08 março 2008

ALERTAS SOBRE O DEGELO - Groelândia, Antártida e Alasca


Pesquisa:
Groelândia:
Degelo dobrou em cinco anos na Groelândia Publicado em 17.02.2006, às 09h05

Uma revolução silenciosa está acontecendo numa das ilhas mais gélidas e isoladas do planeta,
alertou um grupo de pesquisadores ontem. Eles mediram o quanto as geleiras da Groenlândia despejaram no oceano entre 2000 e o ano passado, e viram que o fluxo praticamente dobrou entre uma data e outra. O fenômeno parece ter relação direta com um aumento de 3ºC na temperatura da região e pode significar, no futuro, um aumento muito mais radical do nível dos oceanos da Terra do que o que se esperava.O alerta foi lançado por Eric Rignot, do JPL (Laboratório de Propulsão a Jato) da Nasa, na abertura do 172º encontro anual da AAAS (Associação Americana para o Progresso da Ciência), que começou ontem em Saint Louis. O artigo com as principais conclusões da pesquisa está na edição de hoje da revista "Science".
Antártida:
NASA identifica provas claras do degelo na Antártida:: 2007-05-16
Impacto do aquecimento.A NASA encontrou as primeiras provas claras do degelo da Antártida, uma consequência do aumento das temperaturas e que pode levar à subida do nível da água do mar, anunciou a agência espacial em comunicado. As áreas afectadas por este degelo, o mais significativo observado até hoje, podem espalhar-se por uma região do tamanho da Califórnia. Através do satélite QuikScat, a equipa de cientistas liderada por Son Nghiem e Konrad Steffen fez a medição da acumulação de neve e degelo na Antártida e Gronelândia desde Julho de 1999 até Julho de 2005
Alasca:
JC e-mail 2080, de 22 de Julho de 2002.

Ritmo de degelo no Alasca é sinal de alerta
Estudo mostra que, na última década, índice de redução das geleiras dobrou As geleiras do Alasca derretem a um ritmo cada vez mais rápido do que até agora se acreditava e são a principal causa de elevação do nível dos oceanos, segundo divulgou o Instituto Geofísico de Fairbanks neste sábado.
Fonte:http://jc.uol.com.br/2006/02/17/not_106602.php;http://www.cienciahoje.pt/21752;http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=3610

Não quero ouvir de vocês, meus (minhas) queridos (as) leitores(as), "E eu com isto???"
Temos tudo a ver com isto!
Vamos tomar atitutes, comecem pela sua casa, converse com seus amigos, vizinhos, parentes, VAMOS FORMAR UMA GIGANTESCA BOLA DE NEVE!
Ainda dá tempo!
Vamos cobrar nossas autoridades!
Haveremos de reduzir o ritmo e isto já terá sido uma grande vitória.

07 março 2008

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO NO MAR DE DIVERSOS MATERIAIS

Tempo levado pela natureza para absorver os detritos jogados no mar:

Jornais - 14 a 42 dias
Embalagens de papel - 1 a 4 meses
Guardanapos de papel e frutas - 3 meses
Pontas de cigarro e fósforos - 2 anos
Chicletes - 5 anos
Nylon - 30 anos
Garrafas de plástico - 100 anos
Garrafas e frascos de vidro -1 milhão de anos
Fonte: Colégio Objetivo

