16 outubro 2009

OS GRANDES PAÍSES PRODUTORES DE PETRÓLEO E A DEFESA DO MEIO AMBIENTE

Sempre tive curiosidade de saber o que os grandes países produtores de petróleo fazem pelo meio ambiente.

Andei estudando um pouco da história política e geografia da Arábia Saudita, que produz cerca de 13,5% do petróleo consumido no mundo.

Descobri, que apesar do seus quase 2.240.000 km2 de área, possui um clima de deserto com extremas temperaturas. É constantemente banhado por tempestade de areia. Possui 1% de floresta e somente 2% de terra arável.

Ambiente - problemas actuais - desertificação; esgotamento dos recursos aquáticos subterrâneos; a falta de rios ou lençóis permanentes de água doce levou à construção de grandes instalações de dessalinização de água do mar; poluição costeira devida a derrames de petróleo

Um país rico em petróleo e gás natural.

E apesar de todos estes predicados de riquezas minerais que brota do seu subsolo, não dá a devida atenção ao meio ambiente, pois é parte dos Acordos Internacionais do Meio ambiente:

Mudanças Climáticas,
Desertificação,
Espécies Ameaçadas,
Resíduos Perigosos,
Lei do Mar e
Proteção da Camada de Ozônio,
assinou mas não ratificou nenhum dos acordos.

Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Geografia_da_Ar%C3%A1bia_Saudita

CÓDIGO FLORESTAL

http://internet.boticario.com.br/portal/site/fundacao

Parabéns, Fundação Boticário, é com carinho que acompanho o trabalho de vocês. Precisamos defender o nosso Código, pois atrás do pseudo interesse de produção de alimentos, existe sim a ganância e a falta de responsabilidade ambiental. O resultado de todas estas ações funestas do homem, é o que presenciamos...Ás vezes penso que temos que a cada dia lutar com unhas e dentes, pois do contrário ouviremos bobagens como a do Governador do Mato Grosso do Sul...querem produzir até no Pantanal Matogrossense ou querem acabar de vez com ele?