22 março 2012

DIA 22 DE MARÇO - DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Será que temos alguma coisa para comemorar?


Foto:http://www.blogers.com.br/o-desmatamento-no-brasil/


O Brasil detém 12% da água doce do Planeta, mas será que realmente estamos sabendo usá-la?

Estamos conservando e preservando nossos mananciais?

Quando vejo o novo Código Florestal querendo redimensionar as APAS, me ponho a pensar...será que com edificações, lavouras e pastagens às margens de nossos cursos de água, estaremos preservando o nosso líquido mais precioso?

Será que destruindo estas Áreas de Proteção Ambiental, estaremos fazendo um bom negócio?

Amigos, o clima do Planeta está invertido...a nossa Região SUL já está ficando desértica...nossa Amazônia, que em passado remoto já foi um Deserto...com o Desmatamento desenfreado, voltará para Deserto.

Nossos Rios, nossos Lagos, cheios de lixos, locais de desovas de carcaças de veículos, de cadáveres...nossos mares, locais de realização de testes nucleares...nossas praias cheias de latinhas, sacolinhas, garrafas e outros quetais...as ondas que jogam para fora, também as carregam e viajam distâncias enormes através das Correntes Marítimas
O que acontecerá com os nossos peixes?
Nossos planctons:
Nossas algas?
A vida marinha...existirá no futuro?

O QUE REALMENTE ESTAMOS DEIXANDO DE HERANÇA PARA OS NOSSOS DESCENDENTES????

Amigos, não poderemos deixar somente lixo e poluição...acordem!!!

Vamos erguer nossa bandeira, usar nossas forças, nosso poder de aglutinação, de argumentação...não convidem, CONVOQUEM TODOS PARA A AÇÃO...a conscientização, crianças, homens, mulheres, idosos...vamos plantar, vamos despoluir, vamos limpar nosso Planeta!

VAMOS ARREGAÇAR AS MANGAS!!!

TODOS JUNTOS NESTA SUPER META, a de fazermos algo pela nossa Terra.

Um abraço,

Helena Rezende


Fonte Fotos:http://ecomidia.autonomia.g12.br/?p=162

18 março 2012

DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS - 14 DE MARÇO

14 de março: Dia Nacional dos Animais e da Poesia



Pra quem tem ou já teve um animal em casa, não fica difícil associar animais e poesia. Os animais constantemente nos proporcionam experiências que vão além da lógica e da compreensão racional. Quem já trocou um olhar profundo com seu cão ou gato sabe do que estamos falando.


É claro que esses dois dias não caem na mesma data propositalmente, mas é interessante ver o que uma coincidência pode nos fazer pensar. A poesia é uma das formas últimas de expressão da beleza e da criatividade humana, onde em palavras é possível dar forma a sentimentos e emoções, dos tipos mais profundos e singelos.

Da mesma forma, quem tem o prazer de conviver próximo a um animal, seja ele doméstico ou silvestre, seja em casa ou de relance em uma praia ou mata, parece poder viver o que os poetas mais audaciosos tentam transpor em suas linhas. Os animais são a expressão da vida em suas múltiplas formas, são beleza e, também, preocupação.

Hoje é um dia em que devemos ir além do subjetivismo, devemos usar esta data para refletir sobre o estado em que estão todos os animais, em todo o mundo, e o quanto disso pode-se controlar ou reverter. Existem estimativas, por exemplo, de que para cada cachorro dentro de casa, existe outro na rua. Existem outras tão alarmantes, como é o caso da enorme quantidade de anfíbios em extinção, mamíferos de pequeno e grande porte que estão desaparecendo, aves que são apenas encontradas em criadouros e peixes, como o atum, que estão com seus dias contados.

Cuidar dos animais é cuidar da natureza, um não existe sem o outro. Em tempos de debates sobre o código florestal, ocupação de hidroelétricas, além da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável que se aproxima, se faz necessário lembrar à sociedade de que somos uma forma de vida, entre milhares de outras que dividem este mesmo planeta conosco. Todos têm sua importância e seu direito à Vida.

Novos compromissos políticos são necessários para garantir um verdadeiro sentido de sustentabilidade, onde todas as formas de vida têm seu espaço e seu papel. O Instituto MAPAA – Meio Ambiente e Proteção Animal defende esta posição e está à disposição para somar forças pelos animais, pelo meio ambiente, pela vida.

Mikael Peric de Freitas

Diretor de Meio Ambiente – Instituto MAPAA


Recebi esta matéria da querida leitora Raquel Caprara, obrigada, querida!

É de suma importância estas datas alusivas ou em homenagens, pois na maioria das vezes, podemos deixar desapercebida a importância dos animais e também da poesia em nossas vidas.

E, quando me ponho a pensar, volta sempre à minha memória, a maravilhosa poesia de Cecília Meirelles, " A Arte de Ser Feliz"....muito linda!

E assim, ao contemplarmos as maravilhas da poesia, também podemos repensar no nosso papel de parceiros de vida dos animais...eles fazem parte de nossa vida!
Representam tudo para nós, podem crer!

Beijos.

Helena Rezende