25 março 2015
A MAIOR CAVERNA DO MUNDO FICA NO VIETNÃ
Localizada na comuna de Son Trach, no Vietnã, Son Doong é classificada como a maior caverna do mundo pela BCRA e considerada uma das mais belas do planeta, segundo a BBC News (foto: Nguyen Tan Tin/Flickr-Creative Commons)
Fonte:www.msn.com
24 março 2015
SISTEMA CANTAREIRA - ÁGUA
Nível do Sistema Cantareira sobe e vai de 17,1% para 17,6% nesta terça
Reservatório teve 18ª alta seguida mas não recuperou 1º volume morto.
Outros quatro sistemas tiveram alta e um ficou estável.
O nível do Sistema Cantareira subiu de 17,1% para 17,6% nesta terça-feira (24), segundo boletim divulgado pela Sabesp. O reservatório bateu a média histórica para março no sábado (21) e supera em 6,6% o previsto para o mês todo.
A alta desta terça foi a 18ª consecutiva nas represas, que abastecem 5,6 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Considerando a nova medição adotada pela Sabesp, que inclui os volumes mortos na capacidade total do sistema, o nível subiu de 13,3% para 13,6%.
Apesar das elevações, a situação ainda é delicada. Há um ano, o nível estava em 14,6% do volume útil e ainda não contava com os dois volumes mortos, adicionados em maio e outubro.
A chuva que caiu nos últimos meses conseguiu recuperar apenas a segunda cota do volume morto. Para cobrir a primeira cota do volume morto, o sistema precisa chegar a 29,2%, ou seja, 0% do volume útil.
Outros quatro reservatórios que abastecem a Grande São Paulo também tiveram alta. Apenas o sistema Rio Grande ficou estável.
Fonte: Portal G1 São Paulo
23 março 2015
A SITUAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO - BRASIL
Sinais de degradação do Rio São Francisco preocupam especialistas
22/03/2015
No Dia Mundial da Água, um alerta para problemas encontrados no rio.
Esgotos desaguam no rio, derrubam a mata ciliar e acontece assoreamento.
Neste último dia 22 foi comemorado Dia Mundial da Água.
A data traz também um alerta para a situação do Rio São Francisco. Entre os principais problemas encontrados estão a derrubada da mata ciliar, o assoreamento e os esgotos que deságuam todos os dias no rio.
FONTE: PORTAL G122 março 2015
17 março 2015
CAMPINAS - SP E A ÁGUA NOSSA DE TODO DIA
Foto: SANASA
A Câmara Municipal de Campinas votou, no último dia 09 de março de 2015, em segunda discussão, projeto de lei que institui o pagamento por serviços ambientais (PSA). Na prática, significa que a Prefeitura vai começar a pagar para que proprietários preservem as nascentes existentes em suas terras, e assim se ornem produtores de água, bem natural cada vez mais escasso na região que vive sob estresse hídrico. O projeto estabelece o pagamento de até 250 Unidades Fiscais de Campinas (UFICS) para os serviços ambientais, equivalente a R655,00.
FONTE: Jornal Correio Popular - pg A9 do dia 09/03/2015 - com adaptações.
Campinas está de parabéns com esta iniciativa!
Nos moldes de Nova York - Estados Unidos, vamos ajudar o nosso Planeta e a todos nós, amigos e amigas!
O meio ambiente é a nossa vida e a de todos os nossos descendentes!
Pensem seriamente em como vamos deixar o Planeta para os nossos filhos e netos.
Um abraço,
Helena Rezende
06 setembro 2014
AS ERUPÇÕES VULCÂNICAS PELO MUNDO
Atualizado: 05/09/2014 23:20 | Por Los Angeles (AFP), AFP
Havaí declara estado de emergência por erupção de vulcão
USGS/AFP/Arquivos- Vulcão Kilauea, no Havaí
As autoridades da principal ilha do Havaí declararam nesta sexta-feira estado de emergência devido à ameaça da atividade do vulcão Kilauea para áreas residenciais.
