Potencialmente navegável em vários pontos de seu curso, ele atua também como fronteira geográfica de delimitação de diversos territórios, sendo, inclusive, usado como fronteira natural de dez países europeus. O rio corta importantes cidades européias tais como Ulm, Ingolstadt, Ratisbona, Linz, Viena, Bratislava, Budapeste, Novi Sad, Belgrado, Ruse, Braila e Galati.
Sua bacia abrange uma área de 795 686 quilômetros quadrados, sendo que dos seus 300 afluentes, os principais são os rios lller, Lech, Inn, Drava, Sava, Morava, Tisza e Prut. Os países que fazem parte da bacia do Danúbio são: Alemanha, Eslováquia, Croácia, Bulgária, Moldóvia, Áustria, Hungria, Servia, Romênia e Ucrânia.
É considerado, o Rio da nobreza européia, abrigando um riquíssimo acervo histórico nas suas veias, sobretudo em Viena, com o gênio de Strauss e outros luminares da música clássica, que o imortalizaram através da música. Sua riqueza histórica, traz ainda no o seu Vale, as lutas napoleônicas que aí se desenrolaram.
No sistema de transporte o rio Danúbio ocupa um lugar de destaque, pois é utilizado como um importante ponto de ligação entre distintos lugares dentro da Europa. Suas águas são importantes fontes de renda, uma vez que percorre diversas áreas de elevados níveis industriais e também importantes centros urbanos.
O Danúbio não é marcado somente pelo seu potencial econômico e logístico, mas também pelo elevado volume de poluentes que recebe ao longo de seu trajeto pelo continente que são oriundos de diferentes fontes desde resíduos urbanos( esgotos e outros), orgânicos, agrotóxicos e industriais. Hoje , despoluído, chega ao mar Negro formando um belíssimo delta. Além de um bonito labirinto de canais , há uma grande variedade de pássaros aquáticos e um refúgio de vida selvagem, em áreas pantanosas, que embelezam toda a ambiência, já em terras da Iugoslávia. O que contribui também para amenizar muito a poluição, é a sua foz que possui a capacidade de reter os poluentes, isso ocorre por causa da grande biodiversidade existente no local, principalmente por que se trata de uma das áreas de conservação da Europa.
O delta do Danúbio é um delta que tem uma área de 3750 km2 no litoral do Mar Negro, na divisa entre a Romênia e a Ucrânia.
O delta começa quando o rio Danúbio se divide em três braços: o Chilia (ao norte), o Sulina (no centro) e o mais meridional chamado Gheorghe, sendo que o braço Chilia faz a fronteira entre a Roménia e a Ucrânia.
As mais importantes cidades dessa região são Tulcea (no inicio do delta), Sulina (na da área costeira do delta e na desembocadura do braço de Sulina); no lado romeno e Izinaile e Kilia (ao longo da fronteira) no lado ucraniano.
Nesse delta situa-se a reserva de Sfântu-gheorghe-perisor-palade, que é considerada patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Um dos principais problemas que o delta tem que enfrentar é a poluição que o Danúbio sofre ainda devido ao vazamento de cianeto proveniente de minas de ouro romenas que atinge os afluentes do rio Tisza, este, um dos afluentes do Danúbio.
trabalha para assegurar a utilização sustentável e equilibrada dos recursos de água doce e águas da bacia. O trabalho da ICPDR é baseado na Convenção de Protecção do rio Danúbio, o principal instrumento jurídico para a cooperação transfronteiriça e de gestão dos recursos hídricos na bacia do Danúbio. A Comissão Internacional para a Protecção do Rio Danúbio (ICPDR) é um órgão transnacional, que foi criado para implementar a Convenção de Protecção do rio Danúbio. O ICPDR formalmente é composta pelas delegações de todas as partes contratantes na Convenção de Protecção do rio Danúbio, mas também criou um quadro de outras organizações para a adesão. Hoje delegados nacionais, representantes de mais alto nível ministerial, os peritos técnicos, e membros da sociedade civil e da comunidade científica na ICPDR cooperar para assegurar a utilização sustentável e equilibrada dos recursos hídricos na bacia do Danúbio. Desde a sua criação em 1998, a promoção efectiva política ICPDR tem acordos eo estabelecimento de prioridades e estratégias conjuntas para melhorar o estado do Danúbio e dos seus afluentes. Isto inclui a melhoria dos instrumentos utilizados para gerir as questões ambientais na bacia do Danúbio, tais como * Acidente de Emergência do sistema de alerta * O Trans-Rede Nacional de Monitoramento da qualidade da água, e * O sistema de informação para o Danúbio (Danubis). As metas da ICPDR * Manutenção de Recursos Hídricos do Danúbio para a futura geração * Naturalmente equilibrada águas livres por excesso de nutrientes * Eliminar o risco de produtos químicos tóxicos * Saudável e sustentável sistemas fluviais * Dano livre de inundações Os diferentes órgãos da ICPDR são: Reunião Ordinária Grupo: tomar as decisões políticas Grupo de Trabalho Permanente: fornecer uma orientação política Os grupos de peritos técnicos: preparação dos documentos técnicos O trabalho da ICPDR é apoiada por um secretariado localizado em Viena, Áustria. | ||
Bibliografia: http://www.brasilescola.com/geografia/rio-danubio.htm; http://rvirginio.sites.uol.com.br/apoluicaodosrios.html; www.wikipedia.com; www.icpdr.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário