06 março 2012

AINDA TEMOS CHANCE DE SALVAR MUITA COISA...PRECISAMOS MUDAR NOSSAS ATITUDES DE DESTRUIÇÃO.

01/03/2012 - 07h00


 
"Zoológico de células-tronco" pode salvar espécies de extinção, diz cientista

 
Do UOL

 
Em São Paulo

 
A imagem mostra células de rinoceronte branco criadas a partir de células-tronco

 
Segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas, produzida pela União Internacional pela Conservação da Natureza (IUCN, em inglês), 61.900 espécies correm risco de extinção. Mas o trabalho de uma cientista israelense, orientada por americanos, pode mudar essa realidade com o uso de células-tronco.

A pesquisa de Inbal Friedrich Ben-Nun foi feita sob orientação de Jeanne Loring, professor do Instituto de Pesquisas Scripps, na Califórnia, e Oliver Ryder, coordenador de pesquisas genéticas do Zoológico de San Diego. Ele é responsável pelo Frozen Zoo, um banco criogênico de células de mais de 800 tipos de animais.

 
A partir de amostras da pele desses animais, Ben-Nun conseguiu cultivar células-tronco pluripotentes, ou seja, capazes de se diferenciar em diferentes tipos de células. A ideia é que, a partir delas, seja possível recriar óvulos e espermatozoides de animais em extinção e gerar filhotes.

Ao cultivar células-tronco do rinoceronte branco, espécie em extinção (há apenas sete animais espalhados pelo mundo), os cientistas mostraram que é possível desenvolver células de animais mais desenvolvidos. Até então, os cientistas só tinham conseguido cultivar células-tronco de ratos.


O estudo também foi realizado com células do primata drill e, de acordo com Ben-Nun, esse é o início de um zoológico de células-tronco. O estudo chegou a ser publicado na Nature Methods no ano passado.


As células do primata drill, também ameaçado de extinção, também participaram do estudo


O próximo passo é conseguir recursos financeiros para seguir com as pesquisas, criar espermatozoides e óvulos a partir dessas células-tronco e testar a fertilização in vitro.

Fonte:  http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2012/03/01/celulas-tronco-podem-contribuir-para-preservar-vida-de-animais-em-extincao.jhtm







04 março 2012

A TEMPORADA DE TORNADOS NOS ESTADOS UNIDOS VEIO DEVASTANDO TUDO!

Casa atingida por tornado em Ohio; após dois dias, número de vítimas fatais chega a 39. Foto: David Kohl/AP
Os Estados do meio-oeste dos Estados Unidos continuam as buscas por vítimas neste domingo após a série de tornados que deixaram ao menos 39 mortos, dezenas de feridos e diversos danos nos mais de dez Estados pelos quais passaram durante dois dias.

Dados do Serviço Nacional de Meteorologia detalham que os ventos da série de tornados que se formou na sexta-feira depois de uma semana de fortes tempestades chegaram a atingir 257 km/h em alguns pontos. As fortes tempestades geraram 95 tornados em uma área que abrangeu da Costa do Golfo aos Grandes Lagos, causando prejuízos que ainda estão sendo avaliados pelas autoridades.

No sábado, o presidente dos EUA, Barack Obama, conversou com os governadores dos estados de Indiana, Kentucky e Ohio, os mais afetados, para oferecer ajuda federal e transmitir as condolências do Governo aos familiares das vítimas.

Em Indiana, as autoridades registraram 14 mortes pelos tornados, que causaram danos em centenas de casas, derrubaram fiações elétricas e provocaram cortes nas comunicações. Em Kentucky, onde o governador Steve Beshear declarou estado de emergência, o número de mortos subiu para 20.

O departamento de Saúde Pública de Kentucky informou que cinco pessoas morreram no condado de Laurel, quatro no de Morgan, três no de Kenton, dois, respectivamente nos condados de Johnson, Menifee e Lawrence. O responsável pela equipe de busca e apuração de vítimas, Raymond VanCleave, indicou posteriormente que as vítimas no condado de Morgan aumentaram para seis, totalizando 20, anunciou o jornal local "Lexington Herald-Leader".

Em Ohio, onde as autoridades do condado de Clermont registraram três mortos, a localidade de Moscow, com 250 habitantes, ficou totalmente destruída. Uma das vítimas é Carol Forsee, de 64 anos, membro da Prefeitura de Moscow, onde uma porta-voz, Sandra Ashba, disse à imprensa local que 25% das casas e prédios foram destruídos e dezenas danificados.

A Agência de Gestão de Emergências do Alabama anunciou no sábado a morte de uma pessoa no condado de Tallapoosa e dois feridos, segundo o jornal Washington Post, enquanto na Geórgia uma mulher de 83 anos morreu quando tentava encontrar abrigo.

De acordo com dados do Centro de Dados Nacional do Clima, este mês de março poderá registrar o maior número de mortes por tornados, já que em 1994 morreram 40 pessoas em todo o mês pelas mesmas causas.

Fonte:http://noticias.terra.com.br/mundo/noticias/0,,OI5646198-EI8141,00-Chega+a+o+total+de+mortes+por+tornados+nos+Estados+Unidos.html