17 abril 2011

PREDIO COMERCIAL ECOLÓGICO NA ALEMANHA - EXCELENTE IDÉIA

Arquitetos projetam edifício comercial de maneira ecológica na cidade de Hamburgo. Prédio gastará 72% menos energia que construções comuns

Por Casa e Jardim Online


O prédio economiza 72% de energia em comparação a construções comuns.
Jardins e áreas livres em quase todos os andares, espaços de integração social, amplas janelas e portas para favorecer iluminação e ventilação naturais. Tudo isso estará presente no novo projeto da empresa alemã "Greeen Architects": um complexo de ecotorres, que abrigará a sede da entidade responsável pela regulamentação de construções e meio ambiente na cidade de Hamburgo, na Alemanha. Os arquitetos ainda não divulgaram a data de início da construção.


72%. Essa é a porcentagem de energia economizada, se o edifício for comparado a outro, projetado de maneira convencional. Assim, as torres emitirão uma quantidade muito baixa de carbono. Elas só não serão construídas com materiais reaproveitados por uma exigência do cliente. Se isso fosse possível, o prédio teria chances de ganhar um certificado do Conselho de Construções Sustentáveis da Alemanha.

Uma das maiores preocupações era pontuar o edifício com áreas verdes.
O objetivo era fazer com que o edifício, além de ecológico, fosse um local de trabalho calmo e tranquilo. Para isso, as fachadas sul e leste foram planejadas com isolamento térmico e acústico. Isso ajudará a diminuir o barulho excessivo, já que o endereço do terreno é uma das avenidas mais movimentadas da cidade, a 5 km do centro. Já o lado norte da construção, terá janelas amplas, para aumentar a circulação de ar e a intensidade de iluminação.

Uma das preocupações centrais dos arquitetos era deixar o prédio com jardins de fácil acesso, em diferentes andares. Os primeiros pavimentos serão abertos para o público, permitindo a integração entre os funcionários e a comunidade local. Com áreas verdes, restaurantes e até uma biblioteca, o edifício pretende ser um espaço de convivência social.

Mais do que um local de trabalho, as ecotorres pretendem ser um espaço de convivência social

Fonte: http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI98349-16938,00-PREDIO+ECOLOGICO+NA+ALEMANHA.html
 
Queridos leitores, esta aí uma boa idéia a ser seguida, pois a vida exige que a palavra chave seja SUSTENTABILIDADE.
 
ECONOMIZAR ENERGIA, é outra necessidade premente...utilizarmos energias alternativas às que danificam o meio ambiente é a atitude radical que devemos tomar, portanto, vamos aplicar estas grandes idéias em nossas cidades.
 
Helena Rezende