24 março 2015

SISTEMA CANTAREIRA - ÁGUA

Nível do Sistema Cantareira sobe e vai de 17,1% para 17,6% nesta terça

Reservatório teve 18ª alta seguida mas não recuperou 1º volume morto.
Outros quatro sistemas tiveram alta e um ficou estável.

O nível do Sistema Cantareira subiu de 17,1% para 17,6% nesta terça-feira (24), segundo boletim divulgado pela Sabesp. O reservatório bateu a média histórica para março no sábado (21) e supera em 6,6% o previsto para o mês todo.
 
 
A alta desta terça foi a 18ª consecutiva nas represas, que abastecem 5,6 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Considerando a nova medição adotada pela Sabesp, que inclui os volumes mortos na capacidade total do sistema, o nível subiu de 13,3% para 13,6%.
 
Apesar das elevações, a situação ainda é delicada. Há um ano, o nível estava em 14,6% do volume útil e ainda não contava com os dois volumes mortos, adicionados em maio e outubro.
 
A chuva que caiu nos últimos meses conseguiu recuperar apenas a segunda cota do volume morto. Para cobrir a primeira cota do volume morto, o sistema precisa chegar a 29,2%, ou seja, 0% do volume útil.
 
Outros quatro reservatórios que abastecem a Grande São Paulo também tiveram alta. Apenas o sistema Rio Grande ficou estável.
 
 
Fonte: Portal G1 São Paulo
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

23 março 2015

A SITUAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO - BRASIL

Sinais de degradação do Rio São Francisco preocupam especialistas

22/03/2015


BARONESAS - RIO SÃO FRANCISCO
FOTO AMANDA FRANCO -PORTAL G1
 

No Dia Mundial da Água, um alerta para problemas encontrados no rio.
Esgotos desaguam no rio, derrubam a mata ciliar e acontece assoreamento.

Neste último dia 22 foi comemorado Dia Mundial da Água.

A data traz também um alerta para a situação do Rio São Francisco. Entre os principais problemas encontrados estão a derrubada da mata ciliar, o assoreamento e os esgotos que deságuam todos os dias no rio.

FONTE: PORTAL G1


17 março 2015

CAMPINAS - SP E A ÁGUA NOSSA DE TODO DIA

Foto: SANASA


A Câmara Municipal de Campinas votou, no último dia 09 de março de 2015, em segunda discussão, projeto de lei que institui o pagamento  por serviços ambientais (PSA). Na prática, significa que a Prefeitura vai começar a pagar para que proprietários  preservem as nascentes existentes em suas terras, e assim se ornem produtores de água, bem natural cada vez mais escasso na região que vive sob estresse hídrico. O projeto estabelece o pagamento de até 250 Unidades Fiscais de Campinas (UFICS) para os serviços ambientais, equivalente a R655,00.

FONTE: Jornal Correio Popular  - pg A9 do dia 09/03/2015 - com adaptações.


Campinas está de parabéns com esta iniciativa!
Nos moldes de Nova York - Estados Unidos, vamos ajudar o nosso Planeta e a todos nós, amigos e amigas!
O meio ambiente é a nossa vida e a de todos os nossos descendentes!
Pensem seriamente em como vamos deixar o Planeta para os nossos filhos e netos.

Um abraço,

Helena Rezende

06 setembro 2014

AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS PELO MUNDO

Atualizado: 05/09/2014 23:20 | Por Los Angeles (AFP), AFP
 
 
 
Havaí declara estado de emergência por erupção de vulcão

 
 

USGS/AFP/Arquivos- Vulcão Kilauea, no Havaí

As autoridades da principal ilha do Havaí declararam nesta sexta-feira estado de emergência devido à ameaça da atividade do vulcão Kilauea para áreas residenciais.

O prefeito do condado do Havaí, Billy Kenoi, tomou a decisão na quinta-feira, depois que a lava do vulcão Kilauea chegou a menos de um quilômetro de distância de uma área residencial.

"Estamos tomando esta medida para garantir que a população possa preparar suas famílias e animais de estimação, e separar seus pertences para uma retirada segura e ordenada", disse Kenoi. 

A declaração de estado de emergência permite às autoridades restringir a circulação daqueles que não moram na ilha e facilitar a rápida retirada da população local, caso seja necessário, afirmou o chefe da Defesa Civil do Havaí, Darryl Oliveira.

Ainda não foi dada uma ordem de retirada até o momento, mas as autoridades pediram aos moradores "que concluam seus planos de retirada e monitorem as informações divulgadas pela Defesa Civil nos próximos dias", afirmou o comunicado da Prefeitura.

