05 novembro 2008

A RECUPERAÇÃO DO ATERRO SANITÁRIO DO RIO DE JANEIRO

Aterro Sanitário de Gramacho

Enfrentando um desafio, em 1995, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através da Comlurb, decidiu assumir a responsabilidade pela recuperação do Aterro de Gramacho, passando a operá-lo de forma sanitária e ambientalmente adequada.

Hoje, o aterro possui sistema de captação e tratamento de chorume, sistema de captação e queima de biogás, novos prédios administrativos, um centro de educação ambiental e um centro de triagem de materiais recicláveis operado pela cooperativa de catadores.

Existe também um trabalho de recuperação do manguezal do entorno com replantio de mudas e propágulos.

O lixo recolhido (cerca de 6.500 toneladas/dia) é disposto, compactado e coberto com argila, evitando focos de incêndio e proliferação de vetores.
Decorridos 5 anos do início dos serviços de recuperação, o Aterro de Gramacho transformou-se num modelo de recuperação de áreas degradadas, sendo operado atualmente dentro das normas de engenharia sanitária ambiental.
Atualmente, o Aterro Metropolitano de Gramacho é a principal unidade para destino final de resíduos sólidos urbanos coletados na Cidade do Rio de Janeiro e nos municípios da Região Metropolitana, em especial Duque de Caxias, Nilópolis, São João de Meriti e Queimados.
Fonte:http://comlurb.rio.rj.gov.br/serv_atgramacho.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário