24 maio 2011

E O CÓDIGO FLORESTAL................????

Vocês, meus(minhas) queridos(as) amigos(as) leitores (as), acreditam mesmo que se preservarmos as nossas nascentes, os nossos cursos d´água, nossos mares, lagos, oceanos e florestas, estaremos mesmo reduzindo as nossas possibilidades de produzirrmos alimentos????

E sem água, será possível vivermos ...???

E sem ar puro, poderá haver vida....???

Sem água poderemos irrigar as hortas ou lavouras que necessitam deste líquido constante para se desenvolverem?

Amigos e amigas, vamos deixar cair a nossa ficha...vamos repensar as nossas leis ambientais e o nosso CÓDIGO FLORESTAL, que está em votação no Congresso Nacional.

Então se você é favorável ao desmatamento das florestas, ao assoreamento e poluição dos cursos d´água, pense e reflita sobre o seguinte:  

 “Depois que o homem destruir o verde e envenenar a água, um pouco antes de morrer chegará a conclusão que não pode comer dinheiro” (autor desconhecido) ... 

            ......Pensem nisto.....antes de aprovarem as leis contra o meio ambiente....

O AQUECIMENTO GLOBAL E A SUA INFLUÊNCIA SOBRE AS CATÁSTROFES CLIMÁTICAS

Ciclones, furacões, tornados...


Por: Juliana Rocha


Você sabe o que são ciclones, furacões, tufões?
Sabe o que são tornados, tempestades tropicais, depressões tropicais?
Sabe quais as diferenças entre um furacão e um tornado?
E entre uma tempestade tropical e uma depressão tropical?
Pois todos estes nomes se referem a fenômenos do clima.
Espere aí, você sabe o que é clima?
Clima e tempo são ideias usadas em meteorologia, que é a ciência que estuda as mudanças na atmosfera e interpreta os dados relativos às chuvas, ventos, temperatura e umidade de ar. Quando os meteorologistas falam em tempo, estão considerando as mudanças que acontecem num período curto, como um dia ou uma semana. Já quando falam de clima, estão se referindo à média das mudanças num período longo, como meses ou anos.

A presença do clima em nossas vidas pode ser facilmente percebida pelo ciclo das estações. É a posição da Terra no sistema solar que determina se é verão, primavera, outono ou inverno. Mas ainda que seja verão no Brasil, por exemplo, nem todas as cidades do país experimentarão as mesmas temperaturas: as condições locais, como a presença de lagos, rios, mares, montanhas e o tipo de vegetação, também influenciam no comportamento médio da atmosfera.

Embora o clima tenha sempre variado de modo natural, as mudanças registradas nos últimos 150 anos têm preocupado cientistas. O aumento das emissões de gases como o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4) e o óxido nitroso (N2O) na atmosfera dificultam o processo de resfriamento do planeta Terra, gerando o chamado efeito estufa e criando novos padrões de vento, temperatura, chuva e circulação dos oceanos. Algumas das consequências previstas do aquecimento global são o aumento do nível do mar, chuvas mais fortes e frequentes, erosão do solo e extinção de espécies animais e vegetais.

Mas isto já é outro papo, não é?! Voltemos aos fenômenos do clima. Cada um dos fenômenos mencionados lá no começo do texto tem características próprias e acontece mais facilmente em diferentes lugares do planeta. Os tornados, por exemplo, são comuns nas Montanhas Rochosas, nos Estados Unidos. Já os furacões acontecem em todo o Oceano Atlântico e no leste e no centro do Oceano Pacífico.

Você quer descobrir mais sobre furacões, tornados e tempestades, não é mesmo? Então clique nos links abaixo para saber mais sobre cada um deles. E não se esqueça de ver também as consequências destes fenômenos para a saúde!

Fonte: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=704&sid=9