Segundo o jornal Honolulu Star, o fluxo de lava pode alcançar várias casas em uma semana.
 
A ilha do Havaí, ou a Grande Ilha, é a maior das oito que formam esse estado americano no Pacífico, um arquipélago que inclui centenas de pequenas ilhas vulcânicas.
Fonte:c3%a1culo-de-fogo-e-lava-na-isl%c3%a2ndia-1 - msn

 

01 setembro 2014

A RETRAÇÃO DE BORBOLETAS MONARCA NOS ESTADOS UNIDOS

População de borboletas Monarca desaba nos EUA e ambientalistas pedem socorro
 

Em Washington
 
  • Ann Heisenfelt/AP
Noventa por cento das borboletas Monarca morreram nos últimos 20 anos nos Estados Unidos e seu declínio é tão acelerado que uma coalizão de grupos de saúde e meio ambiente solicitou nesta terça-feira (26) que sejam incluídas na lista de espécies protegidas.

A causa do rápido desaparecimento dos insetos é a destruição das asclépias, plantas da qual se alimentam e onde se criam, devido, em grande parte, a herbicidas como o Roundup, usado em cultivos de milho e soja transgênicos da Monsanto no meio-oeste americano, explicaram os grupos em uma petição enviada ao Serviço de Vida Selvagem e Pesca dos Estados Unidos.

Outros fatores que explicariam a abrupta diminuição da população destas borboletas de cor preta e alaranjada são os parasitas, as mudanças climáticas e a perda de seu hábitat natural.

"As Monarcas estão desaparecendo rapidamente, o que pode levar à sua extinção. E as ameaças que enfrentam são tão grandes que a lei de proteção deve ser aplicada o mais rápido possível, pois ainda há tempo de reverter seu declínio", disse Lincoln Brower, especialista em borboletas Monarca, as quais estuda desde 1954.

As borboletas Monarca são encontradas em todos os Estados Unidos, assim como em algumas partes do Canadá e do México. A petição indica que, nas últimas duas décadas, elas perderam mais de 66 milhões de hectares de habitat - área do tamanho do Texas - e isto inclui quase um terço de sua zona de reprodução.

"Incluí-las na lista (de espécies ameaçadas) tornará ilegal matar borboletas Monarca intencionalmente ou modificar seu habitat sem permissão", anunciou em comunicado o Centro para a Diversidade Biológica e o Centro para a Segurança Alimentar.

"Também levará a uma designação e proteção do 'habitat crítico' para ajudar na recuperação abundante das populações de Monarca", acrescentou.

Desconhece-se o número exato de borboletas Monarca e suas populações flutuam ano após ano, explicou o grupo.

"Alguns testemunhos sugerem que as Monarcas eram muito abundantes no século XIX. Um observador das migrações de Monarcas no Vale do Mississippi, na década de 1850, relatou ter havido tantas Monarcas que elas formavam uma nuvem que escurecia o céu", destacou o comunicado.

"Uma testemunha na Califórnia relatou três galhos que se quebraram devido ao peso de tantas Monarcas juntas", acrescentou.

Diferentes estudos feitos nas últimas duas décadas sugerem "um abrupto e estatisticamente significativo declínio de quase 90%" da população dos insetos, destacou.

O próximo passo é que o Serviço de Vida Selvagem e Pesca emita uma "investigação de 90 dias" sobre a petição para ver se há informação suficiente que justifique a proteção destas borboletas. Se isso acontecer, seria feita uma revisão adicional de um ano para analisar a situação.

Fonte: Uol

28 agosto 2014

DICAS DE ECONOMIA DE ÁGUA - VAMOS ADOTAR, AMIGOS!

                                   ECONOMIA DE ÁGUA PODE SER DE 80%

Estudo indica que ações simples e de baixo custo ajudam a reduzir o consumo do recurso mineral
 


Sarah Brito
da Agência Anhanguera

Medidas simples ou pequenas reformas podem reduzir em até 80% o consumo de água em residências e comércios. Esse é o resultado da pesquisa da Associação das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), que avaliou os estabelecimentos e indicou que o valor investido na redução de consumo, e com ferramentas como limitadores de vazão, medidores setoriais e torneiras e registros com fechamento automático, retorna em economia para o consumidor em menos de dois anos.
 
