15 abril 2012

FAZENDO UMA PEQUENA PARTE

    Nas atividades do cotidiando, usamos grandes quantidades de água - ao dar a descarga, escovar os dentes, tomar banho, lavar a roupa. O Instituto Akatu de Consumo Responsável ensina que é possível adotar algumas atitudes simples que poderiam economizar muita água.
    Se você mora em apartamento e possui uma ducha, consome em média, durante um banho de 10 minutos e com a torneira aberta meia volta, 162 litros de água. Se tomar um banho por dia nessas condições em um ano terá gasto 59.130 litros. No entanto, se conseguir reduzir o tempo de água corrente de seu banho para 5 minutos (fechando a torneira para se ensaboar e lavar o cabelo, por exemplo), economizará, por ano 29.565 litros.

     Se apenas 10% da população do município de São Paulo (aproximadamente 1 milhão de pessoas, moradoras em apartamentos) fizerem essa economia de água, o poupado durante um ano seria suficiente para suprir, durante o mesmo período, a demanda por água de 405 mil pessoas na própria cidade de São Paulo (para todas as atividades domésticas, além do consumo próprio).

Fonte: Instituto Akatu
Foto:  www.dicasdesaude.info/cuidados/dentes