29 novembro 2008

A RESERVA NATURAL DE DANA - LOCALIZADA NA JORDÂNIA - É UMA RESERVA DA BIOSFERA



A Reserva Natural de Dana, situada na Jordânia, criada em 1989 ocupa uma extensa área de 308 km2, composta de belas paisagens de superfícies irregulares, abrangendo o Vale do Rift. É composta de morros e cristas, partindo de uma altitude de 1500 m, próximo do Deserto de Quadeslyya. As montanhas são cortadas por wadis íngremes, com arbustos e vegetação exuberante. A sua geologia varia, misturando três tipos de formação: arenito, calcário e granito.
É a única reserva natural na Jordânia que atravessa quatro bio-zonas geográficas: Mediterrâneo, Irano-turaniano, Saharo-árabe, e Sudanian penatration

FLORA E FAUNA: Seu ambiente diversificado é composto por mais de 703 espécies vegetais, 215 espécies de aves e 38 de mamíferos. Dentre os vegetais podemos salientar, fenício Jupiter, evergreen carvalho, acácia. Das centenas de espécies vegetais encontradas em Dana, podemos enc três espécies, não podem ser localizadas em nenhum outro lugar do mundo.

ESPÉCIES EM EXTINÇÃO: O ameaçado Nubian Ibex, Serin sírios, e Peneireiro das torres, são nativos de Wadi Dana e para salvar as espécies foi necessário ingressá-la no Fundo Mundial para o Ambiente, em 1994. Além disso, a maior colônia de reprodução de Serin da Síria, está em na Reserva Natural.
A The Royal Society for Conservation of Nature (RSCN) - tomou medidas pioneiras na tentativa de conservar a biodiversidade preciosa de Dana - em 1994, financiada pelo Fundo Mundial para o Ambiente (GEF), elaborou o primeiro plano de gestão de área protegida da Jordânia, convertendo a Reserva Natural de Dana, uma Reserva da Biosfera em um modelo integrado de conservação e desenvolvimento sócio-econômico. Este plano estabelece objetivos, estratégias e prioridades que, em última instância, procura encontrar um ponto de equilíbrio entre a proteção das maravilhas naturais de Dana e os interesses econômicos das populações locais. Esta estratégia se baseia principalment no zoneamento, definindo áreas onde determinadas atividades podem ser exercidas, permitindo zonas de pastoreio e zonas de lazer. De acordo com esta abordagem, Dana se tornou o primeiro local de turismo responsável.
A RSCN, recebeu vários prêmios por seu sucesso global de redução da pobreza e geração de empregos para a população local, em associação com integração e conservação da natureza.
Ainda existem ameaças ao ambiente natural, através do sobrepastoreio, da xilografia e caça, principalmente do Ibex e Chucar.
VISITAÇÃO:
A maior Reserva Natural do país, está localizada na parte sul, sendo constituída quase na sua totalidade por vales e montanhas. Sua grande variedade de vegetação, com mais de 700 espécies, inclusive com algumas raras, uma grande quantidade de aves e mamíferos, Dana é uma das principais atrações de campismo na Jordânia onde os visitantes podem ir fazer caminhadas nas trilhas que variam de fácil a moderada para difícil.
A reserva contém uma Wadi (árabe) que significa aldeia, que foi ocupada desde 4000 aC, inclusive ainda hoje está habitada por povos nativos da tribo dos Atata.
Os visitantes encontram acomodações em Feynan Wilderness Lodge, Dana Guest House, e o Rummana acampamento, situadas num planalto com vista para a montanha Rumman e os vales circundantes.

Fonte: Wikipedia


Um comentário:

  1. Olá Helena, quero indicar o site www.umpordia.net que compartilha de suas idéias.

    Sou o criador do umpordia.net, a idéia é mudar as pessoas pouco a pouco, sem muitas dificuldades.

    Dê uma passada por lá, quem sabe não adiciona uma idéia você também.

    Até mais!

    Andre
    www.umpordia.net

    ResponderExcluir