NÃO POLUAM NOSSOS MARES



Muito embora seja difícil saber a quantidade exata de poluentes lançados ao mar, uma coisa é certa: todos os dias, os oceanos recebem toneladas de resíduos – alguns tóxicos, outros nem tanto.
Cerca de 77% dos poluentes despejados nos oceanos vêm de fontes terrestres e tendem a se concentrar nas regiões costeiras.
Um estudo feito pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos estima que 14 bilhões de quilos de lixo são jogados (com ou sem intenção) nos oceanos todos os anos.
Plástico
Produzimos vários tipos de lixo, mas a grande praga dos mares é o plástico. O material tem uma vida útil curtíssima, mas demora centenas de anos para se desfazer, no mar ou na terra.
E, dentro do estômago de um animal marinho, pode fazer um grande estrago, levando-o à morte. Para uma tartaruga, por exemplo, um saco plástico boiando na água pode parecer uma água viva, ou seja, comida.
Mas o lixo não é o único problema enfrentado pelos oceanos. A ocupação desordenada do litoral está criando outro tipo de poluição: a ambiental, caracterizada pela destruição das restingas e dos manguezais na costa e pela poluição crescente das praias.
No próximo século, estima-se que 60% da população mundial estará vivendo em áreas costeiras, o que significa um número ainda maior de hotéis, casas e lixo nas praias e no mar.
Esgoto
O esgoto (industrial e doméstico) constitui uma das grandes ameaças para a vida marinha e para quem vive no litoral porque age como fertilizante. O esgoto leva para o mar grande quantidade de matéria orgânica, o que acaba contribuindo para uma explosão do fitoplâncton – uma explosão que, não por acaso, é conhecida como "bloom".
A vida microscópica cresce de forma desordenada, prejudicando os outros organismos marinhos, que ficam sem espaço, sem oxigênio e sem nutrientes.
Um dos exemplos mais conhecidos do "bloom" é a chamada maré vermelha, que resulta da proliferação dos dinoflagelados – um tipo de fitoplâncton que contém pigmento vermelho. Os dinoflagelados produzem substâncias tóxicas que podem causar a morte.
O esgoto também carrega para os oceanos diversos organismos nocivos, como bactérias, vírus e larvas de parasitas. Metade do peso seco do lixo humano é composto por bactérias. Delas, um grupo em particular costuma ser apontado como o grande vilão: os coliformes fecais. Tanto que são empregados como indicadores de poluição das praias.
Fonte:Colégio Objetivo

DIA MUNDIAL DE LIMPEZA DO LITORAL

Alguns de vocês conheciam esta data?
Pois ela existe e já é comemorada em 120 países.

Dia Mundial de Limpeza do Litoral ou Dia Mundial de Limpeza de Praias. Para quem ainda não conhece, esta data vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo. A cada ano milhões de pessoas, em cerca 120 países espalhados pelo globo, unem forças e "empunham" a bandeira da limpeza para fazer uma real diferença em nosso meio ambiente __ limpar parte da sujeira que produzimos ao descartarmos de forma inadequada os resíduos sólidos no ambiente litorâneo.

TERCEIRO FINAL DE SEMANA DE SETEMBRO

O evento, um programa sem fins lucrativos que promove atividades ambientalistas ao redor do mundo, todo ano durante o terceiro final de semana de setembro, vem ajudando a diminuir um dos maiores problemas ambientais da atualidade, representado pelas crescentes montanhas de resíduos produzidos pelas sociedades modernas de consumo, do tipo "usar e tirar".
O mundo inteiro já percebeu que apesar da reconhecida importância do mar na maioria das culturas e sociedades, estamos abusando deste precioso recurso. Com a visão miope e torpe de que tudo o que desaparece nas águas não polui, transformamos algumas regiões marinhas em verdadeiras lixeiras, acabando com a vida marinha e com as possibilidades de pesca e lazer.E foi exatamente por estarem preocupados com essa situação que , no final da década de 80, os ambientalistas americanos criaram o Clean-up Day, logo seguido pelos australianos com seu Clean up the World - Austrália.
POIS, APESAR DA DATA, EU CONCLAMO A TODOS, VAMOS MANTER AS NOSSAS PRAIAS LIMPAS TODOS OS DIAS...é questão de: educação, higiene e uma postura ecològicamente correta de amor a vida!
Vergonha não é recolher lixo, vergonha é jogar lixo, nas praias, nas ruas, nas praças, nas rodovias, etc.!!!

