03 junho 2011

JAGUARIÚNA NA SEMANA DO MEIO AMBIENTE - VEJA A PROGRAMAÇÃO

A Programação terá oficinas, palestras, atividades culturais e feiras de sustentabilidade e trocas solidárias.
A Prefeitura de Jaguariúna estará promovendo, de 6 a 11 de junho, a Semana do Meio Ambiente de Jaguariúna – Semeiajá 2011. A Semeiajá contará com uma ampla programação, incluindo cursos, oficinas, atividades culturais com cinema e teatro e exposição de projetos (veja programação completa abaixo). As atividades ocorrerão em quatro locais diferentes: Parque Santa Maria, Campus I e II da Faculdade de Jaguariúna (FAJ) e Centro Cultural.

Na Segunda-feira, 06/06/2011, a Semeiajá tem início com a Feira de Sustentabilidade no Parque Santa Maria, onde empresas, ONGs e instituições como Ambev, CPFL, Nycomed, Trilhos do Jequitibá, Embrapa e Originais da Terra, entre outros, terão oportunidade de mostrar seus projetos de sustentabilidade ambiental, produtos e serviços.

Estão previstos cursos e oficinas de agroecologia, economia solidária, construção de instrumentos musicais e de brinquedos com sucata e origami. O filme Bee Movie será a atração nas escolas durante toda a semana e o documentário Lixo Extraordinário, de Vik Muniz, será exibido nos dias 7 e 9, seguido de debate.

Durante a Semeiajá será também divulgado o ganhador do concurso para escolha do logotipo do Conselho de Defesa do Meio Ambiente (Condema), realizado em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Jaguariúna (FAJ). Os trabalhos dos alunos finalistas serão expostos ao longo da semana.

O evento foi organizado pelo Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Gestão Ambiental com apoio das secretarias de Educação, Turismo e Cultura, Juventude, Esportes e Lazer e de Relações do Trabalho, além da UniAngatu (Universidade do Meio Ambiente e Bem-estar de Jaguariúna), Faculdade de Jaguariúna (FAJ) e Embrapa.

“Queremos o envolvimento da comunidade nas diversas atividades que preparamos para a Semana do Meio Ambiente. É importante que a população seja conscientizada sobre a questão ambiental do município, abrindo espaço para a reflexão, a troca de conhecimentos e a construção conjunta de soluções e iniciativas”, avalia José Francisco Veiga, secretário de Gestão Ambiental.

A diretora de Meio Ambiente, Rafaela Giusti Rossi, reforça que o evento será uma oportunidade de atingir diferentes públicos e mostrar, com ações e projetos, como cada um pode fazer a sua parte na defesa do meio ambiente. “Podemos fazer a diferença para ajudar a criar um mundo melhor”, afirma.

Dia do Meio Ambiente - O Dia do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi criada em 1972, a partir de um encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de tratar assuntos ambientais. A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, nela foram criados vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante da temática ambiental.

Confira a programação da Semeiajá 2011:

Dia 6 (segunda-feira)

9h- Abertura oficial - premiação do Concurso do Condema - Espaço Azul

8h30 – Cinema na Escola – Bee Movie 10h às 16h - Feira de Sustentabilidade – Parque Santa Maria

Dia 7 (terça-feira)

8h30 – Cinema na Escola – Bee Movie 10h às 16h – Feira de Sustentabilidade – Parque Santa Maria 13h30 – Minicurso Agroecologia – Embrapa e Yamaguishi 18h – Caminhada Ecológica com o prefeito – Parque Linear 20h – Cine diálogo Lixo Extraordinário – FAJ Campus I

Dia 8 (quarta-feira)

8h30 – Cinema na Escola – Bee Movie 10h às 16h – Feira de Sustentabilidade – Parque Santa Maria 14h – Construção de Instrumentos Musicais com Sucata – Parque Santa Maria 14h – Oficina e Teatro de Bonecos – FAJ Campus I 16h – Teatro “A incrível Viagem”

Dia 9 (quinta-feira)

8h30 – Cinema na Escola – Bee Movie 14h – Mini curso Economia Solidária – Parque Santa Maria 14h – Oficina de Brinquedos com Sucata – Parque Santa Maria 17h30 – Palestra para Educadores – Rachel Cavalcanti – FAJ I 20h – Cine diálogo Lixo Extraordinário – FAJ Campus II

Dia 10 (sexta-feira)

8h30 – Cinema na Escola – Bee Movie 14h – Oficina de Origami – Parque Santa Maria

Dia 11 (sábado)

10h às 12h – Feira de Trocas Solidárias – Centro Cultural


Texto: Maria José Basso

Prefeitura de Jaguariúna – Secretaria de Comunicação Social

Edinho Baffi – Secretário de Comunicação Social (19) 3867-9845 – 7801-9630 – comunicacao@jaguariuna.sp.gov.br

Maria José Basso – Diretora de Imprensa - (19) 3867-9835 – 7806-7853 – comunicacao.gabinete@jaguariuna.sp.gov.br

Aluízio Santana – (19) 3847-1205 – 7801-3874 – imprensa@jaguariuna.sp.gov.

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: A nossa ONG XODÓ DE BICHO também estará na Feira, mostrando o que já fizemos pelos animais do município e região.