29 maio 2009

ENERGIA EÓLICA - UMA ENERGIA LIMPA


Uma empresa mineira canadiana inaugurou, na Argentina, o gerador de energia eólica «mais alto do mundo», 4.200 metros acima do nível do mar, na cordilheira dos Andes, na fronteira com o Chile, noticia a Lusa.


De acordo com a agência noticiosa, o gerador, da firma Barrick Gold, tem 60 metros de altura por 40 metros de largura e uma hélice de 80 metros de diâmetro capaz de produzir até dois megawatts de electricidade em condições climatéricas extremas.
A estrutura foi montada na mina Veladero, onde a empresa explora ouro e prata, e será posta à prova sob baixa pressão atmosférica e com rajadas de vento de mais de 200 quilómetros por hora.


O seu mecanismo é accionado por computadores que enviam informação por cabos de fibra óptica para um centro instalado na mina ou para a sede do fabricante, na Alemanha, onde o gerador pode ser operado remotamente.


A Barrick Gold adiantou que se trata de uma primeira experiência, com vista à instalação de «um dos maiores parques eólicos» do Chile, com 18 moinhos capazes de gerar 36 megawatts de electricidade num terreno de 150 hectares, na localiddae de Punta Colorada, na região de Coquimbo, sobre os Andes.

A EMPRESA MOTOROLA ESTÁ UTILIZANDO O LODO ORGÂNICO COMO ADUBO

Li, na semana passada (23/05/2009), uma matéria da jornalista Gláucia Santinello, no Jornal Gazeta Regional de Jaguariúna, que a empresa multinacional MOTOROLA, produtora de aparelhos de telefonia celular; está aproveitando o lodo orgânico produzido na sua estação de tratamento de esgoto, como adubo orgânico. Vale salientar que o lodo produzido, é oriundo de esgotos dos sanitários e restaurantes, não possuindo portanto, resíduos industriais. Constituindo-se assim num lodo totalmente orgânico.
Este trabalho está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto Agronômico de Campinas - IAC, que está utilizando o material orgânico convertido em microorganismos e após receber um tratamento de quatro meses, nas áreas verdes da empresa. Foram feitas também, pesquisas da utilização do adubo obtido do lodo, em plantação de citrus da própria empresa, durante um período de dois anos, com a obtenção de resultados positivos.
Para o pesquisador do IAC, Ronaldo Berton, o material atua como fonte de nitrogênio, potássio, fósforo, cálcio, magnésio e zinco para as plantas; o que o torna um adubo completo.
O REUSO DA ÁGUA - a Motorola está reutilizando a água proveniente dos banheiros e restaurante, após o seu tratamento e desinfecção está sendo reutilizada nas torres de resfriamento de ar condicionado. A empresa contabiliza mensalmente, a reciclagem de 6 milhões de litros de água.
Com estas atitudes, a Motorola se torna, não só uma empresa ecològicamente correta, mas um grande exemplo para outras empresas e até municípios, onde as prefeituras não têm uma consciência ambiental.
Parabéns, Motorola!

25 maio 2009

CURSO PRÁTICO DE AGRICULTURA ORGÂNICA 2009

Módulo I - 27 e 28 de junho

Módulo II - 25 e 26 de julho

Módulo III - 29 e 30 de agosto

Módulo IV - 26 e 27 de setembro

Fazenda Nata da Serra - Serra Negra, SP

Sítio Catavento - Indaiatuba, SP

Introdução
A exploração dos recursos naturais pelo homem para fins econômicos provocou profundas alterações sociais e ambientais em nosso planeta. As conseqüências são inúmeras e em alguns casos catastróficas. Em contrapartida os estudos e evidências demonstram que a única esperança para a prosperidade da humanidade é o uso responsável e racional dos recursos, ou seja, a busca por métodos de desenvolvimento sustentável em todas as vertentes da economia. No caso específico da agricultura, o sistema orgânico é o que mais se aproxima do ideal da sustentabilidade e da responsabilidade sócioambiental, unindo o respeito ao meio ambiente, ao trabalhador e à sociedade com viabilidade econômica. Surge assim a necessidade de profissionais capacitados para atender esta crescente demanda nos setores de produção, comercialização e exportação de produtos orgânicos.
Público-alvo
Agricultores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes, comerciantes, ambientalistas e demais interessados.
Objetivo
Capacitar os participantes para o desenvolvimento de atividades nas áreas de produção, comercialização e assistência técnica de produtos orgânicos.
Formato
Serão abordadas todas as questões fundamentais da agricultura orgânica, durante quatro fins de semana, sendo um módulo por mês, com carga horária total de 64 horas.MetodologiaAs aulas teóricas serão realizadas no período da manhã e ministradas por profissionais conceituados com temas previamente estabelecidos pela organização técnica. As aulas práticas ocorrerão à tarde, e serão conduzidas por produtor orgânico, visando demonstrar na prática os temas teóricos. À noite haverá apresentação de vídeos para discussões e trabalhos em grupo.
Conteúdo
Módulo I - Introdução à agricultura orgânica
27 e 28 de junho
(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)
- Definição e princípios da agricultura orgânica
- Manejo ecológico do solo
- Importância dos centros de origem das plantas e sua resistência a pragas e doenças
-Teoria da Trofobiose
- Análise de solos
- Indicadores de qualidade de solo
- Vocação da propriedade
- Conforto ambiental da planta
- Equilíbrio nutricional
Docentes: Ana Primavesi, Hasime Tokeshi e Pedro José Valarini
Produtor: Fernando Ataliba Nogueira
Módulo II - Manejo ecológico e agrofloresta
25 e 26 de julho
(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)
- A Natureza como modelo
- Fertilização- Irrigação
- Manejo ecológico de pragas e doenças
- Agrofloresta
Docentes: Carlos Armênio Khatounian e Nelson Correa Neto
Produtor: Fernando Ataliba Nogueira
Módulo III - Pecuária e processamento
29 e 30 de agosto
(Fazenda Nata da Serra - Serra Negra, SP)
- Manejo e conservação de pastagens
- Sistemas ecológicos de produção (ambiência)
-Controle de ecto e endo parasitas
-Homeopatia animal
-Produção de leite
-Industrialização (laticínios)
-Pastejo rotacionado
-Arborização e consorciação
-Projeto Balde Cheio
Docentes: Artur Chinelato de Camargo, Marcelo Morandi e Mário Ramos
Produtor: Ricardo Schiavinato
Módulo IV - Aspectos econômicos e sociais
26 e 27 de setembro
(Sítio Catavento - Indaiatuba, SP)
- Planejamento agrícola
-Custo de produção
-Análise de mercado
-Planejamento estratégico
-Planejamento tático
-Planejamento operacional
-Questões nutricionais
-Questões de saúde
-Questões sociais
Docentes: Nilson Antônio Modesto Arraes e Elaine Azevedo
Produtor: Ricardo Schiavinato e Fernando Ataliba Nogueira
Ana Primavesi
. Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Viena; Doutora em Solos; professora de Nutrição Vegetal na Universidade de Santa Maria, RS; fundadora e diretora do Laboratório de Química do Solo. Uma das personalidades do Movimento Agroecológico do Brasil e escritora de diversos livros e artigos sobre Agricultura.
Artur Chinelato de Camargo
. Graduado em Engª Agronômica pela Universidade de São Paulo; mestre em Nutrição Animal e doutor em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste.
Carlos Armênio Khatounian
