Pra quem tem ou já teve um animal em casa, não fica difícil associar animais e poesia. Os animais constantemente nos proporcionam experiências que vão além da lógica e da compreensão racional. Quem já trocou um olhar profundo com seu cão ou gato sabe do que estamos falando.
É claro que esses dois dias não caem na mesma data propositalmente, mas é interessante ver o que uma coincidência pode nos fazer pensar. A poesia é uma das formas últimas de expressão da beleza e da criatividade humana, onde em palavras é possível dar forma a sentimentos e emoções, dos tipos mais profundos e singelos.
Da mesma forma, quem tem o prazer de conviver próximo a um animal, seja ele doméstico ou silvestre, seja em casa ou de relance em uma praia ou mata, parece poder viver o que os poetas mais audaciosos tentam transpor em suas linhas. Os animais são a expressão da vida em suas múltiplas formas, são beleza e, também, preocupação.
Hoje é um dia em que devemos ir além do subjetivismo, devemos usar esta data para refletir sobre o estado em que estão todos os animais, em todo o mundo, e o quanto disso pode-se controlar ou reverter. Existem estimativas, por exemplo, de que para cada cachorro dentro de casa, existe outro na rua. Existem outras tão alarmantes, como é o caso da enorme quantidade de anfíbios em extinção, mamíferos de pequeno e grande porte que estão desaparecendo, aves que são apenas encontradas em criadouros e peixes, como o atum, que estão com seus dias contados.
Cuidar dos animais é cuidar da natureza, um não existe sem o outro. Em tempos de debates sobre o código florestal, ocupação de hidroelétricas, além da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável que se aproxima, se faz necessário lembrar à sociedade de que somos uma forma de vida, entre milhares de outras que dividem este mesmo planeta conosco. Todos têm sua importância e seu direito à Vida.
Novos compromissos políticos são necessários para garantir um verdadeiro sentido de sustentabilidade, onde todas as formas de vida têm seu espaço e seu papel. O Instituto MAPAA – Meio Ambiente e Proteção Animal defende esta posição e está à disposição para somar forças pelos animais, pelo meio ambiente, pela vida.
Mikael Peric de Freitas
Diretor de Meio Ambiente – Instituto MAPAA
Recebi esta matéria da querida leitora Raquel Caprara, obrigada, querida!
É de suma importância estas datas alusivas ou em homenagens, pois na maioria das vezes, podemos deixar desapercebida a importância dos animais e também da poesia em nossas vidas.
E, quando me ponho a pensar, volta sempre à minha memória, a maravilhosa poesia de Cecília Meirelles, " A Arte de Ser Feliz"....muito linda!
E assim, ao contemplarmos as maravilhas da poesia, também podemos repensar no nosso papel de parceiros de vida dos animais...eles fazem parte de nossa vida!
Representam tudo para nós, podem crer!
Beijos.
Helena Rezende
Nenhum comentário:
Postar um comentário