06 março 2008

NÃO DIGO CONSUMIR MENOS CARNE, MAS CONSCIENTE


JUSTIÇA FEDERAL DO PARANÁ CONTRA AS QUEIMADAS

Sempre vi o Paraná, como um dos estados mais preocupados com o meio ambiente. Esta nota, é sem dúvida uma grande expectativa para dias melhores para o planeta, ou seja, quando a justiça dos homens começa a olhar com outros olhos os níveis de poluição provocado pelas queimadas.
Por: Conselho da Justiça Federal - Data de Publicação: 12 de abril de 2007

Em decisão proferida no dia 10 de abril, a Justiça Federal de Jacarezinho (PR) deferiu liminarmente um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para proibir as queimadas em plantações de cana-de-açúcar na região do norte pioneiro do Paraná.
O MPF ajuizou ação civil pública argumentando que tais queimadas representariam danos nefastos ao meio ambiente e acarretariam risco à saúde da população próxima às áreas de queima e também aos trabalhadores rurais contratados na época de safra, que tem início previsto já para o próximo mês.
O procurador da República Marcos Ângelo Grimone alegou que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não teria competência para autorizar a queima da palha da cana-de-açúcar, já que só o IBAMA (órgão federal), depois de realizado Estudo de Impacto Ambiental (EIA) é que poderia, mediante procedimento próprio, conceder licenças ambientais, o que não estaria ocorrendo atualmente.
Depois de discorrer sobre os efeitos do lançamento de gases na atmosfera, o juiz federal Mauro Spalding, prolator da decisão, reconheceu que “a celeuma debatida não é de fácil solução, devendo ser tratada com acuidade singular, sem se distanciar do real problema advindo da prática adotada na queima da palha de cana-de-açúcar na região, porém, igualmente evitando qualquer influência da atual onda conservacionista que possa implicar risco à imparcialidade da decisão.”
Um dos motivos da decisão, além de acolher os argumentos de que só depois de Estudo de Impacto Ambiental é que o IBAMA poderia conceder licenças ambientais para queima, foi de que haveria um conflito entre direitos constitucionais: de um lado o direito ao meio ambiente equilibrado e o direito à saúde da população e, de outro, o direito ao desenvolvimento econômico e social. Para resolver esse atrito o juiz ponderou que, por ser a queima da palha apenas um facilitador para o corte da cana, não sendo indispensável para a colheita, deve-se prevalecer o direito ao meio ambiente. Além disso, fundamentou que o meio ambiente é um direito das presentes e futuras gerações, ao passo que o direito ao lucro dos produtores de álcool restringe-se a pouquíssimas pessoas.
O juiz ainda disse na decisão que o “efeito estufa”, responsável pelo derretimento das camadas polares, elevação do nível dos oceanos e reviravolta climática no planeta (conforme recente conclusão científica do Relatório Mudança Climática 2007 emitido pela ONU), tem como principais causas o consumo de combustíveis fósseis e as queimadas de resíduos agrícolas. Afirmou que o Brasil tem se mostrado preocupado e adotado políticas para minimizar o “efeito estufa”, porém, “o país mergulhou num verdadeiro paradoxo: para reduzir o consumo de combustíveis fósseis (derivados do petróleo) e poluir menos a atmosfera o Brasil incentivou o cultivo da cana-de-açúcar e a produção de álcool dela derivado; ocorre que referido processo produtivo acarreta igualmente a emissão de gases poluentes na atmosfera por implicar a prática de queima da palha de cana-de-açúcar”.
A decisão foi dirigida aos produtores de cana-de-açúcar da região norte do Estado, impedindo-os de promover a queima já na safra deste ano, bem como ao IAP, impedindo-o de expedir novas autorizações para queima controlada e cancelar as já expedidas. A Subseção de Jacarezinho abrange a região do Paraná conhecida como “Norte Pioneiro”, fronteiriça ao Estado de São Paulo e estendendo-se de São José da Boa Vista (SE) a Itambaracá (NW) e de Ibaiti (SW) à cidade sede, Jacarezinho (NE), abrangendo 27 Municípios do norte do Estado.
Da decisão, cujo inteiro teor pode ser acessado no site oficial da Justiça Federal do Paraná (www.jfpr.gov.br, processo nº 200770130004129), ainda cabe recurso ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região em Porto Alegre.

05 março 2008

ACENDA A SUA LUZ INTERIOR...ECONOMIZE ENERGIA!


"COUROMODA" PLANTANDO ÁRVORES - PARABÉNS!




UM EXEMPLO A SER SEGUIDO...