. Graduado em Química e Engª Agronômica pela Universidade de São Paulo; mestre em Agricultura Ecológica e doutor em Agricultura Sustentável pela Universidade do Estado de Iowa, EUA. Pesquisador do IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná e professor da ESALQ - Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz". Sócio-fundador da AAO - Associação de Agricultura Orgânica e membro do Comitê de Normas Técnicas da IFOAM - International Federation of Organic Agriculture Movements.
Elaine de Azevedo
. Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná; especialização em Medicina Antroposófica, mestre em Agroecossistemas e doutora em Sociologia Politica e Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina. Consultora nas seguintes áreas: Qualidade de Alimentos Orgânicos. Saúde, Qualidade de Vida e Agricultura Familiar Orgânica; Segurança Alimentar e Nutricional; Alimentação Escolar Orgânica; Sensibilização do Consumidor Orgânico; Marketing Institucional dos Alimentos Orgânicos; Riscos vinculados a produção de alimentos; Contexto sócio-político da pesquisa científica em Nutrição.
Fernando Ataliba Nogueira
. Graduado em Sociologia pela PUC- Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Membro do Conselho da AAO; produtor orgânico certificado e proprietário do Sítio Catavento.
Hasime Tokeshi
. Graduado em Engª Agronômica pela ESALQ, Doutorado pela Universidade do Estado de Ohio, EUA. Professor titular do departamento de Fitopatologia da ESALQ e coordenador do programa de melhoramento de hortaliças para o sistema de agricultura sustentável da Fundação Mokiti Okada.
Marcelo Augusto Boechat Morandi
. Graduado em Engª Agronômica, mestre e doutor em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa, MG e pela Universidade de Guelph, Canadá. Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente em controle biológico e outros métodos biocompatíveis no manejo de doenças de plantas.
Mário Ramos
. Graduado em Medicina Veterinária e especialista em saúde e terapias. Médico veterinário homeopata e inspetor do IBD - Associação de Certificação Instituto Biodinâmico.
Nelson Eduardo Corrêa Netto
. Graduado em Engª Agronômica, formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com 12 anos de experiência em assessoria ao desenvolvimento de sistemas agroflorestais e organização da Cooperafloresta - Associação dos Agricultores Agroflorestais de Barra do Turvo, SP e Adrianópolis, PR.
Nilson Antonio Modesto Arraes
. Graduado em Engª Agrícola, mestre em Engª Elétrica e doutor em Engª Civil pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Professor colaborador da Faculdade de Engenharia Agrícola - FEAGRI/ UNICAMP.
Pedro José Valarini
. Graduado em Engª Agronômica, mestre e doutor em Fitopatologia pela USP - Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Microbiologia do Solo pela Universidad Europea de Madrid – UEM, na Espanha e pela Universidad de La Frontera – UFRO no Chile. Professor do Curso de Agroecologia e Desenvolvimento Rural da UFSCar em Araras, SP. Membro representante da Embrapa na CPOrg-SP (Comissão da Produção Orgânica no Estado de São Paulo). Pesquisador da Embrapa Meio Ambiente em indicadores de qualidade ambiental (do solo).
Ricardo Schiavinato
. Graduado em Engª Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal, SP. Consultor em agricultura orgânica, produtor orgânico certificado e proprietário da Fazenda Nata da Serra.
Inscrições
Vagas limitadas = 30 participantes
Valor = R$1.200,00* 10% de desconto para pagamento à vista -->* não estão inclusos os valores de hospedagem e alimentação
Procedimentos para a inscrição:
1) Efetuar depósito bancário na conta da FundAg no Banco do Brasil - Ag. 3360-X Conta nº 15016-9
2) Imprimir e preencher a Ficha de Inscrição e
3) Enviar a ficha de inscrição e comprovante de depósito, aos cuidados de Rafael Diego F. de Oliveira, pelo Fax (19) 3233-8035.
Formas de Pagamento:- Parcelado em 4 vezes de R$ 300,00, sendo a primeira parcela via depósito na Fundage as demais com cheques pré-datados entregues no primeiro dia do Módulo I;
ou- 10% de desconto para pagamento à vista.
Informações sobre hospedagem e alimentação
Sítio Catavento Produtos Orgânicos(19) 3894-5775 / (19) 9698-7241 sitiocatavento@gmail.com
Mais informações Embrapa Meio Ambiente Área de Comunicação Empresarial Caixa Postal 69 Cep 13820-000 Jaguariúna/SP Telefone: (19) 3311-2653 Fax: (19) 3311-2740 Atendimento ao cliente: sac@cnpma.embrapa.br Site: www.cnpma.embrapa.br
Realização
Sítio Catavento e
Fazenda Nata da Serra

