22 maio 2008

A FOME E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS PELO MUNDO


Todos os dias presenciamos abusos, desrespeitos e falta de cuidados no manuseio e utilização de alimentos.
São supermercados, quitandas, feiras e outros estabelecimentos que comercializam alimentos, que perdem, toneladas de frutas, verduras e outros produtos alimentícios, através da manipulação equivocada ou descuidada de embalagens, mal embaladas ou violadas. São consumidores que abusam, espremendo as frutas ou jogando-as de forma violenta, bem como empregados responsáveis pelo setor, que não têm o devido cuidado no transporte ou manuseio das mesmas, fazendo com que estas se percam, apodrecendo extemporâneamente. Alguns estabelecimentos comerciais, utilizam de meios de comercialização que visam a colocação destes produtos aos consumidores, através de pacotes, com preços atrativos, esta é uma forma de evitar a total perda dos mesmos. Ainda assim, se perde muito.
Temos, também, o caso do desperdício em bares, lanchonetes, cafés e restaurantes, onde as sobras de comida, são despejadas no lixo. Há que se ter o cuidado em reaproveitá-los, desde que preservada a qualidade e higiene na manipulação dos mesmos. Toneladas de comida, são transformadas em lixo, todos os dias em todos os lugares do mundo.
Há ainda, o caso do desperdício doméstico, onde donas de casa, empregadas e outros, não têm o cuidado em reaproveitar as sobras de comida ou o aproveitamento total dos ingredientes, tais quais, frutas, verduras e legumes.
Sinto que no Brasil este caso é altamente alarmante, uma vez que o brasileiro é muito esbanjador, afinal, o Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do planeta.

O Brasil é campeão mundial em desperdício de alimentos. Todo ano, joga na lata de lixo o equivalente a 12 bilhões de reais em comida, quantidade suficiente para sustentar 30 milhões de pessoas. Dos 43,8 milhões de toneladas anuais de lixo geradas no país, 26,3 milhões são de comida. O esban-jamento começa no plantio e se repete na colheita, no transporte, na armazenagem, em supermercados, feiras, restaurantes, despensas e cozinhas. Muitas vezes não percebemos mas, todos os dias, deixamos de consumir uma quantidade considerável de vitaminas presentes nos alimentos. Casca de ovo, sementes de abóbora, etc. Inúmeros são os exemplos de “restos” de alimentos de alto teor vitamínico que, na preparação de refeições, acabam indo parar na lata de lixo. Para termos uma idéia do que costumamos perder, apenas 100 gramas de rama de cenoura têm 25,5 mg de ferro e essa quantidade é o dobro da necessidade diária de ferro para um adulto. Essa parte da cenoura, além de ajudar na conservação do legume, pode ser usada posteriormente na preparação de arroz ou saladas.
RECEITAS PARA REAPROVEITAR ALIMENTOS OU APROVEITÁ-LOS NO TODO
Pó de Casca de Ovo
Separe a casca, ferva por cinco minutos e seque ao sol. Bata no liquidificador e depois passe por um pano fino. Deve ficar como pó. Utilize uma colherinha nos refogados, sopas, arroz, feijão, molhos, etc.. O pó de casca de ovo é riquíssimo em cálcio, nutriente importante para o crescimento e prevenção da osteoporose, na gravidez e amamentação.

Talos de Agrião
Faça bolinhos ou refogados com carne moída.
Folhas de Brócolis ao Forno
600 g de folhas de brócolis (1 pé)
2 ovos batidos2 colheres (sopa) de margarina
¼ xícara (chá) de farinha de rosca
2 colheres (sopa) de queijo raladosal à gosto
Cozinhe um pouco as folhas de brócolis com sal e escorra. Misture a farinha de rosca com a margarina derretida e junte todos os outros ingredientes, menos o queijo ralado que deve ser salpicado por cima. Asse em forno moderado por 30 à 40 minutos.

Cascas de Goiaba
Lave-as bem e bata-as no liqüidificador com água. Adoce à gosto.

Cascas da Maçã
Utilize-as no preparo de sucos e chás.
Doce de Casca de MaracujáLave 6 maracujás, descasque-os deixando toda a parte branca e dura com água. Deixe de molho de um dia para outro. Escorra, coloque em uma panela com 2 xícaras de açúcar e 3 xícaras de água. Deixe apurar. Se desejar acrescente canela.
Folhas de Couve-flor
Prepare sopas com folhas desta hortaliça.
Bolinhos de Folhas de Beterraba
1 copo de talos e folhas lavadas e picadas
2 ovos5 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de água
Cebola picada
Sal à gosto
Óleo para fritar
Bata bem os ovos e misture os outros ingredientes. Frite os bolinhos em óleo quente e escorra em papel absorvente.
Folhas de UvaPodem ser enroladas com carne moída e servidas com molho de tomate.
Folhas de Figo
Pode-se utilizá-las no preparo de licores, chás ou xaropes.
Doce de Casca de Banana
5 copos de cascas de banana nanica, bem lavadas e picadas
2 1/2 copos de açúcar.
Cozinhe as cascas, em pouca água, até amolecerem. Retire do fogo, escorra, reserve o caldo do cozimento e deixe esfriar. Bata as cascas e o caldo no liqüidificador e passe por peneira grossa. Junte o açúcar e leve novamente ao fogo lento. Mexendo sempre, até o doce desprender do fundo da panela.
Aperitivo de Cascas de Batata
Cascas de batata óleo e sal. Lave as cascas e frite-as em óleo quente, até ficarem douradas e sequinhas. Tempere à gosto.
Pó de Folha de MandiocaA folha de mandioca é rica em vitaminas e ferro. Seque as folhas de mandioca na sombra e depois bata no liqüidificador. Use uma pitada de sal ao preparar um prato.

