01 julho 2010

UM CONGRESSO QUE VALE A PENA

FIBoPS EM RITMO DE CONQUISTA
Responsabilidade e rigor técnico garantem adesões importantes a Feira

A 3ª FIBoPS – Feira e Congresso Internacional Pró-Sustentabilidade, que se realiza no período de 27 a 29 de Julho no Centro de Convenções Frei Caneca , teve esta semana 02 grandes conquistas: a confirmação da presença da Sra. Isabella Teixeira, Ministra do Meio Ambiente na abertura da Feira, e o apoio institucional da CN Net (Climate Neutral Network) iniciativa da UNEP (United Nations Environment Programme), órgão da ONU. Conquistas estratégicas para um evento de natureza técnica com o foco em Sustentabilidade.

PARCEIROS QUALIFICADOS E PREOCUPAÇÃO COM A MOBILIDADE URBANA E EMISSÕES

Desde seu inicio, a FIBoPS prima pelo rigor conceitual da iniciativa comprometida com a inovação pela sustentabilidade. É uma das primeiras feiras de sustentabilidade do país que adota o formato de neutralização via certificado ONU com código de rastreabilidade. Isto significa pagamento imediato das emissões, direcionando a compensação para manutenção de florestas nativas em pé.

A Green Domus, empresa especializada em neutralização é a responsável pelo inventário e neutralização do evento. Esta opção desencadeou outra atitude inovadora de benefício aos expositores e participantes, a entrega dos stands já montados, mobiliados, prontos para uso e com selo de neutralização. É conveniência e responsabilidade, permitindo o consumo responsável dos expositores que adquirem serviços já certificados. São detalhes que fazem a diferença na pegada ecológica da montagem de eventos, puxando para baixo as emissões, e assegurando a participação responsável dos expositores.

Outro parceiro estratégico da FIBoPS, é a Eldorado – radio oficial do evento, responsável pela divulgação e presente com entradas ao vivo nos 03 dias de realização da FIBoPS. A Eldorado é reconhecida pela atuação na defesa das causas ambientais com uma grade especifica sobre tema, além do famoso projeto Pintou Limpeza que desenvolve há 10 anos.

A localização da FIBoPS é grande diferencial por levar em conta a mobilidade urbana e suas emissões. Desde a primeira edição, a preocupação com as necessidades de transporte, acomodação e lazer do publico visitante está presente nas escolhas dos organizadores. A localização (região da Paulista) do evento foi uma escolha estratégica e decisiva que considerou o fácil acesso de qualquer lugar de origem do visitante, próximidade com os principais serviços da cidade, e principalmente, servido de todas as opções de transportes. O centro de Convenções Frei Caneca está dentro de um Shopping com serviços de banco, correio, supermercado, praças de alimentação, teatro e cinema. São fatores que baixam as emissões, reduz o fluxo de transito e o tempo de mobilidade do visitante, além de oferecer total conveniência para a execução de atividades de rotina do cidadão.

CONTEUDO E INOVAÇÃO, DIFERENCIAIS DA FIBoPS

A grade técnica da Feira sempre primou pela qualidade de seus palestrantes e temas abordados. São especialistas e lideranças com trajetórias dedicadas a gestão da sustentabilidade. Falam com conhecimento de causa, fundamentados pela experiência comprovada na área. Este ano, a FIBoPS conta com um auditório principal onde se realiza o Congresso Internacional Pró-Sustentabilidade com a presença de 21 especialistas âncoras, sendo 06 deles de outros países: USA, França, Reino Unido, Austrália, Uruguai, Espanha.

Além do auditório principal, a FIBoPs conta com 02 salas técnicas e um coreto interativo com livre acesso. Nestes espaços ocorrem palestras, oficinas, workshops, jogos corporativos, e atividades artísticas e culturais com o foco em sustentabilidade para livre acesso dos visitantes. São pesquisadores, gestores e consultores convidados que compartilham gratuitamente seus conhecimentos técnicos gerenciais. No pátio de exposições, teremos a primeira motocicleta Bi-Combustível do mundo e outras inovações tecnológicas.

PÚBLICO ESPECIALIZADO E FORMADOR DE OPINIÃO

Uma programação intensa e simultânea que reúne a massa critica da sustentabilidade, garante inovação e conteúdo qualificado aos visitantes e expositores da 3ª FIBoPS.

O público é altamente especializado e formador de opinião. Em 2009, mais de 70% tinha curso superior completo e especialização, confirmando o nível de conhecimento na área.

SOBRE A FIBoPS

A FIBoPS surgiu para mobilizar lideranças e corpos técnicos em torno das oportunidades e desafios da nova configuração global impactada pela escassez dos recursos e fenômenos climáticos. Em sua terceira edição, é reconhecida como o maior intercâmbio internacional pró-sustentabilidade do país.

Na FIBoPS, expositores e sociedade terão acesso as inovações tecnológicas e gerenciais, tendências corporativas e novos produtos. Personalidades nacionais e internacionais marcam presença apresentando a competitividade e avanços de seus setores e empresas.

A 3ª FIBoPS conta com apoios de importantes organismos nacionais e internacionais. Entre eles, o IAPMEI (Ministério da Economia e Inovação de Portugal), o Instituto Brasil PNUMA (Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), CN Net -Climate Neutral Network (iniciativa da UNEP, organismo da ONU), 350.org (ONG Internacional), Brasil 2020 (Campanha Internacional do Clima), FIEMG, FIESP, IEL/FIESC,AFRAS, SECOVI, PROTEC, entre outros.

A FIBoPS faz parte do Calendário CEBoPS 2010 (Compromisso Empresarial pelas Boas Práticas Socioambientais) do Instituto Mais.

Mais Informações no site fibops.com.br

São Paulo, 30 de Junho de 2010

28 junho 2010

A IMPORTÂNCIA DE PRESERVAÇÃO DAS BALEIAS

Fezes de baleia ajudam no combate ao aquecimento global
Ter, 15/06/2010, 08h30



PARIS (AFP) - As baleias cachalote do Oceano Austral são aliados inesperados na luta contra o aquecimento global, por removerem o carbono equivalente ao emitido por 40 mil carros a cada ano graças a suas fezes, revela um estudo que será publicado esta quarta-feira no periódico britânico Proceedings of the Royal Society B.

Anteriormente os cientistas acusavam os cetáceos como culpados porque, na respiração, expiram dióxido de carbono (CO2), o tipo mais comum de gás de efeito estufa.


Mas esta era apenas uma análise parcial, demonstra o novo estudo.


Biólogos australianos calcularam que as cerca de 12 mil baleias cachalotes do Oceano Austral defecam, cada uma, cerca de 50 toneladas de ferro no mar a cada ano, após digerirem os peixes e lulas, que são a base de sua dieta.


O ferro é um excelente alimento para o fitoplâncton - plantas marinhas que vivem perto da superfície do oceano e que tiram CO2 da atmosfera através da fotossíntese.


O Oceano Austral é rico em nitrogênio e pobre em ferro, que é essencial ao fitoplâncton.


Como resultado desta fertilização orgânica do ambiente marinho, as baleias ajudam a remover 400.000 toneladas de carbono a cada ano, duas vezes mais que as 200 mil toneladas de CO2 que elas liberam através da expiração.


Comparativamente, 200 mil toneladas de CO2 equivalem às emissões de quase 40.000 carros de passageiros, segundo estimativas do site da agência ambiental americana (EPA).


Segundo a EPA, com base em um cálculo feito em 2005, um veículo de passageiros que roda 20 mil quilômetros por ano emite mais de cinco toneladas de CO2 ou carbono equivalente ao ano.


As fezes das baleias são muito eficazes porque são liberadas em estado líquido e perto da superfície marinha, antes de os mamíferos mergulharem, destaca o artigo.


A pesca industrial da baleia não só ameaça seriamente as cachalotes austrais, como também compromete um amplo sequestro de carbono, acrescentou.


Antes da pesca industrial de baleias, a população da espécie era cerca de 10 vezes maior, o que significa que dois milhões de toneladas de CO2 eram removidas anualmente, segundo o artigo.


Os cientistas suspeitam que devido ao fato de as cachalotes se reunirem em áreas específicas do Oceano Austral, há um vínculo claro entre a disponibilidade de alimentos e as fezes dos cetáceos.


Isto pode explicar o "paradoxo krill", acreditam. Tempos atrás, os cientistas descobriram que quando as baleias-minke são mortas, a quantidade de krill, minúsculos crustáceos, nesta área declinam, afetando toda a cadeia alimentar.


O estudo foi conduzido por Trish Lavery, da Escola de Estudos Biológicos da Universidade Flinders, em Adelaide (Austrália).


O futuro de baleias cachalote e outras espécies será debatido na próxima semana em Agadir, Marrocos, onde a Comissão Baleeira Internacional (CBI) discutirá um plano para relaxar uma moratória de 24 anos na pesca comercial à baleia.

FONTE: http://br.noticias.yahoo.com/s/afp/100615/saude/ambiente_clima_esp__cies

27 junho 2010

O PLANETA TERRA E SUAS CURIOSIDADES

CURIOSIDADES

CONTINENTES E MEIO AMBIENTE



ÁFRICA
Ponto mais elevado: Monte Kilimanjaro (Tanzânia), 5.895m
Maior Depressão: Lago Assal (Djibuti), - 155m
Maior Ilha: Madagascar, 587.041 Km2
Maior Mar: Mediterrâneo, 2.505.000 Km2
Maior Golfo: da Guiné, 1.530.000 Km2
Maior Lago: Vitória (Uganda, Tanzânia, Quênia), 68.100 Km2
Maior Rio: Nilo, 6.671 Km
Maior Bacia Hidrográfica: do Congo, 3.690.000 Km2
Temperatura máxima registrada: 57,7º C, em El Azizia, na Líbia)
Temperatura mínima registrada: - 23,9ºC, em Ifrane, Marrocos
Capital mais elevada: Adis-Abeba (Etiópia), 2.408m
Altitude média: 750 m
Quantidade Média de chuva: 825 mm anuais
Extensão do litoral: 40.142 Km
Área Florestada: 5.202.370 Km2
Desmatamento: 187.410 Km2
Áreas de Conservação: 5,2% do território
Recursos Hídricos per capita: 5,5 mil m2
Emissão de CO2 per capita: 1,1 t

AMÉRICAS
América do Norte
Ponto mais elevado: Monte McKinley (EUA/Alasca), 6.194 m
Maior Depressão: Vale da Morte (EUA), 86 m
Maior Ilha: Groelândia, 2.175.600 Km2
Maior Mar: Mar Glacial Ártico, 14.090.000 Km2
Maior Golfo: Golfo do México, 1.544.000 Km2
Maior Lago: Superior (EUA/Canadá), 84.131 Km2
Maior Rio: Mississippi-Missouri, 5620 Km
Maior Bacia Hidrográfica: Bacia do Mississippi, 3.328.000 Km2
Temperatura máxima registrada: 56,7ºC, no Vale da Morte, EUA
Temperatura mínima registrada: - 66ºC, em Northice, Groelândia
Cidade mais elevada: Toluca (México), 2.680 m
Altitude média: 720 m
Área Florestada: 5.365.290 Km2
Desmatamento: 13.690 Km2
Áreas de Conservação: 11,7% do território
Recursos Hídricos per capita: 17,9 mil Km2
Emissão de CO2 per capita: 19,9 t

América Central

Área Florestada: 5.365.290 Km2
Desmatamento: 13.690 Km2
Áreas de Conservação: 5,6% do território
Recursos Hídricos per capita: 8,5 mil m2
Emissão de CO2 per capita: 3,6 t

América do Sul

Ponto mais elevado: Monte Aconcágua (Argentina/Chile), 6.960 m
Maior Depressão: Salinas Chicas (Argentina), 42 m
Maior Ilha: Marajó, 48.450 Km2
Maior Lago: Maracaibo (Venezuela): 11.243 Km2
Maior Rio: Amazonas, 6.868 Km
Maior Bacia Hidrográfica: Bacia do Amazonas, 7.050.000 Km2
Temperatura máxima registrada: 48,9ºC, em Rivadavia, Argentina
Temperatura mínima registrada: - 33ºC, em Colonia, Argentina
Capital mais elevada: La Paz (Bolívia), 3.627 m
Altitude média: 590 m
Extensão do litoral: 28.700 Km
Área Florestada: 8.705.940 Km2
Desmatamento: 238.720 Km2
Áreas de Conservação: 7,4 % do território
Recursos Hídricos per capita: 30 mil m2
Emissão de CO2 per capita: 2,4 t


ANTÁRTICA
Ponto mais elevado: Monte Vinson, 5.140 m
Maior Depressão: Fossa subglacial Bentley, - 2.538 m
Maior Mar: mar de Weddell, 2.800.000 Km2
Temperatura mínima registrada: - 89,2 ºC, na Estação Vostok
Vulcão Ativo mais elevado: Monte Erebus, 3.794 m
Península mais extensa: Península Antártica, 1,3 mil Km

ÁSIA
Ponto mais elevado: Monte Everest (Nepal/China), 8.848 m
Maior Depressão: Mar Morto (Israel/Jordânia), - 395 m
Maior Ilha: Bornéu, 736.000 Km2
Maior Mar: Mar da China Meridional, 2.316.260 Km2
Maior Golfo: Golfo de Bengala, 2.172.000 Km2
Maior Lago: Mar Cáspio (Azerbaidjão/ Federação Russa/ Cazaquistão/ Irã/ Turcomenistão), 371.000 Km2
Maior Rio: Chang Jiang, 5.800 Km
Maior Bacia Hidrográfica: Bacia do Obi, 2.975.00 Km2
Capital mais elevada: Sanaa (Iêmen), 2.350 m
Altitude média: 960 m
Extensão do litoral: 252.776 Km (exclui costa da Federação Russa)
Área Florestada: 5.030.010 Km2
Desmatamento: 145.040 Km2
Áreas de Conservação: 5,3 % do território
Recursos Hídricos per capita: 3,8 mil m2
Emissão de CO2 per capita: 2,3 t

EUROPA
Ponto mais elevado: Monte Elbro (Federação Russa), 5.642 m
Maior Depressão: Mar Cáspio (Azerbaidjão/ Federação Russa/ Caziquistão/ Irã/ Turcomenistão), 28m
Maior Ilha: Grã-Bretanha, 229.885 Km2
Maior Mar: Mar do Norte, 580.000 Km2
Maior Golfo: Golfo de Bothnia, 117.000 Km2
Maior Lago: Ladoga (Federação Russa), 18.400 Km2
Maior Rio: Volga, 3.531 Km
Maior Bacia Hidrográfica: Bacia do Volga, 1.360.000 Km2
Capital mais elevada: Andorra la Vella (Andorra), 1.070 m
Altitude média: 340 m
Extensão do litoral: 113.725 Km (inclui a costa da Federação Russa)
Área Florestada: 9.333.260 Km2
Reflorestamento: 25.940 Km2
Áreas de Conservação: 4,7% do território
Recursos Hídricos per capita: 8,5 mil m2
Emissão de CO2 per capita: 8,5 t

OCEANIA
Ponto mais elevado: Monte Wilhelm (Papua Nova Guiné), 4.508 m
Maior Depressão: Lago Eyre (Austrália), - 12 m
Maior Ilha: Nova Guiné, 785.000 Km2
Maior Mar: Mar da Tasmânia, 3.300.000 Km2
Maior Golfo: Golfo da Carpentária, 310.000 Km2
Maior Lago: Eyre (Austrália), 9.583 Km2
Maior Rio: Murray-Darling, 3.490 Km
Maior Bacia Hidrográfica: Bacia do Murray-Darling, 910.000 Km2
Temperatura máxima registrada: 53,1ºC, em Cloncurry, Austrália
Temperatura mínima registrada: - 22,2ºC, em Charlotte Pass, Austrália
Altitude média: 340 m
Quantidade Média de Chuva: 520 mm anuais
Extensão do litoral: 30.663 Km
Área Florestada: 906.950 Km2
Desmatamento: 4.540 Km2
Áreas de Conservação: 7,1% do território
Recursos Hídricos per capita: 57 mil m2
Emissão de CO2 per capita: 11,3 t
Fontes: ALMANAQUE ABRIL MUNDO 2001 e http://www.aultimaarcadenoe.com/continentes.htm (Por Renata de Freitas Martins)