17 janeiro 2014

AS GRANDES DESCOBERTAS NA ÁREA DE TINTAS ECOLOGICAMENTE CORRETAS


Tinta de baixo custo é produzida com bagaço e palha da cana
 
16 de Janeiro de 2014                           

Um grupo de cientistas da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP conseguiu desenvolver uma tinta látex que utiliza bagaço e palha da cana de açúcar como aditivo e ainda melhora a absorção do som, diminui a propagação da chama e mantém a aderência como as tintas comuns. O produto ainda traz como inovação menor impacto ambiental e baixo custo.
A pesquisa surgiu de um trabalho em conjunto dos Departamentos de Biotecnologia, de Materiais e Engenharia Química, com a participação dos professores Ângelo Capri Neto, Adilson Roberto Gonçalves, Maria da Rosa Capri, da aluna de doutorado Fernanda de Carvalho Oliveira e do estudante de iniciação científica Alessandro Costa Pinto.
Segundo Capri Neto, a proposta do estudo foi adicionar a biomassa à tinta látex, uma das mais empregadas para a pintura de interiores de construções, para diminuir a utilização dos derivados do petróleo, que fazem parte da composição química da tinta.
“A escolha do bagaço e da palha da cana se justifica pela abundância nas regiões canavieiras e que, hoje, são rejeitos da indústria agrícola e precisam de uma destinação. Além disso, a substituição parcial do petróleo pela fibra natural reduz o custo de produção e o impacto ambiental quando o material for descartado”, explica o professor.
Para os pesquisadores, a absorção do som já era esperada, uma vez que ocorreu mudança da textura com aplicação dos rejeitos da cana. O produto apresentou um aumento significativo de absorção de som (15 decibéis) em relação à tinta sem aditivos (10 decibéis).
O que mais surpreendeu os pesquisadores foi a resistência do produto à chama. “A tinta látex é altamente inflamável. Então, se ocorrer um incêndio em um ambiente pintado com a tinta, a propagação da chama será alta. Percebemos que a palha da cana criou uma barreira, retardando esse efeito”, disse Capri Neto.
Além disso, a lignina – uma macromolécula obtida do fracionamento do bagaço e da palha – foi utilizada na obtenção de resina fenólica e também proposta para compor a formulação de tintas.

16 janeiro 2014

COM AS ALTAS TEMPERATURAS VERIFICADAS ULTIMAMENTE, PRECISAMOS FICAR ATENTOS AOS RISCOS DE QUEIMADAS !

Desastres | 16/01/2014 18:07
 

Incêndio florestal queima casas no sul da Califórnia

Fogo já obrigou mais de duas mil pessoas a abandonar suas residências

  


           
Mario Anzuoni/Reuters
Casa pegando fogo por causa de um incêndio florestal em Glendora, no sul da Califonia
Casa pegando fogo por causa de um incêndio florestal em Glendora, no sul da Califonia
Glendora - Mais de duas mil pessoas viram-se forçadas a abandonar suas residências no sul da Califórnia por causa de um incêndio florestal que já queimou duas casas e ameaça bairros inteiros na árida região das montanhas de San Gabriel, a cerca de 40 quilômetros do centro de Los Angeles.

Daryl Osby, comandante do Corpo de Bombeiros do condado de Los Angeles, disse que um morador sofreu queimaduras, mas os ferimentos não são graves.

De acordo com a polícia, o incêndio foi iniciado por três pessoas que faziam uma fogueira num acampamento. O grupo foi indiciado.
 
Fonte:http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/incendio-florestal-queima-casas-no-sul-da-california

12 janeiro 2014

OS TERREMOTOS E A NOSSA RESPONSABILIDADE PELAS SUAS OCORRÊNCIAS

Hoje vi uma matéria no Canal Discovery sobre os terremotos na China. Engenheiros chineses estudam as causas das ocorrências;

Um ponto que chamou-me a atenção e reputo de grandes possibilidades, é que há uma grande probabilidade dos terremotos, pelo menos em escala razoável deles, ter como ponto de origem ou fator desencadeante a ação do homem na execução de barragens (represas).

No intuito de se conseguir energia hidráulica, o homem constrói represas e mais represas pelo planeta afora. Na China a realidade é bem presente, pois a necessidade de se produzir energia é enorme. A China precisa se desenvolver para produzir alimentos para sua população gigantesca de mais de 1 bi e 300 milhões de habitantes.

Haja energia para suportar e desenvolver o gigantesco país chinês.

Ilustramos o presente comentário, com observações realizadas sobre o mesmo tema:

"O pesquisador Leonardo Seeber, do Observatório Terrestre         Lamont-Doherty, em Nova York, divulgou um estudo que mostra como    as ações humanas podem influenciar a ocorrência de terremotos. Segundo ele,  não são somente as forças naturais que causam estes desastres.

As análises de Seeber mostram que os impactos da   engenharia na natureza são comuns e têm ocorrido com mais frequência há pouco mais de       meio século. Um dos exemplos usados para comprovar a teoria foi o terremoto de 1967, ocasionado em consequência da construção de da represa Koyna, na Índia.

Apesar de ter um argumento bem formado, o especialista admite que é difícil diferenciar os terremotos ocasionados por causar naturais ou por ações humanas. A falta de apoio das
empresas durante as investigações torna o processo ainda mais árduo.

“Os representantes das empresas responsáveis geralmente se recusam a admitir a responsabilidade e dificultam a obtenção de dados que comprovem essa influência”, declarou ele ao New York Times.

Seeber explica que a mudança na pressão consequente da construção     de represas ou exploração de petróleo podem facilmente ocasionar a ruptura de uma falha geológica. Essas são as duas principais atividades humanas que podem resultar em terremotos ou desastres maiores. Em contrapartida, o processo de obtenção de gás natural não está na lista de causadores de terremotos de Seeber. Com informações do New York Times.

fonte: http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/3556/pesquisa_mostra_interferencia_humana_na_ocorrencia_de_terremotos/