16 fevereiro 2008

AMAZÕNIA SEMPRE!

A revista Amazônia - Ainda É Possível Salvar? chega neste domingo, 17, às bancas da Grande São Paulo em uma nova tiragem especial. Com preço de capa de R$ 9,90, a revista nasceu do investimento do Grupo Estado em grandes reportagens e motivou a mostra Amazônia Photography, aberta ao público até 14 de março, no Wilson Center, em Washington.

A edição especial tem 124 páginas e apresenta uma questão central: "ainda é possível salvar a Amazônia?" Para apontar os problemas e discutir as soluções para a região de maior biodiversidade do planeta, repórteres e fotógrafos do Estado foram a campo, revelando preciosidades sobre a fauna, a flora, os rios, os habitantes, os exploradores amazônicos

No dia 16 de janeiro, dando continuidade ao projeto, foi inaugurada no Wilson Center, em Washington (EUA), uma exposição com 52 imagens das expedições. A mostra ocorrerá paralelamente a um seminário sobre sustentabilidade. Depois de Washington, a exposição se tornará itinerante, ocupando centros de universidades americanas. Harvard e Columbia já manifestaram interesse.

A exposição fotográfica "Amazônia Sem Retoques", que acontecerá em São Paulo, terá em sua abertura dia 28 de fevereiro um fórum, somente para convidados, com o objetivo de discutir o futuro do meio ambiente, reunindo autoridades e personalidades importantes do setor.

O fórum de abertura contará com Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, e Virgílio Viana, secretário de Ambiente do Estado do Amazonas, como palestrantes. Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute Woodrow Wilson International Center for Scholars, prestigiará o evento como apresentador.

O coordenador dos debates será Carlos Marchi, jornalista e um dos autores das reportagens publicadas na Revista Amazônia. Entre os debatedores, estarão Luiz Fernando Furlan, ex-ministro de Desenvolvimento Econômico, Washington Novaes e Marcos Sá Corrêa, ambos jornalistas e articulistas do jornal 'O Estado de S. Paulo'.

Após o fórum, a exposição será aberta para visitação. A exibição, com entrada franca, estará no Museu Brasileiro de Escultura (Mube), que fica na Avenida Europa, 218, no Jardim Europa, do dia 29 de fevereiro até 23 de março. Fonte: Jornal Estado de São Paulo.
COMENTEM, EMITAM SUAS OPINIÕES...vamos sair do comodismo...Deus Salva, mas é preciso que façamos a nossa parte, que tomemos atitudes positivas!

13 fevereiro 2008

PEQUENAS AÇÕES - "COMEÇANDO EM CASA"















I - EVITANDO O DESPERDÍCIO:
1 - NA COZINHA: - Aproveitando tudo:
- FRUTAS: Consuma a popa para doces/compotas/geléias/sucos/purês, as cascas podem ser aproveitadas também para sucos/geléias e licores, quando limpas e batidas no liquidificador - bagaços e sementes são utilizados como adubo orgânico, faça um buraco no fundo do quintal, caso de residência térrea, deposite as sobras e cubra com uma fina camada de terra;
- VERDURAS E LEGUMES: - As folhas muchas e estragadas e sementes não aproveitáveis - leve para o seu depósito orgânico no quintal - talos de couve, têm alto teor de vitaminas - podem ser consumidos em sucos - cura anemia; batatas podem ser consumidas com as cascas bem limpinhas, assadas, fritas ou cozidas;
- ÓLEO DE COZINHA: - NUNCA devemos jogá-lo na rede de esgoto, tenho 2 sugestões: - 1- armazenar em vasilhames até atingir uma boa quantidade (Existem compradores que reaproveitam, tranformando-o em combustível para veículos e sabão - darei futuramente uma receita de sabão de óleo, eu já usei e é muito bom)
- 2 - Depositar o óleo saturado, juntamente com as sobras orgânicas, no seu depósito de lixo orgânico - chamada também de composteira, há restrição para grande quantidade, é que pode atingir o lençol freático e aí contaminá-lo.
- PÓ DE CAFÉ E CASCAS DE OVOS: - O pó de café, é excelente adubo para as plantas, bem como as cascas de ovos trituradas. OBS.: - As cascas de ovos, é uma maravilhosa fonte de cálcio, se limpas e trituradas, tornam-se um maravilhoso repositor de cálcio para crianças e animais.

12 fevereiro 2008

PEQUENAS AÇÕES - introdução

Vou estar relacionando diàriamente aqui no blog, pequenas ações que podemos por em prática para contribuir com o nosso meio ambiente.
Eu sei que muitos leitores e leitoras irão dizer que, "ah, mas eu sou um grão de areia nesta praia, não vou fazer diferença!".
Não, não é bem assim!
Todos nós somos um grão de areia...mas com milhões de grãos de areia poderemos fazer uma praia, linda, maravilhosa!
O que precisamos é começar, divulgar, conscientizar as pessoas - independentes de idade - AGIR!
A palavra chave é AÇÃO - sem ação não há solução, então, meus amigos e amigas, mão na massa!
Amanhã, estarei começando com as nossas ações.
Comentem, sugiram, queremos ouvir o que você tem a dizer.

INCÊNDIOS FLORESTAIS - PARA REFLEXÃO