03 fevereiro 2019

ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO MG

Brumadinho: bombeiros iniciam buscas em áreas secundárias

Lama nesses locais ainda está fluida e exige utilização de escavadeiras anfíbias.
Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizam buscas na área atingida por lama em Brumadinho (MG)Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizam buscas na área atingida por lama em Brumadinho (MG) (CBMMG/Divulgação)


No décimo dia após o rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais expandiu as buscas para três áreas ainda pouco exploradas, atingidas pelo fluxo secundário do rejeito.
A lama, nesses locais, ainda está fluida, dificultando o deslocamento das equipes e configurando o que os bombeiros chamam de “zona quente”, segundo a assessoria de imprensa da instituição. Para acessá-las, devem ser usadas escavadeiras anfíbias, que conseguem se locomover em terrenos úmidos e perfurar a lama para procurar pelas mais de 200 vítimas da tragédia que ainda estão desaparecidas.
Fonte: https://veja.abril.com.br/brasil/brumadinho-bombeiros-iniciam-buscas-em-areas-secundarias/
Comentários da blogueira: Além do crime social, o evento de Brumadinho MG, é também um enorme crime ambiental. Os cursos de água, Córrego do Feijão e Rio Paraopeba, chegando até o Rio São Francisco, estão tremendamente afetados em seus cursos, uma vez que forneciam água e peixes para os habitantes de suas margens. 
      Houve também, uma imensa devastação das matas em suas margens, principalmente o córrego Feijão, que fornecia água para as criações e hortaliças plantadas em suas várzeas. É muito triste de se ver a irresponsabilidade humana destruindo vidas em nosso planeta. Faltou lógica, planejamento e reponsabilidade, na confecção, visando custos financeiros menores, no armazenamento dos resíduos da mineração Não queremos que a empresa Vale do Doce deixe de explorar os minérios mas que ela seja responsável e ofereça segurança, para não ceifar vidas de pessoas, animais e prejudique o meio ambiente, pagando um preço elevadíssimo para reconstrução de suas margens e leitos.
Como uma boa mineira, eu choro pelas vidas perdidas, das pessoas, animais e ecossistemas destruídos.
Helena Rezende