24 maio 2009

CONGRESSO BRASILEIRO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO - VI CBUC

CURITIBA - PR - DE 20 A 24 DE SETEMBRO DE 2009

Conferências
1º Dia 20/09 – Domingo

10h – 19h: Credenciamento e entrega de material

19h30min: Solenidade Oficial de Abertura

21h: Coquetel

2º Dia/ 21/09 – Segunda-feira Tema: As grandes mudanças - os principais impactos

Palestras confirmadas

O desafio do século 21: como integrar a conservação da natureza e o desenvolvimento econômico? Robert Costanza (Universidade de Vermont - EUA)

A extensão das áreas protegidas por unidades de conservação em face do crescimento das áreas dedicadas a atividades produtivas e a itens de infra-estrutura - José Augusto Drummond (Universidade de Brasília - UnB)

Mudanças Climáticas: os desafios da conservação - Thomas Lovejoy (Heinz Centre - EUA)

Mudanças Climáticas e seus Efeitos sobre a Biodiversidade mundial - William Laurence (Instituto Smithsoniano de Pesquisas Tropicais – Panamá)

Mudanças Climáticas e seus Efeitos sobre a Biodiversidade do Brasil - José A. Marengo (CPTEC/INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE/Brasil)

3º Dia 22/09 – Terça-feira

Tema: Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas: as alterações em cursoPalestras confirmadas

A vulnerabilidade da floresta amazônica perante as mudanças climáticas - Philip M. Fearnside (Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas - INPA/Brasil)

Panorama das ameaças sobre os ecossistemas marinhos - Jules Marcelo Rosa Soto (UNIVALI/UICN/Brasil)

A importância das áreas protegidas para a manutenção dos recursos pesqueiros - Angel Pérez-Ruzafa (EMPAFISH/Espanha)

4º Dia 23/09 – Quarta-feira

Tema: Como enfrentamos as ameaças à conservação
Palestras confirmadas

Políticas estaduais para um sistema de pagamento por serviços ecossistêmicos - Francisco Graziano Neto (Secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo - SEMA/SP)

Mecanismos de incentivo à conservação: REDD (Reduções das Emissões do Desmatamento e Degradação) Paulo Moutinho (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM/WHRC/Brasil)

Restauração e sustentabilidade de áreas naturais via pagamento por serviços ambientais: estudo de caso na América Latina e Caribe - Gunars Platais (Banco Mundial/EUA)

Exemplos e resultados de mecanismos e instrumentos de conservação de terras privadas nos EUA - Allen Pursell (The Nature Conservancy - TNC/EUA)

Adoção de áreas como mecanismo de conservação de terras privadas - Clóvis Ricardo Schrappe Borges (Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental - SPVS/Brasil)

5º Dia 24/09 – Quinta-feira

Tema: Adaptação às mudanças: o que falta fazer e como?

Palestras confirmadas

Mobilização do poder público e da população nos temas de conservação da natureza e mudanças climáticas - Fábio Feldmann (Secretário Executivo do Fórum Paulista de Mudanças climáticas e Biodiversidade/Brasil)

Estratégias do MMA para garantir a conservação da biodiversidade - Maria Cecília Wey de Brito (Ministério do Meio Ambiente - MMA/Brasil)

A ciência em busca de soluções que garantam a sustentabilidade da vida na Terra. - José Goldemberg (Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados - IISA/Áustria; Universidade de São Paulo - USP/Brasil)

CONTATO
Fundação O Boticário de Proteção à Natureza
Fone: +55 41 3340-2642 / +55 41 3340-2666
Fax: +55 41 3340-2635
E-mail: congressouc@fundacaoboticario.org.br www.fundacaoboticario.org.br


Inscrições On-line
As inscrições para o VI CBUC já estão abertas e serão efetivadas exclusivamente pelo formulário online disponibilizado neste site. Clique aqui para fazer a sua!

Trabalhos Científicos

As inscrições de trabalhos científicos para o VI CBUC já estão encerradas. Na primeira semana de junho de 2009, a comissão do evento divulgará neste site quais foram os trabalhos selecionados. Fique atento!

Saiba mais

Conheça a cidadeClique aqui para ter informações sobre Curitiba, cidade-sede da sexta edição do Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação.

Credenciamento de jornalistasJornalistas interessados em cobrir o VI CBUC podem se pré-inscrever preenchendo a ficha de credenciamento. Clique aqui para fazer o download do arquivo.

Agência de turismo oficialConfira os pacotes turísticos que a Fellini Turismo preparou para você participar do evento com diversas opções de preços e serviços.

