09 abril 2011

YANGTZE - UM GRANDE RIO CHINÊS E OS SEUS PROBLEMAS COM O DESENVOLVIMENTO

  • Com 6.300 km o Rio Yangtze é o maior rio da China, o mais longo da Ásia e o terceiro mundo, depois do Amazonas e do Nilo, e circula inteiramente através do território da República Popular da China. É também chamado de chinês Yangtze Kiang- (Blue River) o Chang Jiang (Long River) 
  • O rio desde a sua nascente no planalto tibetano na província de Qinghai, flui entre as províncias, regiões autónomas e municípios de Qinghai, Tibete, Yunnan, Sichuan, Chongqing, Hubei, Hunan, Jiangxi, Anhui, Jiangsu e Xangai, e corre para o  Mar da China Oriental.
  •  É considerado como a linha divisória entre o Norte e o Sul da China, mas geógrafos chineses, geralmente consideram o Qinling linha Huai Ele como a linha oficial da separação geográfica.
  • Como o maior rio da região, O Yangtze é historicamente, cultural e economicamente muito importante na China.
  • Uma das barragens no rio, Barragem das Três Gargantas, é a maior represa do mundo e também a maior usina hidrelétrica.
  •   
  • A seção do rio que flui através de desfiladeiros profundos na Província de Yunnan, parte das áreas protegidas dos Três Rios Paralelos de Yunnan, declarada como Património Mundial pela UNESCO.
  •   
  • O rio é navegável por grande parte do seu percurso. Os navios de alto mar podem atingir Wuhan, enquanto outros navios menores de vela para Yichang.
  • A água do Yantgsé representa 40% da água do  território chinês e irriga 70% da produção rizícola.
  •   
  • A vazão média na foz é 4 milhões de litros por segundo, e o volume de sedimentos que se arrastam é estimado em 170 milhões de metros cúbicos.
  • Principais afluentes do Yangtzé são o Han, Yalong, Jianling, Meu, Tuo Ele y Wu. Até o Grande Canal, comunica com o Rio Amarelo ou Huang He. A bacia do rio Yangtze e seus afluentes, ocupa uma área de mais de 1.683.500 km2.
  • A partir da cidade de Yibin, na Província de Sichuan, o rio é navegável até a cidade de Chongqing, daqui até que se torna muito perigoso Yichang, devido a profundos desfiladeiros por onde passa, mesmo em um ambiente de grande beleza natural. A 1.600 km. da boca (en Yichang) navegação é agora possível através dos navios de tonelagem média,  e a partir de Wuhan navios de grande tonelaje. E nos seus últimos 300 km.,  aproximadamente, o rio se torna plano e corre quase ao nível do mar.
  • Economicamente, todo sistema Yangtze River é uma grande rede que atravessa regiões altamente povoadas da China, o que facilita a comunicação entre elas e o desenvolvimento da produção de arroz. Ocasionalmente, por causa de fortes chuvas, inundações graves ocorrem com considerável perda, inclusive humanas. Algumas grandes cidades banhadas pelo rio são, além dos já mencionados, Nanjing, Wuchang e Hanyang.
  • Barragem das Três Gargantas
  • E 1994, o governo chinês decidiu levar a cabo a construção da maior represa do mundo na Região de Três Gargantas, uma área de grande beleza natural e ecológica. A barragem foi concluída no ano 2009. Este projeto tem sido criticado de fora da China por seu alto custo ecológico e social, desde o lago artificial que inundou várias aldeias em Hubei.
  •   
  • Antes da barragem das Três Gargantas ser construída, o rio era navegável por navios oceânicos, mesmo a milhares de quilômetros de sua foz. É o maior projeto de irrigação abrangente do mundo e tem um impacto significativo sobre a agricultura na China. Seus defensores argumentam que as cidades ao longo do rio a jusante estará livre das inundações que vinham ameaçado repetidamente no passado e oferecer-lhes eletricidade e transporte de água; Mas  isto será alcançado à custa de permanentes inundações de muitas cidades existentes (incluindo numerosas relíquias culturais antigas) e causando grandes mudanças na ecologia local.
  •   
  • Em Maio 2006, Especialistas chineses emitiram relatórios alarmantes sobre o estado de poluição do rio. O abastecimento de água potável da Grande Shanghai poderia tornar-se problemático, sem nenhuma solução.
  •   
