14 abril 2011

PAÍSES INVESTEM EM FONTES DE ENERGIAS LIMPAS

CHINA É A CAMPEÃ, SEGUIDA DA ALEMANHA E DOS ESTADOS UNIDOS

De Londres

                        A Alemanha ultrapassou os Estados Unidos, como segundo país do mundo que mais investe em energia limpa, no mesmo tempo em que a China mantém o posto de maior potência a aplicar em fontes alternativas de energia, diz um estudo publicado na terça-feir.
                        A pesquisa, realizada pelo Pew Charitable Trusts, constatou uma alta na demanda mundial por energias renováveis como a solar e eólica. A única exceção é o Reino Unido, cujo interesse por fontes renováveis diminuiu após a posse do novo governo.O investimento britânico no setor despencou 70% e tirou o país dos 10 primeiros lugares da lista. Esta mudança brusca deve-se, em grande parte, ao rígido plano de austeridade do primeiro ministro David Cameron.
                       " Para ser franco, acreditamos que, no fim das contas tudo é uma questão de polícia." Phyllis Curtino, diretora do programa de energias limpas do Pew.
                       "Alemanha e China possuem padrões ambiciosos de energias renováveis - e certamente no caso da Alemanha, há uma tarifa retroativa que os ajuda muito", indicou referindo-se aos incentivos fiscais do governo para a produção de energia limpa.
                        A China, que um ano antes havia deixado para trás os Estados Unidos como líder mundial em investimentos deste tipo, não parou de expandir seus domínios sobre as energias renováveis o investimento total no setor alcançou US$54,4 bilhões de dólares em 2010, um aumento de 39% em relação ao ano anterior, segundo o relatório. O estudo calcula que a China produza atualmente quase metade de todos os módulos usados para a exploração de energia solar e eólica. Na Alemanha, os investimentos em energia limpa dobraram, chegando a US$41,2 bilhões.O país também se concentrou no desenvolvimento das energias solar e eólica.
(Da Agência France Press)

12 abril 2011

CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO E AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES PROPOSTAS

Principais alterações do Código Florestal


1. MORATÓRIA. Não será permitido o desmatamento de florestas nativas, pelo período de cinco anos, ficando assegurada a manutenção das atividades agropecuárias existentes em áreas desmatadas até 22.07.2008. A moratória é exclusiva sobre as florestas nativas, não se aplicando sobre as demais formas de vegetação (cerrado, pampa, caatinga). Excetuam-se da moratória os imóveis com autorização de desmatamento já emitida e das áreas em licenciamento, cujo protocolo seja anterior à data da publicação da lei.

2. DIREITO ADQUIRIDO. Os proprietários que comprovarem que foi respeitado o índice de reserva legal em vigor, na época da abertura da área, ficam dispensados da sua recomposição ou compensação (reafirma o art 5º inciso XXVI da Constituição Federal).

Assim, por exemplo, um proprietário de área da Amazônia que desmatou antes do ano 2000, época em que a reserva legal era de 50%, não será obrigado a se adequar ao índice atual, de 80%. Ou, ainda, quem desmatou área de cerrado, antes de 1989, também fica desobrigado de cumprir a regra atual.

3. PROGRAMAS DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL – PRA´s

União, Estados e Municípios deverão elaborar, no prazo de cinco anos, os seus Programas de Regularização Ambiental (PRA´s). Trata-se de um mecanismo que permitirá, por meio de estudos técnicos, a indicação das condições para a consolidação de áreas, bem como as que deverão ser recuperadas.

Até a implementação do PRA pelo Estado, fica assegurada a manutenção das atividades agropecuárias e florestais consolidadas em APPs, Reserva Legal e Áreas de Uso Restrito, a exemplo de várzeas e inclinações entre 25 e 45º, entre outros. Isto somente ocorrerá se a supressão de vegetação tiver ocorrido antes de 22.07.2008, se forem adotadas práticas conservacionistas do solo e recursos hídricos e se o imóvel for cadastrado no cadastro ambiental.

Feito o cadastro no PRA, o proprietário não poderá ser autuado por infrações cometidas antes de 22.07.2008, ficando suspensa a cobrança das multas decorrentes de atos anteriores a essa data.

4. ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPs):

ALTERAÇÕES. Criou-se mais uma faixa para cursos d’água de menos de cinco metros de largura, cuja faixa mínima de proteção deverá ser de 15 metros. Atualmente, são 30 metros.

Ficam dispensados da faixa de proteção, que hoje varia de 30 a 100 metros, as acumulações de água - açudes, lagoas e represas - com área inferior a um hectare.

Será permitido o acesso de pessoas e animais para a obtenção de água sem o excesso de restrições da norma atual.

REGULARIZAÇÃO DE APPS. Os PRA´s devem considerar o ZEE (Zoneamento Ecológico Econômico), os Planos de Recursos Hídricos e estudos técnicos e científicos de órgãos oficiais de pesquisa, além de outras condicionantes relativas aos aspectos socioambientais e econômicos.

Se fundamentado nesses critérios, o PRA poderá regularizar até 100% das atividades consolidadas nas APPs, desde que não ocorram novos desmatamentos. Deverão ser estabelecidas, inclusive, medidas mitigadoras e formas de compensação.

5. RESERVA LEGAL

Foram mantidos os percentuais de Reserva Legal da atual legislação: 80%, 35% e 20%.

ALTERAÇÕES. Poderá ser feito o cômputo da APP na Reserva Legal, desde que não ocorram novos desmatamentos, que a APP esteja conservada ou em regeneração e o proprietário tenha feito o cadastro ambiental.

Outra novidade: será permitido, na Amazônia Legal, o uso da servidão ambiental, isto é, quando o proprietário destina área de vegetação do seu imóvel além do exigido para a Reserva Legal a um imóvel rural de terceiros. Nas áreas de floresta, será considerada servidão ambiental percentual de vegetação que exceder a 50%; e, nas áreas de cerrado, a 20%. Hoje, a servidão somente pode ser instituída nas áreas que excedem a de reserva legal, ou seja, além dos 80% e 35% da propriedade, respectivamente.

REGULARIZAÇÃO DE RESERVA LEGAL

1. Consolidação. As propriedades com áreas de até quatro módulos fiscais, a chamada pequena propriedade, ficam desobrigadas da recomposição florestal ou compensação ambiental.

As propriedades com área acima de quatro módulos fiscais também terão direito à isenção até esse limite, mas ficam obrigadas a regularizar a Reserva Legal sobre a área excedente. Será permitido o cômputo das APPs, o que beneficia principalmente as médias propriedades.

2. Recomposição. Na Propriedade: Prazo inferior a 20 anos (1/10 a cada dois anos), podendo ser utilizadas espécies exóticas intercaladas com nativas, em até 50%.

3. Regeneração Natural

4. Compensação. Será possível a utilização dos seguintes mecanismos:

- Arrendamento, por meio de servidão ambiental, fora da bacia hidrográfica e do Estado – onde localizar-se a propriedade – desde que no mesmo Bioma;

- Aquisição de Cota de Reserva Ambiental (CRA) - título que representa vegetação nativa sob regime de servidão ambiental, de Reserva Particular do Patrimônio Natural ou Reserva Legal instituída voluntariamente sobre a vegetação que exceder os percentuais estabelecidos na lei;

- Doação ao Poder Público, de área localizada no interior de Unidade de Conservação, pendente de regularização fundiária ou contribuição para Fundo Público, que tenha essa finalidade.



Programa de Recuperação Ambiental (PRA)

O Programa de Recuperação Ambiental (PRA) poderá regularizar as atividades rurais consolidadas em Áreas de Proteção Permanente –(APP) ou de Reserva Legal.

Para a regularização das APPs, será sempre exigida uma forma de compensação. Os critérios para essa compensação serão fixados quando da edição do PRA, que deverá ser elaborado pela União ou pelos Estados, no prazo de cinco anos.

No caso da Reserva Legal, o PRA poderá ou não exigir uma compensação. Se necessária, essa compensação poderá ser feita de três formas:

- recomposição na propriedade: prazo inferior a 20 anos (1/10 a cada dois anos), podendo usar até 50% de exóticas intercaladas com nativas.

