15 maio 2011

A GRANDE IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO AÉREO NA DETECÇÃO DE CRIMES AMBIENTAIS...!

Edição do dia 14/05/2011


Avião-robô flagra crime ambiental no interior de São Paulo

Um avião-robô, que ainda esta sendo testado pela polícia, voltou do primeiro voo com o flagrante de um crime ambiental no interior de São Paulo.

Parece um brinquedo, mas a tecnologia é de missões importantes. O aviãozinho desenvolvido pela USP de São Carlos tem computador de bordo e uma câmera capaz de fazer imagens até durante a noite. Tudo é enviado na hora para uma estação em terra. Funciona com controle remoto ou no piloto automático.

“Ele obedece toda a marcação que é feita tanto em termos de altitude, longitude e latitude. Então ele consegue determinar pontos específicos onde ele deve fazer uma fotografia, uma filmagem”, explica Kalinka Castelo Branco, pesquisadora da USP.

O interesse da polícia por esta nova forma de fiscalização foi imediato e cresceu assim que o aviãozinho voltou do primeiro voo de teste já com flagrantes de crimes ambientais.

As imagens mostram uma área degradada nas margens do rio Mogi Guaçu, no interior de São Paulo. A polícia comparou com fotos de satélite feitas há oito anos e constatou que o curso do rio foi alterado pela ação de dragas. O dono de uma fazenda, que drenou uma várzea protegida por lei, e o responsável por um porto de areia, foram multados e vão responder por crimes contra o meio ambiente.

“A área, ela tem que ser recuperada por meio de projetos. Tem um prazo e não cumprido poderá até sofrer novas sanções”, diz Luis Gustavo Biagioni, capitão da policia ambiental.

Três aviõezinhos estão sendo usados pela polícia ambiental em voos experimentais de patrulha.

“Tecnologia é fundamental para você melhorar o padrão de qualidade do seu serviço”, diz o Tenente Coronel Gilmar Ogawa, comandante da policia ambiental.

A Polícia Federal também tem um projeto de pequenos aviões não-tripulados.
O plano é começar em setembro o uso desses equipamentos voadores na fiscalização das fronteiras.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/05/aviao-robo-flagra-crime-ambiental-no-interior-de-sao-paulo.html