COUROMODA - Maior evento de moda e negócios do setor de calçados em toda América Latina. Maior feira especializada na América Latina, a Couromoda - Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro é o mais importante evento para negócios e lançamento de moda no mercado de calçados e artigos de couro. É também a mais prestigiada e representativa feira deste setor. Seus 1.100 expositores respondem por 90% da produção brasileira, oferecendo a lojistas e importadores a mais completa amostragem da moda, da tecnologia e do marketing do setor de calçados e artefatos de couro, com a presença de mais de 3 mil marcas. Local - Parque Anhembi - São Paulo - capital.



A campanha ambiental que a Couromoda realizou no período de outubro/2007 a janeiro/2008, junto aos seus expositores, visitantes da feira e profissionais da área calçadista, resultou na compra de 6.673 árvores, que já começaram a ser plantadas em área selecionadas do Estado de São Paulo.
2.225 mudas foram plantadas no Lago do Tanque do Moinho, em Bragança Paulista e as demais serão plantadas dentro dos próximos 45 dias, na mesma região.
Embora o movimento não tenha atingido a meta inicial de 10.000 árvores, o resultado foi considerado muito positivo pelos organizadores. “Conseguimos motivar um grande número de pessoas e despertar atenção para a preservação da natureza e os princípios da sustentabilidade”, disse Ana Jussara Leite, Diretora de Comunicação da Couromoda. “Recebemos muitas mensagens de apoio a esta iniciativa e queremos agradecer profundamente às pessoas, empresas e entidades que aderiram à campanha, contribuindo para a compra das árvores”.
Ana Jussara observou que a maior parte das adesões veio de pessoas físicas. “Isso revela que a questão da sustentabilidade e da preservação ambiental já sensibilizou a maioria das pessoas, mas ainda não foi incorporada como prática pelas empresas e corporações”, disse ela. “Nosso objetivo com esta campanha, assim como com a instituição do Prêmio Couromoda de Boas Práticas Socioambientais teve justamente a intenção de contribuir para esta sensibilização, multiplicando os conceitos socioambientais entre as empresas da área coureiro-calçadista. Acreditamos que, mesmo sem ter atingido a meta de 10.000 árvores, avançamos mais alguns passos rumo à sustentabilidade. A repercussão do Prêmio foi muito positiva e nos incentiva a prosseguir neste trabalho”.
O plantio das espécies nativas está sendo feito numa ação coordenada pela Ambiente Global – Comunicação, Eventos e Sustentabilidade em conjunto com o viveiro Verde Nativo, de Bragança Paulista, no interior de São Paulo. O plantio foi programado para a região do “Sistema Cantareira”, um dos responsáveis pelo abastecimento da Região Metropolitana de São Paulo.
A Couromoda agradece a participação das pessoas e empresas e convida-as a continuar trabalhando pela defesa da natureza e da sustentabilidade.



É de iniciativas assim que estamos precisando. Não conseguiram o número desejado, não importa, o que importa é plantar árvores, reflorestar as margens dos nossos rios, riachos, lagos e represas, que tiveram suas matas ciliares devastadas.

04 março 2008

VAMOS RECICLAR PAPEL

SENHORES VEREADORES E DEPUTADOS, CRIEM UMA LEI, TORNANDO OBRIGATÓRIO O REFLORESTAMENTO DOS MORROS DESMATADOS. Estas espécies arbóreas de crescimento rápido podem cobrir os morros, evitando a erosão, melhorando o clima e produzindo matéria prima para papel e outros fins.

O MAL PROVOCADO PELAS QUEIMADAS


Foto: Queimada em canavial próximo a Sertãozinho-SP. É uma prática comum na região de Ribeirão Preto.


