15 março 2011

VIVER COMO MACACO AJUDA A PRESERVAR AS FLORESTAS

Respeito pela natureza


No Laos, projeto mostra que viver como os macacos ajuda a preservar floresta

15 de março de 2011

Um projeto realizado pelo cientista francês Jeff Reumaux, em Laos, na Ásia, mostra como viver como um macacos ajuda a preservar a floresta. Chamada de “Gibbon Experience”, a experiência foi inspirada no modo de vida do macaco gibão (Hylobates pileatus), e levou cinco anos para começar a ser realizada.

O cientista construiu cabanas no meio da floresta, a cerca de 40 metros de altura a partir do chão, e tirolesas para fazer com que as pessoas “voem” pelas selvas. Os cabos que ligam as árvores medem até 700 metros de comprimento e, através deles, se viaja por uma velocidade média de 80 km/h.

Além dos benefícios para o meio ambiente, a experiência tem atraído pessoas interessadas no ecoturismo, como o mochileiro americano Nathan.

- É simplesmente alucinante, como voar.

Na reserva vivem atualmente 400 gibões. O francês explica que seu objetivo não é transformar a selva em uma mera atração turística, mas apresentar aos habitantes um modo alternativo de seguir explorando a natureza sem cortar árvores ou matar animais.

- Queremos mostrá-los que conservar a selva é melhor que destruí-la. Isso talvez seja óbvio para nós, mas para poder persuadi-los temos que provar que é possível viver assim.

Para cumprir essa meta, uma parte do dinheiro arrecadado pelo ecoturismo é investida em modernos sistemas de irrigação para arrozais e outros cultivos, consumidos pelas famílias que já não precisam queimar parte da floresta, como outros camponeses laosianos.


Tenho algumas restrições ao modus vivendi, afinal, construir casa em árvores e mesmo fazer tirolesas ou circuito de arvorismo, são sempre prejudiciais às árvores.

Helena Rezende







Nenhum comentário:

Postar um comentário