05 agosto 2008

MARAVILHAS DA NATUREZA - LENÇÓIS MARANHENSES











Resultado de um belo e intrigante fenômeno da natureza, o Parque Nacional Lençóis Maranhenses (MA) tem uma paisagem que nos faz achar que estamos sonhando.
Quando olhamos o local pela primeira vez, associamos a paisagem a lençóis expostos para secar, mas, depois de observar com mais atenção, notamos a presença de montes de areia em meio a lagoas multicoloridas. Lençóis é o único deserto do mundo com lagoas e, para se ter uma idéia da magnitude do Parque, ele foi eleito a mais bela maravilha natural do Brasil em uma enquete realizada pela Revista Época. O local é tão surreal que chegou a disputar o título de Sete Maravilhas do Mundo no concurso promovido pela Fundação New 7 Wonders, do qual o Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, saiu vitorioso.
A origem dos Lençóis Maranhenses remete há cerca de 10 mil anos, quando as dunas começaram a se formar em resposta ao movimento dos rios Preguiças e Paranaíba, triturando o quartzo de seus leitos que, jogados ao mar, são devolvidos ao continente pelas ondas. Esse fenômeno, somado à ação dos ventos e das correntes, formou os Lençóis que exibem dunas em movimento, mais conhecidas na região como morrarias e que tem até 40 metros de altura. O Parque tem 300 quilômetros quadrados, começando nas águas do Delta do Parnaíba e avançando sobre o litoral do Maranhão. Entre os meses de janeiro e julho – período de chuvas – os lençóis ficam permeados de água devido ao alto índice pluviométrico.
'O Rio Preguiças estende-se por 120 km da nascente, em Brejo (MA), até a sua foz, dividindo o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em Grandes Lençóis e Pequenos Lençóis. Da foz até Barreirinhas (porta de entrada do Parque), observamos uma maior concentração de Buritis. Na medida em que nos aproximamos da foz, eles vão sumindo e a paisagem vai se modificando. Passam a preponderar vegetações de mangue e restinga' .
Existem várias lagoas no interior do Parque. As mais conhecidas são a Lagoa Bonita, uma das poucas lagoas perenes da região, junto com a maior de todas que é a Lagoa do Santo Amaro. As areias se estendem por até 90 quilômetros, chegando a 50 quilômetros de extensão continente adentro, não parando de avançar, pois o processo de formação é contínuo. Na cidade de Barreirinhas, principal acesso aos Lençóis, encontramos as praias Ponta do Mangue, Moitas, Vassouras, Morro do Boi, e Barra do Tatu, que são algumas das belas praias que aguardam os curiosos visitantes que chegam de barco partindo da sede do município. Para quem gosta de estar em contato com o povoado local, Mandacaru é uma vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do Parque. Já aqueles que querem tomar banho de mar e tirar o sal do corpo em águas doces, Caburé é uma boa opção.
Já nas margens dos rios Preguiças, da Fome, Novo, Negro, Grande e Piriá, são comuns as palmeiras buriti, açaí e o habitat de aves.
Nas partes mais próximas ao mar, onde há influência de água salgada, desenvolvem-se os manguezais e no sentido noroeste do Parque, a “floresta alagada” é formada principalmente por três espécies de árvores: mangue-vermelho, que alcança até 12 metros de altura, mangue-branco e mangue-siriúba. Além de Lençóis ser visualmente sensacional, ainda abriga uma fauna e uma flora muita rica.
A paisagem é uma verdadeira maravilha dos deuses. Imagine você a caminhar e a fazer pegadas nessa areia que mais parece lençóis estendidos ao Sol.
As dunas móveis, mais conhecidas como morrarias podem atingir até 40 metros. A cor do solo faz com que enxerguemos as diferenças na cor da água que vai de cristalina a um azul mais escuro.
Fonte: http://www.mirage.com.br/mirage/comunidade/2007/09/03/lencois-maranhenses-onde-lagoas-e-deserto-se-encontram/Por: Marilia Endriukaitis, da Texto & Imagem -http://arboretto.blogspot.com/2008/05/e-os-lencois-maranhenses.html - com adaptações.
Fotos: Secretaria de Estado Extraordinária para Desenvolvimento do Turismo no Maranhão

3 comentários:

  1. Bons conteúdos no seu blog. Está de parabéns.

    ResponderExcluir
  2. e verdade sou maranhense e quando vou a lençois fico sempre de boquiaberta..com a força da natureza naquele local tudo realmente pareçe um sonho...deus queira que nossos netos e bisnetos possam sentir a brisa de lençois
    abraços

    ResponderExcluir
  3. De Santo Amaro a gente vai a pé.... cerca de 45 min a 1h e pronto, já se pode pisar nas areias dos lençois!!!

    ResponderExcluir