29 maio 2009

ENERGIA EÓLICA - UMA ENERGIA LIMPA


Uma empresa mineira canadiana inaugurou, na Argentina, o gerador de energia eólica «mais alto do mundo», 4.200 metros acima do nível do mar, na cordilheira dos Andes, na fronteira com o Chile, noticia a Lusa.


De acordo com a agência noticiosa, o gerador, da firma Barrick Gold, tem 60 metros de altura por 40 metros de largura e uma hélice de 80 metros de diâmetro capaz de produzir até dois megawatts de electricidade em condições climatéricas extremas.
A estrutura foi montada na mina Veladero, onde a empresa explora ouro e prata, e será posta à prova sob baixa pressão atmosférica e com rajadas de vento de mais de 200 quilómetros por hora.


O seu mecanismo é accionado por computadores que enviam informação por cabos de fibra óptica para um centro instalado na mina ou para a sede do fabricante, na Alemanha, onde o gerador pode ser operado remotamente.


A Barrick Gold adiantou que se trata de uma primeira experiência, com vista à instalação de «um dos maiores parques eólicos» do Chile, com 18 moinhos capazes de gerar 36 megawatts de electricidade num terreno de 150 hectares, na localiddae de Punta Colorada, na região de Coquimbo, sobre os Andes.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo Blog e pela matéria...

    Imagine se os governos do mundo, antes da crise, tivessem injetado todo aquele dinheiro que usaram para salvar empresas mal geridas em programas para melhorar a vida na terra...

    ResponderExcluir