Fico imensamente triste quando vejo uma queimada, seja ela num canavial, num fundo de quintal, às margens de uma rodovia, num lixão ou numa floresta. Tudo o que pode resultar de uma queimada é triste, é devastador!
Já comentei em artigo anterior, a minha opinião sobre as queimadas arcaicas dos rudes produtores rurais de antigamente, que acreditavam, talvez aprendizado obtido da cultura primitiva indígena, que queimar pastagens era algo saudável, benéfico, que o capim brotaria vigoroso. Pois, meus(minhas) queridos(as) leitores(as), li hoje e fiquei estarrecida num blog da Revista Superinteressante, que um grupo americano que se diz ecologista, botou fogo em algumas casas que ostentavam o status de "construções verdes"...isto é inadmissível, pois ambientalista, ecologista ou quaisquer outras denominações que se dê aos defensores da vida, da natureza, da preservação do planeta, jamais pode pactuar com este crime sem perdão, que é a queimada.
É do conhecimento de todos, os efeitos nocivos das queimadas para a vida animal e vegetal, e principalmente do resultado nefando para a qualidade do ar, resultante da emissão do CO2.
Sempre que vou a Uberaba, quando chego à bela região de Ribeirão Preto, me entristeço e passo mal. Pois, ali, o ar está totalmente corrompido pelas queimadas dos canaviais, dificilmente se transita pela região, um único dia sequer, sem observar um fogaréu...que mal estes senhores, produtores ignorantes, estão fazendo para a sua própria vida! Não se preocupam com o solo, pois na grande maioria, as terras são arrendadas de terceiros, exaurem-no até o máximo, queimam a sua vida (bactérias, microorganismos que dão vida à terra - arejando-a, decompondo os dejetos e restos de plantas). Pobres senhores ricos, poderiam usufluir do solo de um modo muito mais inteligente.
As terras daquela região, são das melhores do Brasil, as chamadas massapê...que judiação, meus (minhas) caros(as)!
Se estes produtores de cana, pensassem ecològicamente, poderiam obter um retorno muito maior para seus investimentos, fazendo uso de plantios diretos, com colheita mecanizada ou mesmo até por colhedores humanos...A desculpa é sempre a mesma...os colhedores reclamam dos males provocados pelas palhas da cana, quando roçam sua pele (rostos, braços e mãos). Ora, não seria um mal maior para estes cortadores, trabalharem num ambiente muito mais inóspito, sujo, onde todos absorvem fuligem das queimadas?
Outra argumentação dos produtores é que, a cana queimada, mantém o teor de açúcar mais apurado...só por isto? E o prejuízo para toda a vida do planeta, isto não conta ponto?
Penso que se não queimassem a cana, poder-se-iam, utilizar 100% do vegetal, ou seja, com as folhas produziriam, lonas para caminhões, sacolas ecológicas, inclusive para supermercados, padaria e muitas outras utilidades, para que não víssemos mais estas abomináveis sacolinhas plásticas.
Senhores produtores, por um resultado maior em sua produção, por UM RESULTADO MARAVILHOSO PARA A VIDA, NÓS, SERES HUMANOS PEDIMOS, DEIXEM DE FAZER QUEIMADAS NOS CANAVIAIS...talvez assim, poderemos SALVAR O NOSSO PLANETA!
Fotos: http://www.flickr.com/photos/koruja/page5/

03 março 2008

VAMOS ABRAÇAR O MUNDO - TEMOS QUE SALVAR NOSSO PLANETA!


A RECICLAGEM DE ÁGUA


No Brasil, 70% da água é consumida na agricultura, 20% é utilizada pela indústria, se isto já não bastasse, a água descartada, está sempre contaminada, ou com herbicidas, fungicidas, fertilizantes químicos, produtos tóxicos, altamente nocivos pára a vida...e são, na grande maioria, absorvidos pela natureza, chegando e contaminando os lençóis freáticos, quando não, são despejados em rios, lagos e córregos, num profundo descaso e desrespeito para com o meio ambiente.
Existe no mercado, grande variedade de sistemas de reciclagem de água, tais como:
- Filtragem por leito de junco e areia;
- Sistema de tratamento por arejamento;
- Sistema de desinfecção por ultravioleta;
- Fossa séptica reciclável (largamente utilizada no Japão).


É perfeitamente viável, reutilizar a água proveniente das seguintes fontes domésticas e também empresariais, que na sua grande maioria deverá ter um tratamento adequado de desinfecção:
- chuveiros;
- pias;
- banheiras e
- máquinas de lavar (roupa/louças).
OBS. Pode-se reutilizar a água proveniente de bacias sanitárias, quando tratadas na fossa séptica, que separa sólidos de líquido.

