26 fevereiro 2011

Código Florestal | Canal do Produtor

Código Florestal | Canal do Produtor

LIXO EXTRAORDINÁRIO....UM FILME, UM DOCUMENTÁRIO

Título original: (Waste Land)
lançamento: 2010 (Brasil, Reino Unido)
direção:Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley
atores:, , .
duração: 90 min
gênero: Documentário
status: Em cartaz

Sinopse

Uma análise sobre o trabalho do artista plástico Vik Muniz no Jardim Gramacho, localizado na cidade de Duque de Caxias (RJ), que é um dos maiores aterros sanitários do mundo.

Fonte:
http://www.adorocinema.com/filmes/lixo-extraordinario/

Outras matérias:

O diretor do novo documentário brasileiro explorou as possibilidades do Jardim Gramacho, no município de  Duque de Caxias, região metropolitana do Rio de Janeiro, que abriga o maior aterro sanitário da América Latina. Com um filme que faz um retrato fiel e com sutileza artística da realidade dos lixões no Brasil. Vamos torcer para que Muniz traga pra casa a estatueta dourada do Oscar 2011.
Fonte:
ttp://www.filmeseseries.com.br/documentario-brasileiro-lixo-extraordinario-concorre-ao-oscar/

O filme que é uma cooprodução brasileira/inglesa, conta a estória do catador de lixo Tião. Tião um homem de 32 anos, espera sensibilizar muitas estrelas para a causa dos catadores.


Sei que muitos vivem da coleta de lixo nos lixões do mundo, mas o melhor seria se o filme despertasse as consciências para produzirmos menos lixo e reciclarmos mais...Filmado no maior lixão da América Latina, esperamos que ele sirva para mostrar como não fazer com o planeta, e tomarmos medidas sérias para que o lixo sirva para grandes obras (geração de energia, fertilizantes e outros) e, que os HOMENS DO LIXO, NÃO SEJAM MAIS HOMENS DO LIXO, MAS PRODUTORES DE HORTAS SAUDÁVEIS, ESCULTORES E PINTORES DE ARTES FANTÁSTICAS!
Helena Rezende

POR QUE AS BALEIAS ESTÃO MORRENDO? EM 2009 HOUVE UM FATO SEMELHANTE...

A Nova Zelândia é rota de passagem na migração das baleias rumo a Antártida. Por isso, algumas baleias comumente são encontradas encalhadas no litoral neozelandês. Porém, o número de baleias que encalharam e morreram no último domingo, 20 de fevereiro, é assustador: 107 baleias, entre sacrificadas e mortas, foram achadas por dois turistas que visitavam a costa.
Tudo aconteceu em uma região isolada do país, perto de Cavalier Creek, por onde os turistas passeavam. Quando eles avistaram as baleias-piloto na praia, ligaram para o serviço ambiental de proteção e esperaram os animais serem diagnosticados.
Ao chegarem ao local, os especialistas notaram que 59 baleias já estavam mortas e as outras estavam muito debilitadas pelo clima seco e pelo calor intenso do local.
A solução mais prudente encontrada pelos especialistas foi a morte dos cetáceos ainda vivos, já que eles não tinham chance de sobreviver se colocados de volta ao mar. "Compreendemos rapidamente que seriam necessárias pelo menos 10 a 12 horas antes de poder iniciar as tentativas de levá-las ao mar, mas com o sol e o calor muitas morreram antes", informaram os cientistas em comunicado à imprensa.
Os encalhes em massa na Nova Zelândia, no dia 4 de fevereiro 82 baleias-piloto encalharam de uma única vez, acontecem periodicamente em regiões isoladas como esta ilha, chamada de Stewart Island, no sul do país.
Os especialistas, que deixaram os animais se decomporem ali mesmo, por ser um local muito distante da presença humana, ainda não encontraram nenhuma resposta para o porquê do encalhe desses animais.
Por que as baleias encalham nas praias?
Notícias sobre baleias encalhadas são publicadas com certa freqüência. Mas por que elas encalham nas praias?
Existem vários fatores que fazem as baleias encalharem. Problemas auditivos, neurológicos, doença, atropelamento de uma embarcação, prisão em uma rede de pesa são alguns deles.
As baleias que encalham por problemas auditivos são aquelas que são atingidas por uma espécie de parasita que atrapalha a audição desses cetáceos. Eles geram um tipo de distúrbio no sistema labirinto dos animais, que acabam por perder a orientação encontrando as margens.
Outras baleias encalham por distúrbios neurológicos. São as orcas, cachalote e baleias brancas, que se perdem com mudanças bruscas no campo magnético terrestre. Esses animais possuem um sistema de orientação relacionado ao campo magnético da Terra, e qualquer variação dele pode desorientá-las e fazerem chegar ao encalhe nas praias.Na Nova Zelândia, essa é a hipótese mais aceita pelos estudiosos.
Segundo o veterinário Milton Marcondes, coordenador de pesquisa do Instituto Baleia Jubarte, a maior parte das baleias que encalham já estão mortas (cerca de 80%) quando chegam às praias. As baleias morrem no mar e encontram o litoral devido a ação das correntes marítimas.
Quando os encalhes são em massa (sem ser mãe e filhote, porque este depende da mãe para sobreviver), o animal líder pode ser o responsável. Ele pode se desorientar espacialmente e levar todos os outros animais ao encalhe junto com ele. A dificuldade então estaria em distinguir o animal líder e descobrir qual o problema dele.
Praias de baixos declives e muito recortadas também ajudam no encalhes das baleias, pois pode confundir o sonar existente nesses animais.
Nordeste do Brasil deve agir
Nesta semana, o Nordeste do Brasil tomou uma posição quanto a constante morte desses mamíferos aquáticos no país.
A Remane (Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Nordeste) e o CMA/Ibama e Fundação Mamíferos Aquáticos lançaram o primeiro manual técnico relacionado ao atendimento de encalhes de mamíferos aquáticos da América do Sul.
O manual apresentado na sede nacional do Centro de Mamíferos Aquáticos (CMA) /Ibama, na ilha de Itamaracá, foi um passo importante para o aprimoramento das técnicas dos primeiros socorros oferecidos às baleias encalhadas, que até então só eram regidas por um protocolo direto feito por especialistas americanos e europeus.
O manual técnico veio em resposta particularmente ao grande número de animais aquáticos encalhados encontrados na região Nordeste. Só no ano passado, foram 40 grandes baleias, de diferentes espécies, encalhadas do Piauí ao Rio Grande do Sul.Apenas nove delas estavam vivas e somente duas foram salvas pelas técnicas.
107 baleias-pilotos encalharam na costa da Nova Zelândia/Foto: Divulgação/AFP/NZ Department of Conservation 
Cerca de 400 animais já encalharam no Nordeste, entre 2000 e 2004, segundo dados da Remane, instituição pioneira no Brasil, que abriu precedente para a criação da Remasul.

FONTE:
http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/fevereiro/107-baleias-morrem-encalhadas-no-litoral-da-nova

Em 2009 também aconteceu fenômeno semelhante...

 Nova Zelandia registra morte de mais de 125 baleias no fim de semana

Em um evento incomum, mais de 125 baleias morreram encalhadas em dois pontos da costa da Nova Zelândia durante o fim de semana. Habitantes locais e ambientalistas ainda conseguiram salvar 43 mamíferos no domingo, na praia de Colville Bay.

Fontes: iG São Paulo | 28/12/2009 03:41/  


http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/nova+zelandia+registra+morte+de+mais+de+125+baleias+no+fim+de+semana/n1237593069442.html