30 julho 2008

NOTÍCIA AUSPICIOSA - O PIOR LIXÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO SERÁ DESATIVADO




17/05/2008 - Andradina -


A partir do próximo 1º de junho de 2008, todas as 35 toneladas de lixo produzidas em média por dia em Andradina não terá mais o lixão às margens da vicinal Emitério Castilho Gimenez como destino. O depósito de lixo, classificado nos últimos 10 anos como o pior do Estado de São Paulo, finalmente será desativado. Os dejetos serão enviados para o aterro sanitário e para a usina de reciclagem construídos em uma área na estrada municipal ADD-254, no bairro rural Maravilha, perto da penitenciária de Andradina.
O terreno de cerca de quatro alqueires ocupado pelo lixão funciona como depósito de dejetos de toda a cidade há cerca de 20 anos. Segundo a Prefeitura, há uma camada de 15 metros de espessura de lixo acumulado no local, tida como altamente contaminada.
Além de todo o lixo doméstico e entulhos, o local vinha servindo como cemitério de cachorros com doenças, como a leishmaniose. A Econg, entidade de defesa do meio ambiente da região, com sede em Castilho, fez denúncias recentemente à Curadoria do Meio Ambiente de Andradina e junto ao Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) sobre o depósito de materiais tóxicos no local.
Segundo o prefeito de Andradina, Ernesto Antônio da Silva, o terreno do lixão será totalmente desativado. A proposta é cobrir o lixo com uma camada compacta de cerca de 30 centímetros de terra, cercar a área e até plantar capim ou braquiária para que a população não continue jogando lixo por conta própria no espaço.
Com a usina de reciclagem a proposta é reaproveitar a maior quantidade de lixo possível, conforme contrato firmado entre a Prefeitura e a empresa que está administrando a limpeza pública na cidade, a Constroeste, de São José do Rio Preto.
FUNCIONAMENTO - Apesar da usina de reciclagem, a coleta seletiva de lixo não deve ser iniciada neste ano em Andradina. Toda a separação de materiais recicláveis e orgânicos, que irão virar adubo, será feita na usina.
O lixo coletado nas ruas da cidade, antes de ir para o aterro, será depositado em um terreno ao lado da usina de reciclagem. Uma máquina com garras colocará o lixo em uma peça chamada de moega (espécie de um grande funil). Os dejetos passarão pela esteira de catação onde 16 funcionários estarão coletando os materiais recicláveis.
Os dejetos que sobrarem irão para uma esteira elevada e serão jogados em uma peneira, onde pela textura, tenderá a passar apenas os materiais orgânicos, como restos de comida, frutas, verduras e legumes.
Enquanto o lixo que sobrar na peneira será levado para a vala do aterro sanitário, o material orgânico coletado ficará em um pátio a céu aberto para decomposição em um período de seis meses. Depois desse tempo, ele volta a ser peneirado novamente e só assim passa a ser comercializado, direto aos plantadores, em sacos ou até em caminhões. O uso do adubo orgânico pode ser utilizado desde plantação de canaviais até em hortas domésticas.
Fotos: Juliano Silva -16/05/2008 - Andradina(SP)
Como está a contaminação do lençol freático da região deste lixão?
O problema da contaminação ocasionada pelos lixões a céu aberto, não se resume apenas a mau cheiro e doenças, mas principalmente a contaminação do lençol freático...isto é muito sério

Nenhum comentário:

Postar um comentário