  • De acordo com Lu Jianjie, um professor universitário no leste da China, o 40% dos resíduos do país é despejado no rio, cerca de 25 bilhões de toneladas por ano. Um terço da poluição vem dos fertilizantes e produtos químicos, pesticidas e resíduos agrícolas; o restante nas cidades, setor industrial e os barcos no rio. Suas águas são consideradas escuras, com um transporte de sedimentos estimado em 680 milhões de toneladas por ano.
  •   
  • 320 milhões de pessoas em áreas rurais do país não têm acesso à água potável, e 400 cidades sofrem com o abastecimento de água inadequado. No final de maio 2006, Zhou Shengxian, diretor da administração do Estado para a protecção ambiental, lançou um convite para o congelamento de todos os projectos de construção que possam afetar o meio ambiente.
  •   
  • Outro grave problema diz respeito ao número de espécies animais que habitam o rio, como o seu número aumentou de 126 mid 1980 apenas 52 e 2002. O Yangtze é a casa, de pelo menos, duas espécies ameaçadas de extinção: o jacaré chinês e o paddlefish do Yangtze. (Este é o único lugar, EUA distante, que é uma espécie nativa de crocodilo.) O boto finless também é encontrado no rio.
  •   
  • Entre a fauna aquática do rio, estava até recentemente, o baiji (Lipotes vexillifer ou golfinho do Rio Yangtze, ou golfinho China), mas em dezembro 2006 uma extensa pesquisa sobre o rio não mostrou sinais de golfinhos e foi declarada funcionalmente extinta. Mas, o espécime foi avistado pouco tempo depois.[11] Infelizmente oficialmente desaparecido no último trimestre de 2008.
  •   
  • Embora ainda haja um grande número de espécies que habitam o rio, todos estão potencialmente ameaçados se nada for feito para preservar a riqueza da fauna.
  • Xangai, por mais de três décadas, o governo chinês rejeitou as advertências dos cientistas e ambientalistas, que a sua represa de Três Gargantas, a maior do mundo tem o potencial para se tornar um dos maiores pesadelos do meio ambiente da China. Mas no ano passado, negação logo deu lugar à aceitação relutante de que os pessimistas estavam certos. As autoridades chinesas fizeram uma cara sobre súbito, reconhecer, pela primeira vez que a enorme represa hidrelétrica, aninhada entre penhascos, no rio Yangtze, na China central, pode estar causando deslizamentos de terra, alterando ecossistemas inteiros e causando outros problemas ambientais graves e, por extensão, pôr em perigo os milhões que vivem na sombra.
  •   
  • Funcionários do governo há muito defendem o projeto, como uma importante fonte de energia renovável para um país faminto por energia, e como uma forma de evitar inundações a jusante. Quando terminar, a barragem vai gerar 18.000 megawatts de potência e oito vezes maior que a dos Estados Unidos, Hoover Dam no rio Colorado. Mas em setembro, funcionário do governo encarregado do projeto de Três Gargantas, admitiu que realizou “perigos ocultos” que poderia produzir desastres. “Não podemos baixar a guarda”, Xiaofeng, que supervisiona o projeto para o Conselho de Estado da China, Wang disse em uma reunião de cientistas chineses e representantes do governo de Chongqing, um município independente de cerca de 31 milhões junto à barragem. “Nós simplesmente não podemos sacrificar o meio ambiente em busca de um benefício econômico temporário ”.
  •  As observações parecem confirmar o que os geólogos, biólogos e ambientalistas vêm alertando há anos: construção de uma barragem hidroelétrica em uma área que é densamente povoada, lar de animais em extinção e espécies vegetais, e atravessada por falhas geológicas é uma receita para o desastre .
Entre os danos causados: “Houve muito menos chuva, mais seca, e o potencial para a doença aumentou”, , disse George Davis, um especialista em medicina tropical  da Universidade George Washington (GW) Medical Center en Washington, DC, que trabalhou na Bacia do rio Yangtze e nas províncias vizinhas durante  24 anos. “Quando se trata de mudanças ambientais, a implementação da barragem das Três Gargantas e o reservatório é o causador de todas as alterações.”

Os cientistas chineses e estrangeiros, enquanto isso, advertiram que a China iria pôr em perigo residentes. As suas preocupações: Deslizamentos de terra causados ​​pelo aumento da pressão sobre terrenos circundantes, um aumento de doenças transmitidas pela água , e uma diminuição da biodiversidade . Mas suas palavras caíram em ouvidos surdos. Aproveitar o poder do Yangtze tem sido uma meta desde líder nacionalista Sun Yat-sen propôs a primeira idéia 1919.
(3.050 metros cúbicos) de terra e rocha caiu sobre uma estrada. O deslizamento de terra soterrou um ônibus, matando pelo menos 30 personas.Pessoas

Fan Xiao, geólogo do Departamento de Geologia de Exploração e Exploração de Recursos Minerais da província de Sichuan, perto de vários afluentes do rio Yang Tsé, diz que os deslizamentos de terra estão diretamente relacionados com o enchimento do reservatório. A água é filtrada pela primeira vez no solo solto na base das falésias, desestabilizando a terra e tornando-a vulnerável à erosão.
Um dos maiores temores é de que a barragem pode provocar terremotos severos, porque o reservatório se situa em duas falhas graves: o Zigui Jiuwanxi e Badong. Segundo Fan, mudança cepas do nível de água os. “Ao alterar o estado mecânico da linha de falha,” , diz ele, “atividade pode causar falha de intensificar e causar terremotos.”

Muitos cientistas acreditam que essa relação entre terremotos e barragens chamado sismicidade induzida por reservatório, pode ter sido o que aconteceu na Califórnia Oroville Dam, no sopé da Serra Nevada. A maior represa do solo EUA, foi construída sobre uma falha activa no início dos anos 1950 e preenchido 1968. Sete anos depois, quando o tanque de abastecimento de água foi restabelecida a plena capacidade, após engenheiros baixaram 130 pés (40 metros) para a manutenção, a área sofreu uma série incomum de terremotos. U. S. Geological Survey. sismólogos que posteriormente se verificou uma forte ligação entre os terremotos e ao preenchimento do reservatório.

 Mas, terremotos também têm sido ligados a projetos hidrelétricos na China no passado, onde as ocorrências são geralmente em bacias hidrográficas densamente povoadas e sismicamente ativa. Engenheiros da China culpa barragens, pelo menos, por19 terremotos nos últimos cinco décadas, variando de pequenos tremores de um próximo à barragem Xinfengjiang província de Guangdong 1962 que a magnitude do registado 6,1 suficientemente grave escala para derrubar casas Richter.

Meios de comunicação locais informaram que aldeias inteiras de pessoas relocadas para abrir caminho para a barragem vai ter que passar uma segunda vez por causa de deslizamentos de terra e sismos, indicando que os funcionários não previam a extensão dos efeitos das barragens. Guangzhou Sul Weekend no ano passado informou que os moradores do Distrito Kaixian estavam ansiosos para se mudar novamente, citando deslizamentos e rachaduras, sinistros que tinham aparecido no chão atrás de suas casas.
A barragem também está tomando um pedágio em animais e plantas na China . A inundação, que se prolonga por 3.700.000 quilômetros quadrados (9,6 milhões de quilômetros quadrados), está na casa 10% das plantas vasculares do mundo (os caules, raízes e folhas) e biólogos estimam que metade dos animais da China e espécies de plantas, incluindo o panda gigante e do esturjão chinês, não são encontrados em nenhum outro lugar do mundo. A zona das Três Gargantas por si só, representa cerca de 20% das plantas com sementes da China, mais de 6.000 espécies. Shennongjia, uma reserva natural perto da barragem na província de Hubei, tão pacífica, que é famosa pelos avistamentos de Yerena, o “homem selvagem”, o equivalente chinês de “Big Foot”, que é apenas um macaco pouco mais prosaico branco.

Essa biodiversidade está ameaçada pela barragem que inunda alguns habitats, reduz o fluxo de água para outros, e altera os padrões climáticos. O desenvolvimento econômico tem levado ao desmatamento e à poluição nas províncias vizinhas na China Central, pôs em perigo no mínimo 57 espécies de plantas, incluindo as pombas chinesas e a árvore pau-brasil. A albufeira criada pela barragem das Três Gargantas ameaça inundar o habitat das espécies ao longo de mais de 400 outros, dados Liu Jianguo, um ecologista na Michigan State University e professor visitante da Academia Chinesa de Ciências, que fez um extenso trabalho sobre a biodiversidade na China.



A represa  ameaça às unidades populacionais mais sensíveis no Yangtzé. Jusante, perto de onde o rio deságua no mar da China Oriental, a área ao redor do Yangtze é uma das mais densamente povoadas do mundo, e a sobrepesca ocorreu  ameaçando de extinção 25 espécies de peixes  exclusivas para as 177 do rio. De acordo com uma carta 2003 para a Ciência pela Universidade de Wuhan ecologista Xie Ping, Muitos destes peixes evoluiu no tempo com a planície de inundação do rio Yang Tsé. Como a barragem diminui inundações a jusante, vai fragmentar a rede de lagos que cercam o centro, e redução do nível de água no rio Yangtze, o que torna difícil para os peixes para sobreviver. O projeto tem contribuído para o declínio do baiji , que é tão raro e já é considerado até extinto.

O depósito também pode romper pontes de terra nas pequenas ilhas, grupos de isolamento de animais e plantas.  As ilhas formadas pelo acúmulo de sedimentos, estão ameaçadas e já perderam 75% de suas espécies biológicas nos últimos 15 anos, de acordo com um estudo publicado pela Science.

As autoridades anunciaram planos para a represa, que promove a sua capacidade de evitar inundações na jusante. Agora, a barragem parece estar causando  problema oposto, estimulando a seca na China Central e Oriental. Em janeiro, o China Daily (jornal do país, maior língua Inglês) informou que o Yangtze atingiu seu nível mais baixo em 142 anos de encalhamento dezenas de navios ao longo da hidrovia em Hubei e Jiangxi.
  
Enquanto isso, na boca dos moradores, do Yangtze  em Shanghai, a maior cidade da China, estão enfrentando escassez de água. A redução do fluxo de água doce também significa que a água salgada do Mar da China Oriental agora diminui. Este, turno, parece estar a causar um aumento no número de águas-vivas, que competem com os peixes do rio para a alimentação ea consumir os seus ovos e larvas, ameaçando as populações nativas já em declínio devido à pesca excessiva. E 2004, um ano após a barragem ser parcialmente preenchida, Os cientistas identificaram uma espécie de água-viva, no rio Yangtze, que antes só tinha atingido o Mar da China Meridional.

 Os efeitos da barreira das perturbações dos ecossistemas ao redor por décadas podem passar. GW Davis é parte de um projeto de pesquisa da doença esquistossomose (também conhecida como febre do caracol ou prurido do nadador), um parasita do sangue transmitida aos seres humanos por caramujos, as pessoas podem ir nadar em água doce contaminada e então liberam larvas infectadas de  caramujos que podem penetrar a pele. (Os sintomas incluem febre, falta de apetite e perda de peso, dor abdominal , sangue na urina, dores musculares e articulares, com náuseas, tosse persistente e diarréia.)
  
De acordo com Davis, alterações poderiam precipitar um aumento de outras doenças transmitidas pela água também microbiana. “Uma vez que o tempo mudou drasticamente e os padrões de troca de água, como pode ser visto agora na região das Três Gargantas”, diz, “mudar um monte de variáveis ​​ambientais. Quase todas as doenças infecciosas estão em jogo.”

As instituições governamentais financiados foram discretamente apreciar os recursos possíveis. Os oficiais dizem que foram gastos mais de $ 1.6 bilhões para reforçar as áreas sujeitas a deslizamentos de terra, e passou $ 3200 milhões na água de lavagem ao longo dos próximos três anos. Em janeiro, O CTGPC assinaram um memorando de entendimento com a conservação da natureza que permite a organização de consultas sobre a protecção das espécies e da saúde dos rios na área da represa. O Ministério da Saúde na China, Enquanto isso, está a tentar controlar as infecções esquistossomose com uma combinação de drogas e aplicações de moluscicidas, pesticidas que matam as empresas caracol doença.

  
Após as denúncias da mídia sobre as preocupações do governo, funcionários começaram a recuar. Em novembro 2007 entrevista com a agência de notícias estatal Xinhua , Conselho Estadual de Wang afirmou que “desastres geológicos ou acidentes não relacionados” ocorria desde o nível da água do reservatório foi levantada 2006, cinco dias depois, a terra em Badong desmoronou e  o desabamento do túnel da estrada de ferro destruíram o ônibus e seus passageiros.

Após um breve período de abertura, discussão sobre os efeitos ambientais da barragem foi novamente um grande tabu na China.
 Apesar da crescente lista dos problemas Barragem das Três Gargantas, no entanto, hidrelétrico continua a ser um componente integral e aparentemente verde-mix de energia da China. A China continua a atrair um 82 por cento da energia do carvão, Mas as grandes barragens são fundamentais para o programa nacional de mudança climática, que visa aumentar a percentagem de electricidade a partir de recursos renováveis ​​dos actuais 7,2 por ciento a 15 por cento 2020. Mais de um terço das pessoas a partir de hidrelétricas, mais do que qualquer outra fonte. Doze novas barragens estão previstas para o Yangtze superior sozinho.

Os problemas ambientais e logísticos envolvidos na implementação dessas barragens ressaltar o compromisso da China com a força. barragens Novos Yangtze incluem vários projetos menores, que são necessárias para aliviar a sedimentação provocada pela Barragem das Três Gargantas. No seu relatório 2007 Assembleia Nacional Popular, o primeiro-ministro Wen Jiabao disse que a China havia transferido 22,9 milhões de pessoas para acomodar seu grande hydroproject.

“Os interesses econômicos e benefícios do Projeto das Três Gargantas Development Corporation”, diz, “é muito importante. Mas a função de qualquer rio, incluindo o Yangtze, não pe só para produzir energia. Pelo menos, [um rio ] também é importante para o envio de, alívio da poluição, manutenção das espécies e ecossistemas, e manutenção de um equilíbrio evolutivo natural. “

fonte : www.scientificamerican.com



03 abril 2011

A POLUIÇÃO INDUSTRIAL É O MAIOR PROBLEMA PARA OS RIOS CHINESES



PEQUIM - Os responsáveis por poluir dois rios importantes da China ignoram há uma década os esforços de limpeza, fazendo com que grande parte dessa água não possa ser tocada, que dirá ser ingerida, o que coloca em risco um sexto da população do país, afirmaram meios de comunicação oficiais na segunda-feira. Metade dos postos de controle existentes ao longo do rio Huai e de seus tributários, localizados nas regiões central e leste da China, apresenta poluição de ''grau 5'' ou mais -- o grau máximo quanto a algumas toxinas, significando que a água não pode ser tocada pelos seres humanos e nem mesmo ser usada na irrigação, informou a imprensa oficial do país. As medidas de combate à poluição adotadas nos últimos 14 anos conseguiram conter parte do problema nos rios Huai e Liao, mas o volume dos dejetos industriais continua a ser grande demais, disse em um relatório divulgado no domingo Mao Rubai, presidente da comissão de proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais do Congresso Nacional do Povo. Os rios representam uma ''ameaça para um sexto da população de 1,3 bilhão de habitantes do país'', afirmou o jornal China Daily. A poluição no Huai coloca em risco o gigantesco Projeto de Transferência Hídrica Sul-Norte, que pretende escoar água do rio Yang Tsé para o norte chinês, uma região mais seca, através da bacia do Huai, disse Mao. - Grandes volumes de efluentes domésticos não tratados e de lixo industrial são jogados diretamente no rio - afirmou a autoridade referindo-se a um dos afluentes mais poluídos do Huai, segundo o site NPC Web (www.npc.gov.cn).

Fonte: Poluição em rios chineses ameaça um sexto da população do país http://pt.shvoong.com/medicine-and-health/1662952-polui%C3%A7%C3%A3o-em-rios-chineses-amea%C3%A7a/#ixzz1ITvpPGIf
Foto:http://novaordemglobal.blogspot.com/2008/10/nova-ordem-mundial-economia.html