21 maio 2010

VEM AÍ MAIS UM GRANDE EVENTO TÉCNICO SOCIOAMBIENTAL

INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E SERVIÇOS AMBIENTAIS
Encontro Técnico de junho, Vagas Limitadas, Aberto e Gratuito

O segundo encontro técnico do ano acontece dia 24 de Junho, 5ª feira, das 09h00 as 12h00 no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Social na Rua Bela Cintra, 1032 - São Paulo/SP (uma quadra da Estação Consolação do Metro), reunindo especialistas da área e a exposição de 01 case Benchmarking selecionado na edição 2009.

Neste encontro, os especialistas debaterão o tema Inovações Tecnológicas e Serviços Ambientais, Produtos e práticas que apresentam melhorias de processo e ganhos ambientais.

O Encontro Técnico de Junho é dirigido aos Profissionais e Especialistas, Pesquisadores, Consultores e Gestores atuantes em sustentabilidade com especial interesse em saneamento e serviços ambientais. Coordenadores de Projetos do terceiro setor, profissionais de MKT e Comunicação, RH, RI, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Profissionais atuantes em QSMS (Qualidade, Saude, Meio Ambiente e Segurança). Empreendedores e lideranças Públicas e Privadas, e demais interessados no tema.

PAINELISTAS:

Dagoberto Lorenzetti, Engº Mecânico (ITA), pós-graduado em Engenharia Nuclear (IEA/EPUSP) e Análise de Sistemas (FAAP), Mestre em Ciências da Saúde Ambiental (M.H.S., Master of Health Sciences) pela The Johns Hopkins University e Doutor em Administração de Empresas pela FEA/USP. Foi bolsista-pesquisador do Ministério da Educação do governo japonês, junto ao Hayakawa Laboratory do Tokyo Institute of Technology, e da Global Foundation. Foi um dos fundadores do Instituto Bioma. Integrante Comissão Técnica Benchmarking Edição 2008.

Gilmar Altamirano, publicitário e jornalista (responsabilidade social, terceiro setor, meio ambiente), professor universitário (comunicação, marketing, gestão ambiental e responsabilidade socioambiental) e ambientalista (Universidade da Água). Graduado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing de São Paulo - ESPM com curso de administração de empresas em nível de pós-graduação pela EASP-FGV. Pós Graduado em Meio Ambiente e Sociedade pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESP– SP e Diretor-Presidente da Universidade da Água.

André Fontes, Business Manager ASP/WH da Johnson & Johnson apresentando o Case Benchmarking 2009 Pró Sustentabilidade da Ecologia Humana e do Planeta. Para ver as empresas rankeadas pelo Programa Benchmarking, siga para URL: www.benchmarkingbrasil.com.br/index.php?pag=20dccd

SOBRE O ENCONTRO TÉCNICO (FIBoPS Técnica) :

O encontro é aberto e gratuíto com emissão de certificado de participação online. As vagas são limitadas e para mais informações e inscrições, visite a URL: www.maisprojetos.com.br/agenda.php?pag=07bdba

Os Encontros Técnicos são realizados bimestralmente e faz parte do calendário CEBoPS 2010 (Compromisso Empresarial pelas Boas Práticas Socioambientais). Para conhecer o calendário completa, siga para a URL: www.institutomais.org/pag_instituto.php?cod=224

Os encontros técnicos são realizados há mais de 08 anos pelo GMGA - Grupo Multidisciplinar de Gestão Ambiental em parceria com o Instituto Mais. São encontros abertos e com enfoque gerencial nas práticas da sustentabilidade reunindo publico altamente especializado e formador de opinião.

A participação é gratuita e as vagas limitadas. As vagas são preenchidas por ordem de chegada das inscrições. Inscrições apenas pela internet no link: www.maisprojetos.com.br/agenda.php?pag=07bdba

Conheça também:

3ª FIBoPS - Feira e Congresso Internacional Pró-Sustentabilidade - 27 a 29 de Julho no Centro de Convenções Frei Caneca - www.fibops.com.br

8º RANKING BENCHMARKING- Inscrições de cases socioambientais até 31 de Maio - www.benchmarkingbrasil.com.br

18 maio 2010

VEJAM ESTA MARAVILHOSA NOVIDADE- TIJOLO FEITO DE CASCA DE CÔCO



Foto: Olhares – Fotografia online

Pesquisador inventa tijolo feito de casca de coco e de castanha


No lugar da argila, são usados restos de casca de coco, de castanha-do-pará e de tucumã, que costumam ser descartados no processamento dessas frutas.


15/06/2009 - Um novo tijolo inventado pelo Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) não utiliza barro em sua composição. No lugar da argila, são usados restos de casca de coco, de castanha-do-pará e de tucumã, que costumam ser descartados no processamento dessas frutas.
Segundo o pesquisador Jadir Rocha, da área de recursos florestais do Inpa, o novo tijolo é mais resistente que o original, com a vantagem de oferecer mais proteção contra o calor amazônico. “Como as matérias-primas são de vegetais, proporcionam um ambiente muito agradável, faça chuva ou faça sol”, afirma.

Para conseguir agrupar as cascas duras das frutas e formar um bloco compacto, os restos são triturados, misturados com uma resina e prensados. Além de reciclar esses materiais, o tijolo vegetal tem a vantagem ecológica de não precisar ser cozido, evitando que árvores sejam cortadas para alimentar fornos.

