25 março 2008

CUIDANDO DO LIXO NOSSO DE CADA DIA


Queridos leitores, há tempo que queriar abordar neste blog a questão do lixo. Ideal seria que não produzíssimos lixo, mas como isto é pràticamente impossível, então o ideal se torna, produzí-lo o mínimo possível. E isto é possível? É! Basta que nós cuidemos de vários fatores, tais quais:

- No supermercado, mercearia, panificadora, shopping - evitar ou reduzir o uso das sacolas prásticas ou em trazendo-as para casa, reciclá-las, não as deixe soltas ou jogadas pelo quintal, pela rua, terrenos baldios ou até mesmo estradas. Prefira, saquinhos de papel ou uma sacola de tecido de algodão.

- Em casa, separe o lixo, procurando enviar para a reciclagem a maior quantidade possível;

- O lixo orgânico deixe-o no seu quintal, mas caso não disponha de área, envie-o para o caminhão, pois ele não fará mal para a natureza.

- Pilhas, lâmpadas e baterias, muito cuidado com estes descartes, prefira as baterias recarregáveis;

- Refrigerantes, use os retornáveis, pois assim eles não produzirão lixo;

- Papéis com problemas da impressora, reutilize para rascunhos.

- Vidros de palmito, azeitonas, geléias, etc...lave-os e reutilize para colocar as suas produções caseiras - compotas, doces, geléias, pastas ou até mesmo para guardar pregos e parafusos.

- Se na sua cidade não possui o sistema de coleta seletiva, faça uma comissão e vá até a sua Prefeitura, sugira ao Prefeito a criação de oficinas ou cooperativas de reciclagem, são maravilhosas, reduzem o lixo dos aterros, geram empregos e renda para o seu município.

- O ideal seria que cada município tivesse a sua Usina de Processamento de Lixo, mas como isto não é possível por causa do alto investimento, as pequenas cidades com pouca distância, poderiam se unir e montar uma usina para a região, é o nosso caso aqui na Região Metropolitana de Campinas-SP. A seguir, postarei matéria sobre usina de processamento de lixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário