12 maio 2008

A POLUIÇÃO DOS RIOS - ONDE VIVERÃO NOSSOS PEIXES? O QUE MATARÁ NOSSA FOME?







LEGENDA DAS FOTOS: 1 - Lavadeira no Rio São Francisco; 2 - Poluição - espuma na superfície das águas e Pescador em seu barc
1 - RIO SÃO FRANCISCO - " O Velho Chico " - querem acabar com ele, é a poluição, a transposição e outras violências contra suas águas...e ele corre... mas não alcança e semimorto deságua no mar...!
O Rio São Francisco desde o seu descobrimento até os dias de hoje desempenha um papel
importante para a Região Nordeste. No passado este rio foi responsável pela ocupação do
território brasileiro, servindo de caminho preferencial para as bandeiras, sendo denominado de
“Rio da Unidade Nacional” (Codevasf, 2001).
O rio São Francisco responde por 73% da disponibilidade de águas superficiais do
Nordeste (Codevasf, 2001), viabilizando a agricultura na região, que é denominada de
polígono da seca, através de projetos de irrigação.
Por outro lado à implantação dos perímetros de irrigação intensificou o uso de
fertilizantes e agrotóxicos que são carreados para o rio, ameaçando as atividades de
piscicultura devido à contaminação da água. Outro problema causado pela agricultura é o
aumento da perda de solo por erosão, pois para a implementação das lavouras foram retiradas
as coberturas vegetais, inclusive as matas ciliares, aumentando a carga de sedimentos
carreados para o rio contribuindo com o aumento do assoreamento. Neste sentido surge a
necessidade de se localizar as áreas críticas nas margens do rio, identificando-se os processos
que proporcionaram este tipo de degradação, para que se possa criar medidas mitigadoras
capazes de recuperar ou simplesmente interromper tais processos.
Foi realizada, em 28/03/2006, na cidade de Três Marias, Estado de Minas Gerais, uma audiência pública para denunciar a contaminação do Rio São Francisco e a mortandade de peixes provocadas pelo vazamento nas lagoas de contenção da indústria Votorantim. As investigações do Ministério público (MP), em parceria com várias instituições, mostram que a Votorantim Metais-VM (Companhia Mineira de Metais - CMM) polui o Rio São Francisco há mais de 40 anos.
Em 1969, a ainda CMM, instalou-se na região e, somente em 1983, foi construída a primeira barragem de contenção de rejeitos de minério. Ou seja, foram 14 anos de descarga de rejeitos de metais pesados no rio sem qualquer tratamento.
A Comissão Pastoral da Terra (CPT), em Minas Gerais, informa que, constantemente, ocorrem vazamentos nas lagoas de contenção de resíduos de metais pesados, que despejam muitos sedimentos contaminados no Rio são Francisco, principalmente por zinco. Esses vazamentos (2005 e 2006) causaram e vêm causando o extermínio da principal espécie de peixe da região: o Surubim.
Estima-se que, desde o início de 2005, já desceram mais de 80 toneladas de peixes mortos. Segundo o relatório detalhado da FEAM e IGAM ficou comprovado que o solo, a água e os sedimentos na região estão contaminados por metais pesados, inclusive com índices muito superiores ao permitido (segundo o Jornal Hoje em Dia, em alguns locais, 528.000% acima do nível permitido de zinco).
A audiência teve como finalidade discutir as causas e estudar soluções para a elevada mortandade de peixes no trecho do Rio São Francisco, compreendido entre os municípios de Três Marias e Pirapora, e, em especial, examinar o impacto das atividades da Votorantim Metais S.A sobre a qualidade das águas.
Fonte: http://marte.dpi.inpe.br/col/ltid.inpe.br/sbsr/2002/11.19.10.43/doc/18_435.pdf http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=21741

Nenhum comentário:

Postar um comentário