01 novembro 2008

A POLUIÇÃO PROVOCADA PELOS CURTUMES

È óbvio que precisamos produzir, pois se assim não fizermos, não supriremos as necessidades do mercado...mas, o que precisamos entender, de uma vez por todas, é que o crescimento e a produção deve respeitar o meio ambiente, ou seja, precisamos ser responsáveis com o nosso ecossistema...será que é muito difícil entender e observar o mal que estamos fazendo para nós mesmos???

29/10/2008 - 15:10 - A Polícia Ambiental fiscalizou alguns curtumes de São Sebastião do Paraíso na terça-feira (28), a pedido do Ministério Público. A decisão foi tomada após a denúncia da reportagem da EPTV, que mostrou como os moradores da zona rural estavam se sentindo prejudicados com a poluição provocada pelas empresas.

No Parque Industrial da cidade, a primeira empresa de curtume visitada mostrou que está fazendo o procedimento correto. No local, mais de 90% dos rejeitos são tratados, antes de serem jogados na natureza.

Mas nem todos agem desta maneira. Em um outro curtume visitado pelos fiscais, a água com os resíduos da industrialização do couro corria a céu aberto em direção ao terreno dos fundos. Apesar disso, o dono da empresa disse que já gastou quase R$ 1 milhão para a instalação de um sistema de tratamento, que ainda precisa ser liberado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam).

No terreno dos fundos da empresa, a água que desce o córrego é vermelha. Em outro ponto, o material descartado pelos curtumes já contaminou o solo.

A denúncia dos agricultores mostrou a poluição do Rio Santana, que abastece São Sebastião do Paraíso. Segundo eles, a água que banha as fazendas e sítios é tão suja que não pode ser consumida.

De acordo com a Polícia do Meio Ambiente, as empresas que forem consideradas poluidoras podem ser embargadas.

O trabalho de vistoria da polícia continuará nos curtumes da região. Até agora, todos os curtumes visitados apresentaram problemas como, por exemplo, falta de documentação.

http://eptv.globo.com/noticias/noticias_interna.asp?234071

Um comentário:

  1. Pois é, hoje é 14-09-2011 e até agora nada foi feito, esse é o brasil que eu conheço, "+ Fortuna para os ricos, + Pobreza para os pobres e LEIS SÓ PARA LADRÃO DE GALINHAS!!!

    ResponderExcluir