Outra vantagem enumerada por Rocha é que o novo tijolo dispensa cimento, pois tem um encaixe que une as peças. Água e cupim, graças à resina utilizada para colagem, também não serão problema. “Utilizamos resina fenólica, uma cola irreversível. Ela é derivada de petróleo. O ideal seria que tivéssemos resinas naturais, mas infelizmente as pesquisas ainda estão começando”, diz o pesquisador do Inpa.

Fonte:http://www.rts.org.br/noticias/destaque-2/pesquisador-inventa-tijolo-feito-de-casca-de-coco-e-de-castanha

16 maio 2010

O ACIDENTE DO GOLFO DO MÉXICO E OUTRAS TENTATIVAS PARA EVITAR O VAZAMENTO DE PETRÓLEO


11/05/2010 - 20h16
BP envia nova estrutura para conter vazamento no Golfo do México

PORT FOURCHON, Louisiana (Reuters) - A British Petroleum afirmou nesta terça-feira ter finalizado a construção de uma cúpula menor projetada para conter o vazamento de petróleo no fundo do Golfo do México e planeja tentar colocar a peça sobre o local da perfuração na quinta-feira.

A cúpula foi levada ao mar por um navio do porto Fourchon, no Estado norte-americano da Louisiana, onde foi fabricado, e será colocado perto do local de vazamento na terça-feira, disse à Reuters o porta-voz da BP, Bill Salvin.

Submarinos robôs farão, então, os preparativos antes da estrutura ser colocada no local, disse ele.

"Esperamos ter o sistema pronto até quinta-feira", disse Salvin.

A cada dia, pelo menos 800 mil litros de petróleo são liberados no Golfo desde a explosão, em 20 de abril, que demoliu a plataforma de perfuração Deepwater Horizon, matando 11 pessoas.

Esta estrutura é consideravelmente menor que a primeira cúpula que a BP tentou, sem sucesso, usar na semana passada e é destinada a permitir que o gás metano seja bombeado pela estrutura, o que, segundo engenheiros, evitará a cristalização que frustrou a tentativa anterior, disse Salvin.

Todos os trabalhos estão sendo feitos em quase escuridão total, a uma profundidade de quase 1.600 metros.

(Reportagem de Steve Gorman)

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2010/05/11/bp-envia-nova-estrutura-para-conter-vazamento-no-golfo-do-mexico.jhtm
Fonte:

O PAPEL DE COCÔ DE ELEFANTE - ISTO É RECICLAGEM!



Quando achamos que já vimos de tudo, novas alternativas surgem. Foi o que aconteceu quando algumas empresas começaram a produzir papel a partir de um material, no mínimo, curioso: fezes de elefante. Mas não precisa fazer cara de nojo. Apesar da matéria-prima exótica, o produto possui excelente qualidade e os fabricantes garantem: tem um cheirinho bem agradável.

Por ingerir apenas vegetais, e em grande quantidade, o elefante acaba gerando fezes ricas em fibras, ideal para a fabricação de caixas, lembrancinhas, conjuntos, porta-retratos, blocos, cadernos, envelopes e papeis coloridos. Um único elefante pode produzir até 25 kg de fibras todos os dias, sem precisar derrubar uma árvore sequer.

O processo de produção é simples. Depois de coletada, as fezes do elefante é lavada e fervida durante cerca de cinco horas. Em seguida, o material é alvejado e as fibras são teadas para então, se adicionar os corantes. O material é pesado, distribuído uniformemente em telas e secos ao sol. O produto é por fim lixado, montado e vendido para as fábricas que irão confeccionar os papéis.

Fonte:http://www.rumosustentavel.com.br/empresas-produzem-papel-com-fezes-isso-mesmo-de-elefante/

Caixas, cartões, envelopes e diversos outros tipos de produtos podem ser fabricados a partir das fezes dos elefantes

“Nós conseguimos fazer aproximadamente 25 folhas grandes de papel a partir de uma única peça de cocô de elefante. Ou seja, em torno de 10 cadernos de notas incluindo as capas e contracapas”, afirmam os fabricantes da Elephant Poo Poo Paper. Outra empresa que fabrica esse tipo de papel é a Elephant Dung Paper, que ainda utiliza parte dos recursos das vendas para manter um programa de proteção aos animais.

Apesar de estranha, a ideia pode ser muito boa, já que colabora para a preservação da espécie, reduz o desmatamento, e de quebra ainda gera mídia espontânea graças à curiosa matéria-prima com que o produto é fabricado.

O material reduz a extração de madeiras e ajuda na conservação dos elefantes

E se a ideia do cheiro do material ainda atormenta, os fabricantes garantem: o papel não fede. “Nossos produtos possuem um cheiro normal, como qualquer outro. Apesar disso, já estamos experimentando adicionar alguns aromas, como canela, limão e café”, afirmam.

E se você achou que acabava por ai, se enganou. Uma companhia chinesa está utilizando excrementos de panda para produzir papel higiênico. Outra, já produz papel com fazes de carneiro e alce. Se hoje em dia até isso pode ser reciclado, difícil pensar em algo que não possa.
Para mais informações sobre Sustentabilidade: http://www.ecodesenvolvimento.org