- regeneração natural

- compensação: Aquisição de Cota de Reserva Ambiental (CRA)

Arrendamento de área sob regime de servidão

Doação de área em Unidade de Conservação

Contribuição para Fundo Público para regularização fundiária de UCs


Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA

Fonte: http://www.canaldoprodutor.com.br/comunicacao/noticias/principais-alteracoes-do-codigo-florestal

11 abril 2011

Entre no site do GREENPEACE e assine a petição contra a ENERGIA NUCLEAR, LEMBRE-SE, SE AMANHÃ NOS TORNARMOS UM CHERNOBYL OU UMA FUKUSHIMA, você também será responsável!!!

THE GREEN PROJECT - UM EXEMPLO DE UM PROJETO VERDE MARAVILHOSO

Innovative Construction with Studio 804 and its Sustainable Prototype


Thursday, 19 March 2009 15:19





Studio 804’s Sustainable Prototype is a collaboration between the well established graduate student comprehensive studio at the University of Kansas School of Architecture and Urban Planning and The 5.4.7 Arts Center in Greensburg, KS.
The construction and delivery of The Sustainable Prototype was provided to the 5.4.7 Arts Center on the one year anniversary of the tornado that devastated Greensburg, Kansas. Although the building was developed for the long term use by the Arts Center, its immediate use as the first completed public facility serving as a beacon for the community and its ambitious rebuilding efforts was a motivating factor in its design.

LEED certification

Following the tornado, the Greensburg City Council passed a resolution requiring all publicly funded City buildings to be rebuilt to the U.S. Green Building Council’s LEED Platinum level of certification.

Although the Arts Center is not built with public funds (Studio 804 raised the bulk of the funds for the project) Studio 804 feels strongly about supporting this decision by striving for the highest possible LEED certification level and providing an example of the sustainable practices that can make this resolution a reality. On June 16th, the Sustainable Prototype became the first LEED Platinum building in the state of Kansas, as well as the first designed and built by students.


Being the first permanant community building rebuilt in the town, it was important that it serve many functions. The sustainable prototype is an example to the people of the community of how building green can be accomplished in their own homes. However, the art gallery also acts as a space for meetings, parties, picnics, art classes and lectures; it is transformed into the town theatre on the weekends with movies on the lawn and, situated across from the towns main tourist attraction, it has deveoped the downtown to become a tourist destination point.
Sustainability

There is a history of implementing innovative sustainable methods in each Studio 804 project. Sustainability is the driving force of Studio 804 in creating projects that serve the community through modern architectural design. This year’s Sustainable Prototype includes the following sustainable features:

Passive Systems

Through intelligent passive design, Studio 804 is utilizing and harnessing the natural fluctuations in temperature and air movement in a building caused by the predictable changes in the movements of the sun through the cycle of the seasons. Four contiguous sites were acquired to enable a broad south exposure.
- Thermal mass (glazing based on solar orientation)

- Natural cross ventilation keeps the volume of space from overheating in the summer

- Green roof insulates the building and reduces the heat island effect

- Water cistern captures and reclaims storm water

- Dry well recharges groundwater slowly, reducing the need to send storm water to city system 20’ x 84’

Active Energy Systems

The combined active systems create an energy efficient building, using less non renewable energy than traditional building. Expectations of the system based on building loads is that it will be able to provide for 80 to 120% of building loads, depending on the season and wind speed.
- Wind turbines: Three 600 watt, 48 volt wind generators, provided by Kestrel, will each produce approximately 143 kWh per month, given an average 11 mph wind speed. This provides a total of430kWh per month.
- Photovoltaic Panels: The Solar System, provided by BP, is 8 panels, 175 watt each, wired at 48 volts for a total of 1400 watts (1.4kW) generated per hour. Given approximately 5 hours of sunlight per day at an efficiency converting 80% of the solar input, an expected 140 kWh per month will be produced from solar.

