12 novembro 2008

OS INCÊNDIOS QUE DESTROEM AS NOSSAS RIQUEZAS - CHAPADA DOS GUIMARÃES

24/08/08

Queimada não chegou a atingir o Parque da Chapada dos Guimarães.
Fogo destruiu sete hectares de cerrado. Caso vai ser investigado.

Do G1, com informações da TV Centro América

O incêndio que começou no Mirante, um dos pontos turísticos da Chapada dos Guimarães, foi apagado. A queimada não chegou a atingir o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

O fogo destruiu sete hectares de cerrado. A suspeita é que tenha sido um incêndio criminoso. O caso vai ser investigado. Cerca de 15 brigadistas controlaram as chamas que se alastraram rapidamente. Um helicóptero da Polícia Militar ajudou no combate ao fogo.

Só depois do fim do trabalho dos brigadistas que foi calculado o prejuízo e percebido que o fogo atingiu uma reserva particular, mas não o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.

"O local era de difícil acesso" disse o analista ambiental Maurício Cavalcante dos Santos ao site da TV Centro América.

O problema maior foi no penhasco do Mirante. Nesta segunda-feira, equipes vão verificar se há presença de novos focos. "O receio era das chamas atingirem a cadeia dos morros e destruírem a mata do parque", afirmou Dos Santos.

Outros focos de incêndio já foram registrados neste ano no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães e próximo ao local, mas este é o de maior proporção, neste período de seca.

2007
No ano passado, durante a época da seca, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi atingido por um incêndio que consumiu 19% da mata do parque, aproximadamente seis mil hectares dentro do parque e outros 16.200 hectares nos arredores.

O relevo acidentado, vento forte e baixa umidade do ar dificultaram os trabalhos das equipes de combate a incêndio. Na área atingida, estavam pontos turísticos como o Morro São Gerônimo e a Serra do Quebra Gamela.

http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL735271-5598,00.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário