28 setembro 2008

5 MILHÕES DE LAGOS, EM TODO O MUNDO, ESTÃO AMEAÇADOS PELA POLUIÇÃO


12/11/2001 - 20h39
Reuters, em Tóquio


A poluição ameaça a maioria dos lagos de água doce do planeta, o que seria uma catástrofe para as populações humanas que deles dependem, advertiu hoje o ambientalista canadense William Cosgrove, vice-presidente do Conselho Mundial de Recursos Hídricos, uma organização internacional que lida com problemas ecológicos envolvendo água.

"Não existe um único lago no mundo que ainda não seja afetado por atividades humanas", disse Cosgrove. "Nós estamos matando os lagos, e isso pode ser desastroso.

"Cosgrove encontra-se no Japão, onde participa de uma conferência, na cidade de Otsu, sobre formas de salvar os lagos. A maioria dos problemas, segundo o especialista, resulta de uma crescente demanda por água, causada pelo crescimento populacional, que leva a um aumento no uso e desvio, freqüentemente para irrigar plantações. "A humanidade está usando mais que 50% das fontes de água fresca aproveitáveis e 90% deste número vêm dos lagos", explica o ambientalista.Paralelamente ocorre a poluição dos lagos - cujo número é estimado em cinco milhões -, com substâncias tóxicas eliminadas por fábricas, fazendas e canais de esgoto. Apesar do perigo, cuidar da poluição dos lagos costuma figurar no fim da lista de prioridades dos governos.