- Geothermal Heat Pump: Three 200foot wells circulate an antifreeze solution at a rate of 9 gallons/min for heat transfer. The exchange between the solution and the constant temperature of the earth uses less energy than a typical heat pump drawing from the varying outside air temperature.
Modular Prefab construction

-Reduces waste during construction -Minimizes site impact

-Creates a stronger, more durable building

-Climate controlled environment prevents moisture and mold

Materials and Design

-Window placement minimizes the need for artificial lighting

-Use of salvaged wood from Sunflower Army Ammunition Plant

-Recycled content counter tops

-Use of FSC lumber

-Rapidly renewable bamboo and cork selectively used

-Formaldehyde-free cabinetry

-Non-toxic paints

-Sealants containing low VOC’s

-Dual flush toilet, reduces excess use of water

-Spray in cellulose fiber insulation made of recycled newspaper

-Energy efficient lighting design
Art Center: South Elevation
About Studio 804

Studio 804, a not-for profit, design/build program at the University of Kansas, is a student led process that creates prefabricated architecture while thoughtfully responding to global problems of density and sustainability using smaller scale, local solutions.
Prior to the Greensburg project, and over the course of its twelve year history under the direction of Dan Rockhill, JL Constant Distinguished Professor of Architecture, Studio 804 has succeeded as the impetus of change in older neighborhoods throughout Kansas City and Lawrence, Kansas.
Studio 804 serves as the final design studio for graduate students at the University of Kansas School of Architecture and Urban Planning. This final, single semester, comprehensive experience provides students with critical knowledge that prepares them for their future work as young architects in a rapidly changing and challenging profession. Studio 804 is funded by the efforts of the 22 students enrolled in the program, and its future success relies on the labors of each new, incoming group of graduate students.

All content are courtesy of Studio 804, including text, photographs, and illustrations.

Fonte : http://www.archinnovations.com/featured-projects/houses/studio-804-sustainable-prototype/

10 abril 2011

ONG "XODÓ DE BICHO" - JAGUARIÚNA (SP)

Queridos amigos,

nesta semana, estive com as organizadoras da ONG Xodó de Bicho, que é focada na defesa e proteção dos animais de Jaguariúna.
      As baluartes, Liliane, Simone e Cristiane, já fazem um trabalho maravilhoso há pelo menos 20 anos na cidade de Jaguariúna.
      Um trabalho que exige, sobretudo, muito amor, sensibilidae, caridade e muita dedicação, para resgatar, intermediar e cuidar dos animais que são abandonados por seus donos.
      Muito me sensibila esta batalha destas mulheres de fé, pois, eu, que tenho 05 animais em casa, sendo 02 cães e 03 gatos, que teve um aumento neste final de semana, pois minha filha e eu, encontramos uma gatinha (01 mês) abandonada, sobre um monte de entulhos, à procura de comida...ela é uma fofa, já recebeu o nome de Chanel e vai se juntar ao meu plantel de amores.
      Voltando ao trabalho das maravilhosas protetoras dos animais, fui convidada por elas para fazer uma visita ao cãozinho Burne, o filhote de pit bull que foi queimado com óleo quente e jogado para morrer num terreno baldio, próximo à linha do trem  no Bairro de Guedes, na cidade de Jaguariúna (SP). O destino de Burne não estava selado, pois o mesmo teve a feliz sorte de ser encontrado, em meio ao capinzal, por um senhor generoso e de grande coração...nem tudo está perdido, meus amigos! Ainda encontramos uma grande parcela da humanidade, que tem dentro de si um coração que bate e vibra de amor, pelo próximo, mesmo que o seu próximo seja um animal abandonado, um rio poluído, uma mata em chamas...ainda resta muita esperança!
        Caso o senhor Valdemir e seu colega, não tivessem localizado o câozinho abandonado a sua própria sorte, com toda certeza, teria morrido, tão grave era a sua condição física...todo queimado e coberto por varejeiras. Este senhor, bendito seja, o acolheu e o levou para o Dr. Danilo, veterinário, para ser cuidado. Hoje, Burne, já está muito bem, perto do que ele já passou...sinceramente, não consegui assistir ao vídeo dele, tão logo encontrado...sofro muito com estas coisas, e a maldade humana deixa-me em estado lamentável.
        Que Deus abençoe o senhor Valdemir, ao Dr.Danilo e a todos que têm dispensado cuidados e doações ao pequeno Burne.
        Com certeza, um anjo bom o acolheu sob o olhar do Senhor!

Vamos salvar nosso planeta, pois é nossa responsabilidade zelar dele e de todos os seres que nele habitam!

Helena Rezende