Fogo destroi metade do parque da Chapada Diamantina
Nesta terça-feira, um efetivo extra de 70 bombeiros deve chegar ao município baiano de Lençóis, a 409 quilômetros a oeste de Salvador, para ajudar no combate aos incêndios. Eles vão se juntar aos 400 homens já envolvidos na operação, sob coordenação da Defesa Civil do Estado (Cordec).
Divulgação |
Clima seco favore as queimadas na região da Chapada Diamantina |
Cerca de 150 voluntários trabalham junto a brigadistas do Ibama e bombeiros para tentar controlar os focos de incêndio. Eles contam com cinco aviões - entre eles um Hércules C-130 cedido pela Força Aérea Brasileira (FAB) -, quatro helicópteros, seis caminhonetes e quatro veículos projetados para combate ao fogo, cada um com capacidade para transportar 4 mil litros de água.
Além do parque, diversos municípios também foram atingidos pelos incêndios, comuns nesta época do ano por causa do calor na região da Chapada. "Desta vez, a situação está preocupante por causa das condições climáticas", afirmou o superintendente Célio Pinto.
A Secretaria de Meio Ambiente diz que o fogo pode ter ganhado força por causa de queimadas crimimosas, feitas por agricultores com o obejtivo de abrir pastos para o gado, prática comum na região.
Divulgação |
Fogo já atingiu metade do território |
Nesta terça-feira, a Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec) deve se reunir com representantes do governo, da secretaria do Meio Ambiente, do Ibama e dos bombeiros para fazer um balanço das operações e discutir estratégias para o combate às chamas.
Fonte:http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2008/11/11/fogo_destroi_metade_do_parque_da_chapada_diamantina_2107688.html
O patrimônio do Planeta está se esvaindo, vítima da ignorância, da ambição ou do descaso dos homens.
Até quando, teremos que conviver com queimadas como estas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário