10 abril 2010

Aquecimento global ameaça segurança internacional, diz ONU

A Assembléia Geral das Nações Unidas aprovou nesta quarta-feira, por consenso, uma resolução que admite, pela primeira vez, que o aquecimento global pode ter implicações na segurança internacional.

O texto, apoiado por 63 Estados, pede aos órgãos competentes da ONU que intensifiquem seus esforços consagrados ao estudo e tratamento do problema da mudança climática, "fundamentalmente suas repercussões sobre a segurança".

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, foi encarregado de preparar um relatório detalhado, para a próxima sessão da Assembleia, em setembro, "sobre as eventuais repercussões da mudança climática na segurança", tendo em conta os pontos de vista dos Estados-membros e das organizações regionais e internacionais relevantes".

A resolução é resultado de uma campanha de um ano promovida por uma coalizão de pequenos Estados insulares em desenvolvimento, para chamar a atenção do mundo sobre as graves ameaças das mudanças climáticas.

"O aquecimento ameaça nossa própria existência", declarou a embaixadora de Nauru, Marlene Moses, que preside a coalizão.

Estas pequenas ilhas são particularmente vulneráveis ao aumento do nível dos oceanos que, segundo especialistas, vai subir um metro ou mais até 2100.


FONTE:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3814407-EI238,00-Cientistas+querem+construir+cupula+sobre+cidade+de+Houston.html

UMA CÚPULA PARA HOUSTON - EUA


CIENTISTAS QUEREM CONSTRUIR UMA CÚPULA SOBRE A CIDADE DE HOUSTON NO TEXAS - EUA

A área se estenderá ao longo de 21 milhões de metros quadrados
09 de junho de

Uma equipe de engenheiros propôs a construção de uma gigante bolha para proteger a cidade de Houston, no Texas, contra os danos causados pelo aquecimento global. A cúpula poderia proteger a quarta cidade mais populosa dos Estados Unidos de tempestades severas, incluindo furacões e tornados.

Grandes tempestades custam cerca de 10 bilhões de dólares para a cidade. Mas não são só os furacões que castigam Houston, o calor e a umidade também causam danos. O ar condicionado, única solução em alguns dias, tem um custo muito elevado. Houston usa anualmente mais eletricidade do que a cidade de Los Angeles.

Por esses motivos o grupo de cientistas acredita que a única maneira de salvar a cidade é construir a enorme cúpula sobre ela. A cobertura se estenderia em uma área de 21 milhões de metros quadrados e seria a maior estrutura em todo o mundo.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3814407-EI238,00-Cientistas+querem+construir+cupula+sobre+cidade+de+Houston.html