TROCA DE VÁLVULA DA DESCARGA É UM EXEMPLO DE CONTENÇÃO
 
De acordo com o presidente da Abesco, Rodrigo Aguiar, enquanto a energia elétrica pode ser gerada por diferentes fontes, para a água não há substitutos ou alternativas. "Não nos preocupamos com o desperdício ou em otimizar recursos, e consideramos os recursos hídricos infinitos. Temos que mudar essa concepção", afirmou. Ele disse que o consumo em residências tem potencial grande de economia, pois é possível aplicar medidas pequenas que reduzem de 50% a 80% o valor da conta.
     Uma delas é instalar uma espécie de "gatilho" na mangueira do jardim, aumentando a pressão da água e, assim, restringindo a quantia usada. É o mesmo método utilizado pelas máquinas vaporizadas. É possível encontrar o gatilho em lojas de artigos para construção por R$30,00 e o consumo ser reduzido em até 10%.
      Outra alternativa para reduzir a quantia do recurso hídrico usado é trocar  a válvula da descarga. Há modelos no mercado que gastam apenas 6 litros de água para descarga no vaso sanitário. O Edifício Pitangueiras na Região Central, adotou a medida. Os condôminos trocaram os vasos sanitários  dos 254 apartamentos. A redução na conta de água - que é incorporada na taxa de manutenção predial - foi de 64%. De R$14 mil reais mensais, o condomínio passou a pagar R$9 mil.
     A moradora e professora aposentada Daura Carvalho, de 63 anos, foi uma das primeiras a fazer a troca e aprovou a medida. Ela disse ter auxiliado o agendamento da mudança nos apartamentos vizinhos. É tão importante. Nem víamos quando desperdiçamos" disse. Dados do Banco Mundial mostram que a destinação da água captada tem uma distribuição específica no Brasil. Enquanto no mundo os sistemas municipais (usos doméstico e comercial) são responsáveis por 10% da utilização da água, no Brasil esse número corresponde a 28% do total. "Esse tipo de atitude, de reduzir, é muito comum em países que sofrem com a falta do recurso hídrico, como no Oriente Médio. É melhor, independentemente se tem abundância , preservar o recurso e o dinheiro", afirmou Aguiar. Ontem o pico de captação do Rio Atibaia foi de 3,75m3/s às 16:10 hs. O volume útil do Sistema Cantareira erade12%, o menor quadro para o mês já registrado nos últimos 80 anos.
 
Dicas para reduzir o desperdício de água:
 
1 - Ao lavar o carro, utilize baldes e não a mangueira, com isto você gastará 60 litros de água em vez de 560 litros que seriam gastos com a mangueira durante 30 minutos;
 
2 - Um banho de 15 minutos com o registro meio aberto resulta em um gasto de 135 litros. O mesmo banho, por 05 minutos e com o registro fechado ao se ensaboar consome 15 litros;
 
3 - Escovar os dentes por 5 minutos com a torneira aberta gera um gasto de 12 litros, enquanto molhar a escova, fechar a torneira e bochechar com um copo d´água gasta cerca de 0,5 litro;
 
4 - O tipo de vaso sanitário utilizado em casa também pode influenciar no consumo. Enquanto um modelo comum gasta 14 litros, vasos com dispositivo para economizar água reduzem o número para 6 litros;
 
5 - Ainda em relação ao vaso sanitário, é possível diminuir o fluxo de água de outra forma. Encha uma garrafa de plástico limpa com areia ou pedra e coloque-a dentro da caixa de descarga. Com uma parte do espaço preenchida pela garrafa, a caixa encherá mais rápido e com menos água;
 
6 - Coletar água da chuva para serviços diários como lavar o chão e regar plantas;
 
7 - Regar as plantas no horário adequado também é importante. Se regar antes das 8 hs ou depois das 19hs, o excesso de evaporação de água diminui. Utilize um regador em vez de mangueira;
 
8 - Vazamentos na torneira e na descarga são vilões do consumo consciente. No caso da descarga, jogue cinzas na privada. Se ela não ficar depositada no fundo do vaso, há vazamento na válvula;
 
9 - Utilize redutores de vazão de água em torneiras e chuveiros. Esses dispositivos diminuem o fluxo de água.
 
Na cozinha:
 
10 - Antes de lavar a louça, remova bem os restos de comida de todas as peças e deixe-as de molho, se necessário. Ensaboe tudo primeiro - mantendo a torneira fechada - para depois enxaguar;
 
11 - Ao deixar a torneira meio-aberta, por 15 minutos, para lavar louça, gastamos em torno de 243 litros de água. Se você instalar um arejador na torneira da cozinha, economizará 105 litros de água;
 
12 - Para lavar um copo são necessários 2 copos de água. Não é preciso lavar o copo toda a vez que usamos.
 
Fonte: Jornal Correio Popular - Campinas, 25 de agosto de 2014 - pg. A4.(com pequenas adaptações).