, porém, igualmente evitando qualquer influência da atual onda conservacionista que possa implicar risco à imparcialidade da decisão.”
Um dos motivos da decisão, além de acolher os argumentos de que só depois de Estudo de Impacto Ambiental é que o IBAMA poderia conceder licenças ambientais para queima, foi de que haveria um conflito entre direitos constitucionais: de um lado o direito ao meio ambiente equilibrado e o direito à saúde da população e, de outro, o direito ao desenvolvimento econômico e social. Para resolver esse atrito o juiz ponderou que, por ser a queima da palha apenas um facilitador para o corte da cana, não sendo indispensável para a colheita, deve-se prevalecer o direito ao meio ambiente. Além disso, fundamentou que o meio ambiente é um direito das presentes e futuras gerações, ao passo que o direito ao lucro dos produtores de álcool restringe-se a pouquíssimas pessoas.
O juiz ainda disse na decisão que o “efeito estufa”, responsável pelo derretimento das camadas polares, elevação do nível dos oceanos e reviravolta climática no planeta (conforme recente conclusão científica do Relatório Mudança Climática 2007 emitido pela ONU), tem como principais causas o consumo de combustíveis fósseis e as queimadas de resíduos agrícolas. Afirmou que o Brasil tem se mostrado preocupado e adotado políticas para minimizar o “efeito estufa”, porém, “o país mergulhou num verdadeiro paradoxo: para reduzir o consumo de combustíveis fósseis (derivados do petróleo) e poluir menos a atmosfera o Brasil incentivou o cultivo da cana-de-açúcar e a produção de álcool dela derivado; ocorre que referido processo produtivo acarreta igualmente a emissão de gases poluentes na atmosfera por implicar a prática de queima da palha de cana-de-açúcar”.
A decisão foi dirigida aos produtores de cana-de-açúcar da região norte do Estado, impedindo-os de promover a queima já na safra deste ano, bem como ao IAP, impedindo-o de expedir novas autorizações para queima controlada e cancelar as já expedidas. A Subseção de Jacarezinho abrange a região do Paraná conhecida como “Norte Pioneiro”, fronteiriça ao Estado de São Paulo e estendendo-se de São José da Boa Vista (SE) a Itambaracá (NW) e de Ibaiti (SW) à cidade sede, Jacarezinho (NE), abrangendo 27 Municípios do norte do Estado.
Da decisão, cujo inteiro teor pode ser acessado no site oficial da Justiça Federal do Paraná (www.jfpr.gov.br, processo nº 200770130004129), ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre.
Assinar:
Postagens (Atom)