O prefeito do condado do Havaí, Billy Kenoi, tomou a decisão na quinta-feira, depois que a lava do vulcão Kilauea chegou a menos de um quilômetro de distância de uma área residencial.
"Estamos tomando esta medida para garantir que a população possa preparar suas famílias e animais de estimação, e separar seus pertences para uma retirada segura e ordenada", disse Kenoi.
A declaração de estado de emergência permite às autoridades restringir a circulação daqueles que não moram na ilha e facilitar a rápida retirada da população local, caso seja necessário, afirmou o chefe da Defesa Civil do Havaí, Darryl Oliveira.
Ainda não foi dada uma ordem de retirada até o momento, mas as autoridades pediram aos moradores "que concluam seus planos de retirada e monitorem as informações divulgadas pela Defesa Civil nos próximos dias", afirmou o comunicado da Prefeitura.
Segundo o jornal Honolulu Star, o fluxo de lava pode alcançar várias casas em uma semana.
A ilha do Havaí, ou a Grande Ilha, é a maior das oito que formam esse estado americano no Pacífico, um arquipélago que inclui centenas de pequenas ilhas vulcânicas.
Fonte:c3%a1culo-de-fogo-e-lava-na-isl%c3%a2ndia-1 - msn
01 setembro 2014
A RETRAÇÃO DE BORBOLETAS MONARCA NOS ESTADOS UNIDOS
População de borboletas Monarca desaba nos EUA e ambientalistas pedem socorro
Em Washington - Ann Heisenfelt/AP
A causa do rápido desaparecimento dos insetos é a destruição das asclépias, plantas da qual se alimentam e onde se criam, devido, em grande parte, a herbicidas como o Roundup, usado em cultivos de milho e soja transgênicos da Monsanto no meio-oeste americano, explicaram os grupos em uma petição enviada ao Serviço de Vida Selvagem e Pesca dos Estados Unidos.
Outros fatores que explicariam a abrupta diminuição da população destas borboletas de cor preta e alaranjada são os parasitas, as mudanças climáticas e a perda de seu hábitat natural.
"As Monarcas estão desaparecendo rapidamente, o que pode levar à sua extinção. E as ameaças que enfrentam são tão grandes que a lei de proteção deve ser aplicada o mais rápido possível, pois ainda há tempo de reverter seu declínio", disse Lincoln Brower, especialista em borboletas Monarca, as quais estuda desde 1954.
As borboletas Monarca são encontradas em todos os Estados Unidos, assim como em algumas partes do Canadá e do México. A petição indica que, nas últimas duas décadas, elas perderam mais de 66 milhões de hectares de habitat - área do tamanho do Texas - e isto inclui quase um terço de sua zona de reprodução.
"Incluí-las na lista (de espécies ameaçadas) tornará ilegal matar borboletas Monarca intencionalmente ou modificar seu habitat sem permissão", anunciou em comunicado o Centro para a Diversidade Biológica e o Centro para a Segurança Alimentar.
"Também levará a uma designação e proteção do 'habitat crítico' para ajudar na recuperação abundante das populações de Monarca", acrescentou.
Desconhece-se o número exato de borboletas Monarca e suas populações flutuam ano após ano, explicou o grupo.
"Alguns testemunhos sugerem que as Monarcas eram muito abundantes no século XIX. Um observador das migrações de Monarcas no Vale do Mississippi, na década de 1850, relatou ter havido tantas Monarcas que elas formavam uma nuvem que escurecia o céu", destacou o comunicado.
"Uma testemunha na Califórnia relatou três galhos que se quebraram devido ao peso de tantas Monarcas juntas", acrescentou.
Diferentes estudos feitos nas últimas duas décadas sugerem "um abrupto e estatisticamente significativo declínio de quase 90%" da população dos insetos, destacou.
O próximo passo é que o Serviço de Vida Selvagem e Pesca emita uma "investigação de 90 dias" sobre a petição para ver se há informação suficiente que justifique a proteção destas borboletas. Se isso acontecer, seria feita uma revisão adicional de um ano para analisar a situação.
Fonte: Uol
Assinar:
Postagens (Atom)




