29 abril 2011

TRATAMENTO DE ESGOTO

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010


SOLUÇÕES PARA O TRATAMENTO DO ESGOTO

A ASPAN foi buscar em outros municípios experiências e soluções na área do saneamento básico. Em 2010, a entidade foi à FIEMA- Feira Internacional do MeioAmbiente, em Bento Gonçalves, onde diversas empresas apresentaram soluções para o tratamento do esgoto, a nível domiciliar e de conjuntos habitacionais - um condomínio, vila ou um bairro inteiro. A prefeitura de São Borja foi lembrada desse evento, mas não se fez representar. Muitas outras prefeituras do Estado enviaram equipes de técnicos. Também prefeitos e vereadores visitaram a FIEMA e sabe-se que estão aplicando em suas comunidades as alternativas na área de saneamento. Diversas empresas que precisam cumprir a lei na questão dos resíduos também estavam na FIEMA.

Aqui vamos lembrar algumas soluções que podem ser implantadas nos pátios das moradias ou num bairro inteiro a custos razoáveis.

Uma das mais simples é o sistema da EMBRAPA para residências na zona rural e que pode ser adaptado em áreas urbanas. Bastam tres caixas de água, dessas de mil litros, areia, brita e algumas conexões. O efluente, isto é, a água que sai do processo pode ser usada na irrigação de plantas frutíferas, jardins, etc, ou encaminhada à rede pluvial. Não é própria para irrigação de plantas de consumo direto, alface, por exemplo Veja fotos.

Sistema Embrapa



Sistema Mizumo


A empresa Máquinas Agrícolas Jacto S/A tem várias opções de tratamento de esgoto para um domicílio até um bairro inteiro, sem a necessidade de grandes lagoas de decantação. Esses sistemas economizam área de terrenos e causam menos transtornos na implantação dos ramais de coleta e transporte dos efluentes. No complexo do prédio da Escola Técnica Federal, no Bairro Betim, em São Borja, uma unidade do sistema Mizumo está para ser implantada.
 
 
Vi o blog da aspanrs,  linkado ao blog de um leitor, o Darci Bergman, que tem um blog maravilhoso. Adorei as matérias e reproduzo uma interessantíssima sobre o Tratamento de Esgoto. Visitem os blogs de origem, vale a pena!
 
Darci, aliás, a foto da jaboticabeira é maravilhosa!
 
Helena Rezende

28 abril 2011

COMO SE FORMAM OS TORNADOS


Normalmente, os tornados se formam associados a tempestades severas que produzem fortes ventos, elevada precipitação pluviométrica e freqüentemente granizo. Felizmente menos de 1% das células de tempestade originam um tornado. Porém todas as grandes células convectivas devem ser monitoradas por sempre haver a possibilidade destas reunirem as condições necessárias para a ocorrência do fenômeno.



Embora ainda não exista um consenso sobre o mecanismo que desencadeia o início de um tornado, aparentemente eles estão ligados a uma interação existente entre fortes fluxos ascendentes e descendentes que formam uma movimentação intensa no centro das nuvens carregadas que compõem as super-células tempestuosas.



Essas células normalmente formam-se devido ao contraste existente entre duas grandes massas de ar com diferentes pressões e temperaturas. Alguns locais do planeta estão mais sujeitos ao encontro desses contrastantes sistemas atmosféricos, como é o caso do meio-oeste dos EUA, ou o centro-sul da América do Sul.



Após tocar o solo, um tornado pode atingir uma faixa que varia entre 100 a 1200 metros, deslocando-se por uma extensão de aproximadamente 30 km (embora já tenham sido registrados tornados que se deslocaram por distâncias superiores a 150 km).



1- Antes do desenvolvimento da tempestade, uma mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura criam uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera. Essa mudança na direção e velocidade do vento é chamada de cisalhamento do vento.



2- Ar ascendente da baixa atmosfera entra na tempestade inclinada e o ar em rotação da posição horizontal muda para a posição vertical.



3- Então há a formação de uma área de rotação com comprimento de 4–6 km, que corresponde a quase toda extensão da tempestade. A maioria das tempestades fortes e violentas são formadas nestas áreas de extensa rotação.



4- A base da nuvem e sua área de rotação são conhecidas como wall cloud. Esta área é geralmente sem chuva.




25 abril 2011

ARQUITETURA - REFORMAS ECOLÓGICAS

Livro defende a reabilitação sustentável de construções

DAIANA DALFITO

Da Redação



Primeiro piso da casa oitentista e piramidal projetada por Jan van den Berghe, reabilitada

Recuperar espaços construtivos, essa é a ideia principal do livro “Eco Refurbishment” – ou “Eco Rehabilitación” – lançado em 2010 pela editora Monsa de Barcelona, Espanha.



Bilingue, a obra editada e concebida por Josep Maria Minguet traz oito projetos de reconstrução e reabilitação arquitetônicas em seis diferentes países, bem ilustrados com fotos, plantas baixas e cortes estruturais. As aventuras construtivas vão de um celeiro transformado em casa de veraneio na Itália à casa pós-moderna projetada por Jan Van den Berghe na década de 1980.

O texto introdutório do livro de 96 páginas defende que, em nossos dias mais do que antes, é importante inovar e reinventar a arquitetura existente para adaptá-la às mudanças climáticas. Mas também, garante a consisa prosa, essa é uma forma de solucionar os problemas dos espaços habitacionais nos países e cidades onde os terrenos para novas construções estão cada vez mais escassos.

“Eco Refurbishment” tem em seu título, mesmo àqueles que não compreendem a língua inglesa, explícito mais um de seus motes: A preocupação ecológica ao renovar e adaptar de maneira sustentável para que se garanta a qualidade de vida.

O UOL Casa e Imóveis preparou um álbum com algumas fotos dos projetos e as principais informações sobre eles. VEJA:http://casaeimoveis.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/04/23/livro-defende-a-reabilitacao-sustentavel-de-construcoes.jhtm

24 abril 2011

ONG "XODÓ DE BICHO" - JAGUARIÚNA (SP) - FEIRA DE DOAÇÕES DE ANIMAIS

Queridos amigos leitores, estou muito entusiasmada com o trabalho do grupo da ONG XODÓ DE BICHO de Jaguariúna.

Ainda em fase de formatação, a ONG vem operando a todo vapor!

O grupo é excelente, todo mundo com grandes idéias e ótimos ideais!

Nas 02 últimas semanas, a ONG já fez reunião com: -  o CCZ - Centro de Controle de Zoonozes, Departamento da Prefeitura que funciona junto com a FAJ - Faculdade de Jaguariúna, que conta com um excelente Hospital Veterinário. No CCZ existem um Canil e um Gatil, ambos lotados em sua capacidade de abrigar os animais, pois contam atualmente com 53 cães e 76 gatos. É uma parceria que se articula com extrema responsabilidade.
- a Secretaria de Saúde de Jaguariúna - com o objetivo de traçar objetivos e apoios em conjunto. Estabelecer metas e criar oportunidades de contatos e realizações em parcerias.
- Reunião com o Prefeito de Jaguariúna - O Prefeito Gustavo Reis, recebeu um grupo de integrantes da ONG e ouviu propostas para atendimento dos animais. As propostas da ONG é para trabalhar em parceria com a Prefeitura, visando minimizar o sofrimento dos animais de rua, e, batalhar pelo controle e redução da população de rua. O Senhor prefeito,  através da Secretaria de Saúde, representada na pessoa de sua  Secretária Maria do Carmo Pelisão, ouviu as reivindicações do grupo, e já está apoiando ações, como a Feira de Doações, com suporte de material de montagem, tais como: cessão de espaço público, tenda, grades de contenção, cadeiras.

           A Feira está sendo realizada no Parque dos Lagos, lado externo, entre lagos, todos os sábados das 9 às 17 hs,

           Já na sua segunda edição, o resultado foi muito positivo para a comunidade, bem como para os animais, que agora, já conta oficialmente com uma ONG - Organização Não Governamental, em sua defesa e luta pelos seus direitos, objetivando dar-lhes melhores condições  de vida, através de recuparação de animais doentes e acidentados. Promovendo apoio recíproco de castração para que o plantel do município se reduza, com isto diminuindo-se as possíveis doenças, acidentes e más condições de higiene.

SÁBADO -16/04/20  - PRIMEIRA FEIRINHA DE DOAÇÃO DE ANIMAIS o saldo foi muito positivo, pois de um montante de 10 animais levados para doação, foram efetuadas 04 doações entre cães, gatos .

Todo o grupo está de parabéns!
São atitudes assim que pode ajudar a salvar o Planeta e consequentemente a humanidade, pois os animais fazem parte da vida!
Precisamos que todos os municípios do mundo possuam pessoas engajadas para e