Aplicações - A água tratada e reciclada pode ser reutilizada em diversas situações, seja em uso urbano, agrícola, residencial, comercial ou industrial, como: irrigação paisagística e de campos para cultivo; em refrigeração, alimentação de caldeiras ou em processamento industrial; recarga de aqüíferos; combate a incêndios, descarga de vasos sanitários, lavagem de veículos e de ruas e demais fins urbanos; na construção civil, entre outras aplicações. Empreendimentos que adotam o reúso contribuem para reduzir a demanda sobre os mananciais e liberam uma razoável quantidade de água proveniente das fontes de boa qualidade, caracterizando-se como uma ação social e ambientalmente das mais corretas.

GRANDES EXEMPLOS de empresas que já reutilizam a água no Brasil, são elas: Serasa, Microservice, Hotel Atlântico Búzios, Facchini e Vale D’Ouro.

FONTE:http://www.revistafatorbrasil.com.br/canal.php?id=13 e Enciclopédia Salve o meio ambiente da Readers Dugest.

ENERGIA EÓLICA - A MARAVILHA DOS VENTOS


Questiono sempre, meu Deus, por que não usamos mais a energia eólica?
É limpa, não polui, Deus nos dá em abundância!

Bons exemplos do uso da energia eólica:
Na Espanha, as boas condições de vento colocaram a geração de energia eólica à frente da geração de energia nuclear e energia térmica a carvão na semana passada. A geração de 9563 MW (de uma capacidade instalada total de 13908 MW) às 15h27 da quarta-feira passada fez com que a energia eólica respondesse por 25% da demanda daquele horário, superando em muito a demanda atendida por usinas nucleares (16%) e térmicas a carvão (15%).A segunda boa notícia foram os resultados do mercado norte–americano de energia eólica, que reportou a instalação de 5.244 MW de capacidade nos Estados Unidos em 2007. O índice foi divulgado na quinta-feira passada pela American Wind Energy Assocation (Associação Americana de Energia Eólica) e mostra que, com um investimento de US$ 9 bilhões, houve crescimento de 45% da capacidade instalada de energia eólica naquele país em relação a 2006. Para efeito de comparação, esta quantidade é próxima à capacidade das usinas hidrelétricas do Rio Madeira, de 6.450 MW. E a construção de Angra 3, com apenas 1350 MW, custará, para cada MW de capacidade instalada, o dobro do valor investido por MW nos Estados Unidos.“O recorde de geração registrado na Espanha é uma prova irrefutável da confiabilidade da geração eólica, e o crescimento desta fonte energética nos EUA mostra que a indústria norte-americana aposta neste tipo de energia e está ciente de seus benefícios ambientais e econômicos”, disse Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energias renováveis do Greenpeace Brasil. “Estes exemplos reafirmam a necessidade urgente de o Brasil rever sua lei de incentivo a energias renováveis e aproveitar seu gigantesco potencial de energia eólica.”
FONTE: http://www.greenpeace.org/brasil/ em 30/01/2008

02 março 2008

VALEU, AMIGOS! - Precisamos alertar a todos!

De pé, Markus Eriksen, da Fundação de Pesquisa Marinha Algalita (Califórnia, EUA), comanda a bem-humorada viagem marinha no barco de garrafas pet. As remadoras são Beth Peluso e Carol Anderson (Foto: Chris Miller/AP)

'Navio' de garrafa pet alerta sobre poluição
ONG ambientalista usou cerca de 5.000 vasilhas plásticas recicladas para construir barco.
A intenção é alertar sobre risco que o lixo representa para a vida marinha. A idéia é usar o barco nas comemorações do Dia da Independência americano (4 de julho) em Juneau, no Alasca. Segundo a fundação, garrafas como essas causam a morte de milhares de animais marinhos, como tartarugas, golfinhos e aves, a cada ano (Foto: Chris Miller/AP)
FONTE: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL48596-5603-46,00.html

UM ALERTA PARA O MUNDO

'Mancha' de lixo põe em risco a fauna no Pacífico
Um volume de lixo plástico com duas vezes o tamanho dos Estados Unidos - e cerca de 100 milhões de toneladas - está flutuando no Oceano Pácífico, colocando em risco a fauna marinha. A revelação foi feita nesta terça-feira por cientistas americanos
Apelidado de "sopa de plástico", o lixo é composto em grande parte dos chamado material pet, muito usado na fabricação de garrafas. Translúcida, a "mancha" flutua rente à linha das águas, e por isso, é imperceptível aos satélites. Os pesquisadores descrevem que os detritos estão agrupados numa espécie de redemoinho que começa a cerca de 900 quilômetros da costa da Califórnia (EUA). A "sopa" passa pelo Havaí, e se estende até quase o Japão.
Dois fatores contribuem para formação do problema: a ação humana e a própria natureza. Segundo os pesquisadores, um quinto dos resíduos é jogado de navios ou plataformas petrolíferas. O restante vem da terra. No mar, o lixo flutuante é agrupado por influência das correntes marítimas e fica vagando dos dois lados do arquipélago havaiano.
Habitat marinho - Segundo o oceanógrafo David Karl, da Universidade do Havaí, é necessário fazer mais estudos para se determinar com exatidão o tamanho e a origem da "sopa de plástico". O professor pretende coordenar uma expedição para estudar o problema ainda neste ano, pois acredita que o lixo flutuante já formou um novo habitat marinho.
De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas, detritos de plástico constituem 90% de todo o lixo flutuante nos oceanos. O programa estima que 46.000 peças de plástico flutuantes provocam a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100.000 mamíferos marinhos por ano. Seringas, isqueiros e escovas já foram encontrados nos estômagos de animais marinhos mortos. FONTE: Veja.com - 06/02/2008

PLANTANDO ÁRVORES - ALTINÓPOLIS(SP)


Parabéns, Senhores Prefeito e Secretário da agricultura do município!

Localizada na região de Ribeirão Preto, uma das que mais sofre com a POLUIÇÃO das queimadas de canaviais, Altinópolis, cidade com pouco mais de 16 mil habitantes, dá o seu BOM EXEMPLO>

É um município rico culturalmente e ecològicamente privilegiado, banhado por cinco rios com 35 quedas d'água. São cachoeiras e cascatas para todos os gostos. E uma delas tem 72 m de altura.
Oito grutas devidamente catalogadas fazem parte do seu roteiro turístico, destacando-se a Gruta do Itambé, que oferece uma fachada de 28m de altura e uns 350m de galerias. Uma boa Secretaria de Turismo dá aos visitantes todo o suporte de informações necessárias e o estande da cidade fez sucesso no último Salão São Paulo de Turismo. Mas o deleite para os olhos são as obras de Vaccarini.
Apenas no mês de novembro, a Prefeitura de Altinópolis, coordenada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município, plantou 712 mudas de árvores na lateral da estrada que vai para a fazenda Cascata no Bairro Figueiredo Walter e Ulisses Guimarães.
Com este plantio, a cidade alcançou um total de 14.200 mudas, entre árvores nativas, frutíferas e ornamentais, adquiridas e plantadas em toda a cidade desde 2005. Além de comprar, a atual administração recebeu muitas doações. Os parceiros para essa conquista desde 2005 são: Horto Municipal de Ribeirão Preto, Votorantin Celulose e Papel (hoje International Paper), Fundação Banco do Brasil, CATI, Programa de Microbacias Hidrográficas, CPFL, Secretaria de Obras e Serviços, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.

“Cuidar do meio ambiente é a mais significativa de todas as heranças que podemos deixar para as gerações futuras”, acredita Dr. Wadis Gomes da Silva, prefeito de Altinópolis.

Este projeto municipal de arborização urbana visa uma cidade mais vida para todos. De acordo com Gustavo Crivelenti, coordenador da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Altinópolis, o projeto é uma grande conquista para a população da cidade. “Trata-se de uma iniciativa que oferece um guia para o plantio correto de plantas em frente à moradia de cada cidadão, já que as plantas são doadas pelo Viveiro Municipal da Prefeitura.
No plano, todas as mudas são plantadas pela Prefeitura, porém a responsabilidade de cuidado e irrigação até o brotamento será do cidadão, que deverá assinar um termo de compromisso.
Fonte: sites: www.altinopolis.sp.gov.br e www.solobr.com