05 abril 2009

PORTUGAL DANDO BONS EXEMPLOS


1ª Central de compostagem do Alentejo
Está previsto que a primeira central de compostagem do Alentejo localizada entre os concelhos de Avis e Fronteira no distrito de Portalegre, estará pronta já durante o próximo mês de Julho. Isto são óptimas notícias uma vez que esta central criará cerca de 55 postos de trabalho na zona de Portalegre, além dos benefícios que uma estrutura deste género aporta para o ambiente.
Este projecto de 16 milhões de euros, comparticipado em 40% pela União Europeia é considerado uma passo muito importante para alcançar as metas impostas pela U.E. relativamente ao tratamento dos lixos.

Objectivamente esta central transformará os resíduos orgânicos (principalmente restos de comidas, relva e cortes de árvores) de 16 munícipios do distrito em adubos naturais que posteriormente serão colocados à venda tanto para consumidores domésticos como para uso agrícola a grande escala.
Além da produção de adubos completamente isentos de produtos químicos, o tratamento dos resíduos orgânicos traz vantagens a nível de redução da emissão de gases relacionados com o efeito de estufa.
Depois de testes tecnológicos e formação de pessoal, é suposto a central estar a funcionar a 100% em Setembro deste ano. Desejamos que tudo corra bem até lá!
Miguel Almeida


Fonte: Blog Top Rural

INCÊNDIO FLORESTAL - 7 MIL HA. PEGAM FOGO EM CUBA.

Um incêndio florestal na província oriental de Camagüey afetou sete mil hectares de uma das principais reservas de coníferas de Cuba. O fogo ainda não foi controlado, informaram neste sábado (4) meios de imprensa oficiais.
O acidente, considerado "de grandes proporções", começou na tarde da quinta-feira (2). Várias equipes de bombeiros, guardas florestais e instituições trabalham para controlá-lo, informou a Agência de Informação Nacional (AIN).
O Conselho de Defesa Provincial de Camagüey informou que o fogo tem "uma frente de 12 km" em uma das maiores reservas de pinheiro e eucalipto da ilha.
"As condições ambientais são propicias para o avanço do incêndio, pois nas plantações há abundante material seco, baixa umidade pela estação de poucas precipitações, e ventos relativamente fortes", explicou a AIN.
Fonte:http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1073702-5602,00.html