Fonte:http://itarget.com.br/newclients/fundacaoboticario.org.br/cbuc2009/_cbuc2009.php?op=contato&tr=Pt

AS BOAS NOTÍCIAS AMBIENTAIS FROM MINAS GERAIS

Hidroex - O Instituto Hidroex é uma parceria entre a Unesco, o Governo Federal e o Governo de Minas. Os investimentos totais são de R$ 40 milhões e o projeto pedagógico está sendo desenvolvido em parceria com o Instituto de Educação para as Águas (Unesco – IHE), que tem sede em Delf, na Holanda.

Em fevereiro deste ano, o governador Aécio Neves e o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, anunciaram a liberação de R$ 18,1 milhões para as obras de conclusão do Instituto Hidroex. Os investimentos possibilitam a finalização da estrutura física do Centro, com laboratórios, biblioteca, restaurante, alojamentos, auditórios, salas de aula, reitoria, além de uma vila olímpica com quadras e piscinas, espaço cultural, complexo de educação à distância e casa de hóspedes.

Prêmio Internacional Puente de Alcântara – O Prêmio é concedido pela Fundação San Benito de Alcântara (Cáceres/Espanha) às melhores obras públicas espanholas, portuguesas e ibero-americanas. A Cemig foi premiada pela construção da Usina de Irapé, no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais carentes do Estado.
A premiação foi instituída em 1988 e tem periodicidade bienal. O prêmio reconhece, no âmbito ibero-americano, obras públicas que reúnam, de acordo com a opinião do júri designado, grande importância cultural, tecnológica, estética, funcional e social, levando-se em conta a qualidade técnica e estética e a perfeição alcançada na execução do empreendimento.
...sigam os bons exemplos, todos os que amam este planeta!

AGRADECIMENTOS À PREFEITURA DE CURITIBA

QUERO AGRADECER DE CORAÇÃO AOS E-MAILS QUE TENHO RECEBIDO, DE MATÉRIAS OU CONVITES PARA EVENTOS.

- Ao Secretário Municipal do Meio Ambiente da Prefeitura de Curitiba, Sr. José Antonio Andreguetto, pelo convite para o Dia Mundial da Biodiversidade, infelizmente o evento já aconteceu em 22/05/2009, realizado no maravilhoso Parque Barigui.

Além do plantio de árvores por alunos da rede pública de ensino, o evento contou com Palestras:

- Estudo de Caso - Substituição de Espécies Exóticas Invasoras por Espécies Nativas - Marco André Mazzarotto;

- Conceitos e Impactos das Espécies Exóticas Invasoras no Ecossistema Urbano - Clistopher Blum - Sociedade Chauá.

É isto aí, Curitiba!
Cada dia mais verde, cada dia mais bela, na busca de um mundo melhor para todos!
Parabéns pela iniciativa do Secretário e Prefeitura Municipal - sempre bons exemplos!

Helena Rezende

CONVITE - 2ª FIBoPS



BOAS PRÁTICAS E
SUSTENTABILIDADE



QUEM TEM, MOSTRA E COMPARTILHA


Em setembro, São Paulo será a sede oficial das Boas Práticas Socioambientais da América Latina, e a instituição com boas praticas de sustentabilidade será anfitriã e centro das atenções. Serão 04 dias de intenso intercâmbio e contato com a massa critica da sustentabilidade nacional e de outros países. As atividades acontecem em auditórios, salas técnicas e pátio de exposições incluindo seminários, painéis, apresentações, fóruns e debates, aulas, visitas e demonstrações técnicas, oficinas e workshops com certificado de participação, exposições artísticas, vídeo palestras, entre outros. Os melhores cases de sustentabilidade apresentados pelos mais conceituados especialistas e lideranças farão parte da 2ª FIBoPS que acontece setembro de 01 a 04 de o Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP. A programação incluiu dias temáticos para apresentar praticas direcionadas a setores específicos e assim promover o maior intercâmbio já visto na área da sustentabilidade com eventos múltiplos e direcionados a quem faz a sustentabilidade acontecer na prática.