Molho de Cascas de Berinjela para Massas
2 dentes de alho picados
3 colheres (sopa) de óleo
2 copos de cascas de berinjelas cortadas em tiras de 1 cm de largura.
1 1/2 copo de água
Sal e pimenta do reino à gosto
1 colher (chá) de orégano
4 tomates sem pele e sem sementes ou 6 colheres (sopa) de polpa de tomate. Doure o alho no óleo. Junte as cascas de berinjelas e refogue por 5 minutos. Junte a água, o sal, a pimenta do reino, o orégano e os tomates. Cozinhe por uns 5 minutos até engrossar ligeiramente. Dá para meio pacote da massa de sua preferência.

Bolinho de Talo de Brócolis
2 xícaras (chá) de talos de brócolis cozido
2 ovos1 cebola média picadaSal à gosto
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
Óleo para fritar.
Bata no liqüidificador os talos cozidos juntamente com os ovos. Retire e misture os ingredientes restantes. Frite as colheradas em óleo quente.

Rama de Cenoura
Com o ramo de cenoura, experimente preparar bolinhos, sopas, refogados e enriquecer tortas e suflês .

Ramas de Cenoura Crocantes
1 xícara de farinha de trigo
1 colher (sopa) de óleoSal a gosto
30 raminhos de folhas de cenoura
Óleo para fritar
Misture a farinha com o óleo, o sal e 1/2 xícara de água. Passe ligeiramente os raminhos na massa sem cobrí-los totalmente e frite no óleo quente.

Doce de Casca de Melancia
Cascas de 1/2 melancia1/2 kg. de açúcar
Cravo à gosto
Canela em pau à gosto
Remova a parte verde da casca, passe a polpa branca pelo ralador grosso e reserve. Misture o açúcar com 1/2 copo de água, junte cravo, canela e faça uma calda deixando ferver por 10 minutos .

Patê de Talos de Legumes
2 colheres de talos de beterraba e de espinafre
1 copo de ricota ou maioneseSal e pimenta à gosto. Bata tudo no liqüidificador. Sirva gelado.

Pudim de Casca de Goiaba
1 copo de suco de casca de goiaba
1 copo de água
2 colheres bem cheias de maisena
3 colheres bem cheias de açúcar. Dissolva a maisena, junte os demais ingredientes e misture bem. Leve ao fogo mexendo sempre até engrossar. Despeje em forma umedecida e leve à geladeira.

Geléia de Casca de Abacaxi
Cascas de um abacaxi
4 copos de água
Açúcar, o quanto baste
3 colheres bem cheias de maisena. Lave com uma escovinha as cascas do abacaxi. Bata as cascas junto com a água no liqüidificador. Passe por uma peneira. Junte o açúcar e a maisena dissolvida. Leve ao fogo e deixe cozinhar bem. Despeje em pirex previamente umedecido. Sirva gelado.A receita abaixo foi extraída do livro "Diga não ao desperdício" - Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo.

Doce de Casca de Abacaxi com Côco
Casca de 1 abacaxi picada
2 xícaras (chá) de açúcar1 pacote de 100g de côco ralado
1 colher (sopa) de margarina
Descasque 1 abacaxi, lave a casca e ferva com um pouco de água.Bata a mistura no liquidificador e coe. A parte que ficou na peneira leve ao fogo em uma panela e acrescente o açúcar, o côco, a margarina e o cravo, se quiser.Mexa sempre até desprender do fundo da panela. Dá 16 porções.


3 comentários:

  1. Vi seu blog em uma andança pela net, e logo percebi que suas propostas devem ser ajudadas tanto quanto todas as intenções de preservar o planeta. Me procupo também, e como, e imagino o que poderemos fazer para acordar desse pesadelo e também ajudar os outros a olhar melhor, a compreender, o enorme desafio que temos diante dos nossos olhos.

    Posso linkar você? Adoraria uma resposta positiva.

    BeijUivoooooooooooossssssss da Loba

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Loba! Obrigada pela visita, adorei o seu blog, fiz-lhe uma visita, vou comentar, só não o fiz pois tenho que cadastrar-me, não tem problemas, logo mais com mais tempo, o farei.
    Quanto ao LINK, fique à vontade, pois esta causa não é minha, É NOSSA...PRECISAMOS NOS UNIR, se não para combater, pelo menos para conscientizarmos ao maior número possível de pessoas, tentando com isto reduzir os efeitos nefandos de todos os atos humanos destrutivos para a natureza.
    Boa sorte, amiga, bjs., Helena

    ResponderExcluir
  3. achei muito bom este comentario da fome no mundo temos que
    aproveitar bastante os alimentos que comemos
    vamoooooooooooooooooooooooooooooooooossssssssssssssss nos unir
    ao combate a fome no mundo , vamos informar o maior numero de
    pessoas
    bbbbbbbbbbbbjjjjjjjjjjjjjjjjsssssssssssssssssssssssss
    conto com voces ta


    bekinha.com

    ResponderExcluir