14 abril 2008

OUTRO GRANDE EXEMPLO DA COCA-COLA PARA MELHORAR O MEIO AMBIENTE



Amigos, não se trata de fazer publicidade para a Coca-cola, mas de mostrar ao mundo, os empresários que estão agindo em prol do nosso planeta.

INSTITUTO COCA-COLA BRASIL - MEIO AMBIENTE - LANÇA PROGRAMA PARA RECUPERAÇÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS
. Programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras reflorestará margens de rios para melhorar a qualidade e a quantidade da água, com o replantio de 3,3 milhões de árvores
• Fase inicial conta com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica
• Recursos vêm da Coca-Cola Brasil, Coca-Cola FEMSA e parceiros, além da venda futura de créditos de carbono
O Instituto Coca-Cola Brasil lançou,uma importante iniciativa de preservação ambiental: o programa Água das Florestas Tropicais Brasileiras. Ele promoverá a recuperação de bacias hidrográficas através do reflorestamento de matas ciliares. O programa prevê o reflorestamento de 3 mil ha, com investimento R$ 27 milhões até 2011. A fase inicial será realizada na Serra do Japi, Alto Tietê, estado de São Paulo.
De acordo com o presidente da Coca-Cola Brasil, Brian Smith, o programa tangibiliza a visão da empresa, que tem a preservação do meio ambiente entre seus principais pilares de crescimento sustentável. “Água das Florestas demonstra o comprometimento do Sistema Coca-Cola Brasil com o meio ambiente. Com ele queremos fazer a diferença na recuperação de bacias hidrográficas, beneficiando as comunidades em seu entorno”, explica.
O programa foi desenhado seguindo as regras do Protocolo de Kyoto para ser elegível ao mercado de carbono, que contempla a recuperação de áreas de florestas devastadas. Com isto, o Água das Florestas já nasce com uma possibilidade adicional de recursos para a sua sustentabilidade. Para tanto, a implantação do programa foi precedida por fases de estudo, pesquisa e planejamento, incluindo análises físico-químicas da água dos rios, realizadas pela consultoria Plant Inteligência Ambiental. Para desenhar e planejar o programa, a empresa identificou as necessidades da região e a disponibilidade de recursos materiais e técnicos para a sua realização. A Plant também foi contratada pelo Instituto Coca-Cola Brasil para efetuar os plantios e fazer seu acompanhamento, com apoio conjunto de instituições de pesquisa e universidades.
“Através do reflorestamento, o programa busca reverter o impacto negativo do desmatamento das matas ciliares tropicais brasileiras. Além da recuperação das florestas e dos rios, o replantio também terá impactos positivos na biodiversidade da fauna e da flora e nas comunidades da região, através da melhoria da qualidade do clima e da água; e da geração de empregos”, diz o diretor-superintendente do Instituto, Marco Simões.
O programa conta com o patrocínio também da Coca-Cola FEMSA, fabricante autorizado na região de São Paulo e Mato Grosso do Sul. A maior fábrica de Coca-Cola em capacidade de produção no mundo está sediada no município de Jundiaí, em região próxima à Serra do Japi, e pertence à FEMSA.
O presidente da FEMSA Divisão Mercosul, Ernesto Silva, diz que “é com grande entusiasmo que abraçamos mais esta iniciativa que beneficia a comunidade que servimos. Poder participar deste programa nos orgulha e complementa o trabalho de eficiência no uso da água que já realizamos em nossa fábrica.” A fábrica de Jundiaí é um ícone de excelência para o sistema global da Coca-Cola pela sua preocupação ambiental e baixa utilização de água e energia elétrica, tendo sido a primeira fábrica de bebidas não-alcoólicas em todo o mundo a obter a certificação 14.001 no ano de 1997.
Na fase inicial do Programa, a Fundação SOS Mata Atlântica será a responsável pela mobilização dos proprietários de terra, engajamento social e monitoramento da qualidade da água, que será realizada com a participação de escolas e a conscientização da população local sobre a necessidade da conservação dos rios e das matas. Para tanto, promoverá atividades educativas e convidará estudantes e organizações da sociedade civil das cidades vizinhas a participarem da medição da qualidade da água dos rios no longo prazo, utilizando kits com reagentes químicos e físicos e monitorando os resultados. Esta ação envolverá diretamente pelo menos 800 habitantes da região. Na Coca-Cola Brasil, funcionários darão sua contribuição voluntária plantando no Rio de Janeiro, onde fica a sede do Sistema, mudas nativas da região do programa, que depois serão transportadas para a floresta.
“A sociedade em geral e a população local em particular têm que participar ativamente de um programa de gestão ambiental a fim de garantir o seu desenvolvimento. Essa participação é importante, não só para o sucesso do programa, como também para que os cidadãos percebam os benefícios da floresta no dia-a-dia das pessoas e na qualidade de vida de cada um. As pessoas têm que perceber que a quantidade e a qualidade da água que elas bebem, o ar que respiram e muitas outras questões são, de certa forma, decididas dentro da floresta”, explicou o diretor da Fundação SOS Mata Atlântica, Mário Mantovani.
Uso da água no Sistema Coca-Cola Brasil
O programa Água Limpa existe em todas as unidades fabris do Sistema Coca-Cola Brasil para reduzir aos menores índices possíveis a água necessária à produção de cada litro de bebida, e para proteger o meio ambiente, com o tratamento de efluentes. Com ações como o reaproveitamento da água, o monitoramento da sua qualidade e a utilização de estações de tratamento de água e de efluentes, o nível médio de consumo de água pelo Sistema Coca-Cola Brasil está hoje em 2,21 litros para cada litro de bebida, bem abaixo da média das indústrias de bebidas mundial e nacional. Em 10 anos, o Sistema Coca-Cola Brasil reduziu o consumo de água por litro produzido a menos da metade. A Coca-Cola FEMSA apresenta uma média de consumo de 1,51 litro de água por litro de bebida.
Instituto Coca-Cola Brasil
O Instituto Coca-Cola Brasil é o responsável pelos projetos sociais e ambientais de âmbito nacional do Sistema Coca-Cola Brasil. Seu Conselho Consultivo tem a função de assessorar a administração do Instituto, orientar as políticas econômicas, sociais e financeiras e opinar sobre matérias que sejam submetidas pela diretoria da entidade. Deste conselho participam:

André Balbi (Rexam do Brasil)
Brian Smith (Coca-Cola Brasil)
Carlos Lohmann (Rio de Janeiro Refrescos )
César Andrada (Associação dos Fabricantes Brasileiros de Coca-Cola)
Isabel Fillardis (A Força do Bem e Doe seu Lixo)
José Luiz Cutrale (Suco Cítrico Cutrale)
Marco Simões (Coca-Cola Brasil)
Ricardo Mello Renosa (Industria Brasileira de Bebidas)
Ricardo Vontobel (Vonpar Refrescos)
Robert Wilson (Escola Americana e Opportunity Equity Partners)
Roberto Civita (Grupo Abril)
Rodrigo Caracas (Coca-Cola Brasil)
Viviane Senna (Instituto Ayrton Senna)
Walter Susini (Coca-Cola América Latina)
A atuação do Instituto Coca-Cola Brasil dá ênfase a programas nas áreas da educação, meio ambiente e bem-estar. Os principais programas ligados ao Instituto são o Programa de Valorização do Jovem e o Reciclou, Ganhou, além do novo Água das Florestas Tropicais Brasileiras.
Programa de Valorização do Jovem
O Programa de Valorização do Jovem foi implantado em 1999, com o objetivo de reduzir a evasão escolar no ensino público fundamental. Em todo o Brasil, já foram beneficiados mais de 18 mil estudantes. A mecânica do programa prevê que, em cada escola associada ao programa, alunos da 5ª à 7ª séries com grave risco de evasão atuem como monitores de estudo de alunos da 1ª à 4ª séries, igualmente com dificuldades de aprendizado. A evasão escolar média dos participantes do programa é de 1,6%, contra uma média nacional de 7% registrada pelo INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
Reciclou, Ganhou
Criado pela Coca-Cola Brasil em 1996, o programa “Reciclou, Ganhou” é uma das iniciativas que colaboram para que o Brasil seja recordista na reciclagem de embalagens de alumínio, com um índice de 96%. O programa está presente em 23 estados e já promoveu a coleta e a reciclagem de 180 milhões embalagens pós-consumo. Através de projetos educacionais de conscientização ambiental e parcerias com escolas públicas e privadas, hospitais, entidades filantrópicas, estabelecimentos comerciais, associações de moradores, cooperativas de reciclagem e catadores autônomos, o material reciclável é recolhido e encaminhado para uma nova indústria que surge, a indústria da reciclagem de materiais. O “Reciclou, Ganhou” não só é um programa educacional e ambiental, como também atua na área social, resgatando a dignidade de desempregados e moradores de rua, colaborando para que eles possam ganhar seu sustento de forma honesta e ecológica.
Iniciativas do Sistema Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil desenvolve diretamente cerca de 142 iniciativas sociais e ambientais em todo o País, com destaque para programas como o dos Restaurantes Comunitários Prato Popular, que está presente em 13 estados e já serviu, a R$ 1 cada, mais de 2,7 milhões de refeições.
Coca-Cola Femsa
Maior engarrafador Coca-Cola na América Latina e Brasil, a Coca-Cola FEMSA opera em São Paulo, Campinas, Santos, Litoral Paulista e Mato Grosso do Sul, emprega mais de seis mil funcionários e atende cerca de 26 milhões de consumidores no país. Com sede no México, a empresa atua ainda na Argentina, Venezuela, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua e Guatemala.
Fundação SOS Mata Atlântica
A Fundação SOS Mata Atlântica é uma organização não-governamental, sem vínculos partidários ou religiosos e sem fins lucrativos. Criada em 1986, tem como missão defender os remanescentes da Mata Atlântica, valorizar a identidade física e cultural das comunidades humanas que os habitam e conservar os riquíssimos patrimônios natural, histórico e cultural dessas regiões, buscando o seu desenvolvimento sustentado.
Sistema Coca-Cola Brasil
O Sistema Coca-Cola Brasil, formado pela Coca-Cola e 17 grupos fabricantes brasileiros, emprega diretamente mais de 33 mil funcionários, gerando indiretamente cerca de 300 mil empregos. Anualmente, adquire R$ 3,5 bilhões em produtos e serviços e recolhe R$ 2,6 bilhões em impostos no País. O Sistema Coca-Cola Brasil investiu mais de R$ 3,5 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos. O Sistema Coca-Cola Brasil está presente em sete segmentos do setor de bebidas não-alcoólicas brasileiro – águas, chás, refrigerantes, sucos, energéticos, isotônicos e lácteos, com uma linha que soma 55 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria.
Mais Informações:
Textual Serviços de Comunicação
Assessoria de Imprensa da Coca-Cola Brasil
Rodrigo Mourão – Institucional e Responsabilidade Social
Tel.: (21) 2559-1159 – rmourao@la.ko.com
Fonte:http://www.cocacolabrasil.com.br/release_detalhe.asp?release=98&Categoria=30 (com adaptações)
PARABÉNS COCA-COLA, ESTAMOS NA TORCIDA PARA QUE MILHARES DE OUTRAS EMPRESAS SIGAM O SEU BELO EXEMPLO!

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