A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE ESPECIALISTAS E PUBLICO INFLUENCIADOR POR M2 DO PAÍS

São Paulo, sede oficial das boas práticas socioambientais
A FIBoPS revolucionou o conceito de exposição para ser uma feira de boas práticas e conteúdos avançados já que reúne especialistas, lideranças e pesquisadores, publico atuante e influenciador. Adotou o intercâmbio nos seus vários formatos para uma interatividade mais efetiva dos expositores. Os stands são padronizados, funcionais e prontos para uso, inclusive para demonstrações técnicas. Outra inovação foi a reunião de eventos múltiplos construindo assim o maior intercâmbio de sustentabilidade já visto. Nada escapou do olhar atento da organização para que a FIBoPS seja de fato uma iniciativa integradora e direcionada as boas práticas de sustentabilidade.

A visitação é gratuita e parte das atividades técnicas também, inclusive com certificado de participação.

As universidades e escolas técnicas podem agendar visitas e participar de atividades específicas.


O VALOR DAS BOAS PRATICAS EM 04 DIAS TEMÁTICOS Intensa programação técnica interativa com 02 auditórios e salas técnicas - Intercâmbio, painéis, workshops, foruns e talk show
O Valor das Boas Práticas é o tema da 2ª FIBoPS, um tema mais que oportuno e apropriado para o momento que vivemos. As mais expressivas e atuantes instituições e os mais especializados gestores estarão apresentando suas boas práticas nos 04 dias de interatividade desta Feira de conteúdos avançados.

FALAR COM QUEM FAZ, FAZ TODA A DIFERENÇA


A FIBoPS é a oportunidade para que as instituições mostrem à sociedade produtos, serviços, ações e praticas de sustentabilidade, transformando-as em valor à sua imagem. Mais de 100 instituições já passaram pelo crivo Benchmarking e alimentam o maior banco digital de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país, e mais de 80 apoiadores no período.


MOSTRE SEU DIFERENCIAL DE SUSTENTABILIDADE A QUEM ENTENDE, VALORIZA E CONSOME


A instituição ou empresa que se preocupa e adota boas práticas, encontra na FIBoPS a vitrine ideal para mostrar seu diferencial de sustentabilidade a quem entende, valoriza, produz e consome.


FIBoPS, o ponto de encontro da empresa responsável e competitiva.


+ Informações:http://www.fibops.com.br/

Realização:Instituto MAIS http://www.institutomais.org/

Fone/fax: 55 11 3257-9660/ 3729-9005



Recebi este convite em meu e-mail e gostaria de repassá-lo a todos os meus queridos leitores. Sempre vale a pena prestigiar o que se refere à sustentabilidade.


Meus sinceros agradecimentos ao Institutomais, já agendei o evento!


Helena Rezende

CARRO ELÉTRICO DA GM


14/08/2008 - Um neurologista norte-americano divulgou os detalhes de uma lista, não oficial, de pessoas que esperam a comercialização do novo Chevrolet Volt, um carro completamente eléctrico. Segundo os dados divulgados, a lista ascende já aos 33 mil possíveis compradores, noticia a Reuters.
Lyle Dennis, um entusiasta do novo modelo da General Motors (GM), tem reunido, no último ano, uma lista de eventuais compradores do novo modelo através do seu site GM-Volt.com.
O neurologista divulgou os detalhes da lista assinada por 33.411 pessoas com vontade de adquirir o novo Chevrolet, quando for lançado em 2010. A lista inclui potenciais compradores não só dos Estados Unidos mas também de mais 46 países mundiais.
O preço que os possíveis compradores estão dispostos a pagar não ascende ao preço divulgado pela marca. Em média, os compradores estão dispostos a pagar 20.964 euros, menos do que os 26.824 taxados pela GM.
A GM procura no Chevrolet Volt uma maneira de diminuir os custos com os veículos com baixos consumos de gasolina tendo em conta que a venda de veículos pesados diminuiu e o preço da gasolina continua muito alto.
A marca mostrou a primeira versão do Volt, em Janeiro de 2007, mas retocou significativamente as suas características desde ai no sentido de melhorar a aerodinâmica. O Volt foi desenhado para andar durante cerca de 65 quilómetros com uma bateria de lítio que pode ser recarregada numa ficha convencional.




Só esperamos que com a crise, a empresa não interrompa este projeto. Precisamos urgentemente, que montadoras fabriquem carros menos poluidores ou seja, sustentáveis.