Manaus amanheceu nesta quarta-feira sob uma densa nuvem de fumaça provocada por queimadas na região. O fenômeno começou há dois anos e não parou. Há uma certa incapacidade das autoridades em identificar os focos de queimadas e reduzir os problemas que estas provocam, como a ocorrência de chuvas ácidas.
Os registros de incidência de doenças ocasionadas por problemas respiratórios têm crescido nos últimos meses. As vítimas são velhos e crianças. A população fica mais sujeita a problemas de saúde nestes períodos.
Não há muito que fazer. O pouco que poderia ser feito, com toda a eficácia previsível, seria evitar os incêndios e reduzir substancialmente a emissão de dióxido de carbono também produzido pelos veículos. E uma grande campanha educacional, que não ficasse apenas restrita a comerciais de rádio e TV. É preciso chegar às escolas, aos sindicatos, às igrejas.
Está cada vez mais difícil conviver com essa perspectiva de caos total.
Somos ou não o estado com a menor incidência de desmatamento e queimadas ? Ou tudo não passa de uma grande mentira, que a fumaça desmistifica todos os dias, nos revelando uma verdade que precisa ser escrita. Talvez assim as autoridades, pressionadas, comecem a agir. Afinal, o discurso de nossos governantes, voltado para o lucro com a prreservação da floresta e o meio - ambiente, também está queimando e sendo transformado em fumaça.
03 dezembro 2009
A FUMAÇA QUE ESTÁ INVADINDO O PLANETA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário