09 fevereiro 2008

CHUVA ÁCIDA







Você sabe o que é Chuva àcida?
E quais são os combustíveis fósseis, você sabe?
A Chuva ácida é caracterizada por um pH abaixo de 4,5. É causada pelo enxofre proveniente das impurezas da queima dos combustíveis fósseis e pelo azoto do ar, que se combinam com o oxigénio para formar dióxido de enxofre e dióxido de azoto. Estes difundem-se pela atmosfera e reagem com a água para formar ácido sulfúrico e ácido nítrico, que são solúveis em água. Um pouco de ácido clorídrico também é formado.
As chuvas normais têm um pH de, aproximadamente 5,6, que é levemente ácido. Essa acidez natural é causada pela dissociação do dióxido de carbono em água, formando o ácido carbónico.
Fontes: educar.sc.usp.br/licenciatura2000/chuva/chuvaacida.htm - Wikipédia
Combustíveis fósseis: - Existem 3 grandes tipos de combustíveis fósseis: o carvão, o petróleo e o gás natural - formados há milhões de anos, resultados da decomposição de restos de plantas e animais.
O Carvão é retirado de minas profundas; O petróleo e o gás natural também são retirados de grandes profundidades do solo, através do bombeamento com sondas. Portanto, leitor amigo, somos escravos deles, e, o fator resultante do seu uso cada dia maior, é o acúmulo de enxofre na atmosfera, aumentando drásticamente a possilidade de chuva ácida, que destrói o meio ambiente onde ela cai.
PROVIDÊNCIAS: - Redução do consumo de combustíveis fósseis, busca de fontes alternativas menos poluentes - o álcool, a energia elétrica, o biocombustível, seriam boas soluções, se também o consumo não afetasse em demasia a natureza. Fontes limpas e maravilhosas, seriam o sol e o vento, mas ainda com pouca utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário