29/03/2010
SÃO PAULO – No último dia 25, a Coca Cola lançou a PlantBottle, uma garrafa PET que diminui em 25% o CO2 emitido durante a fabricação.
O produto tem etanol proveniente da cana como substituto de parte do petróleo e, por ser 30% à base de planta, diminui a dependência de recursos não renováveis.
A Plant Bottle é igual a uma PET convencional em relação às suas propriedades químicas, cor, peso e aparência, além de ser 100% reciclável. A empresa espera que, em 2010, a produção das garrafas resulte na redução de uso de mais de cinco mil barris de petróleo.
Seu plástico é produzido a partir da reação química de dois componentes: MEG (monoetileno glicol), responsável por 30% de seu peso; e PTA (ácido politereftálico), responsável pelos 70% restantes.
As garrafas serão comercializadas em abril, inicialmente nas embalagens de 500ml e 600 ml, no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Recife e Porto Alegre.
Está é a primeira vez que a Coca Cola disponibiliza este tipo de embalagem na América Latina, porém todas as Plant Bottles do mundo utilizam o etanol brasileiro em sua fabricação. A cana-de-açúcar provém de fornecedores auditados, que utilizam essencialmente a irrigação natural (chuva) e a colheita mecânica.
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/coca-cola-lanca-garrafa-mais-ecologica-29032010-35.shl
Desculpem-me, amigos, se a notícia parece antiga, mas é que somente na última semana é que tive a oportunidade de pegar uma garrafa destas.
É isto aí, o exemplo precisa ser dado pelas grandes empresas, afinal, elas inundam o planeta com os seus produtos.
Vamos seguir o exemplo!
Reciclar sempre!
Produzir ecologicamente correto, é a meta!
Um grande abraço,
Helena Rezende
Nenhum comentário:
Postar um comentário