03 fevereiro 2019

ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE BRUMADINHO MG

Brumadinho: bombeiros iniciam buscas em áreas secundárias

Lama nesses locais ainda está fluida e exige utilização de escavadeiras anfíbias.
Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizam buscas na área atingida por lama em Brumadinho (MG)Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) realizam buscas na área atingida por lama em Brumadinho (MG) (CBMMG/Divulgação)


No décimo dia após o rompimento da Barragem I da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais expandiu as buscas para três áreas ainda pouco exploradas, atingidas pelo fluxo secundário do rejeito.
A lama, nesses locais, ainda está fluida, dificultando o deslocamento das equipes e configurando o que os bombeiros chamam de “zona quente”, segundo a assessoria de imprensa da instituição. Para acessá-las, devem ser usadas escavadeiras anfíbias, que conseguem se locomover em terrenos úmidos e perfurar a lama para procurar pelas mais de 200 vítimas da tragédia que ainda estão desaparecidas.
Fonte: https://veja.abril.com.br/brasil/brumadinho-bombeiros-iniciam-buscas-em-areas-secundarias/
Comentários da blogueira: Além do crime social, o evento de Brumadinho MG, é também um enorme crime ambiental. Os cursos de água, Córrego do Feijão e Rio Paraopeba, chegando até o Rio São Francisco, estão tremendamente afetados em seus cursos, uma vez que forneciam água e peixes para os habitantes de suas margens. 
      Houve também, uma imensa devastação das matas em suas margens, principalmente o córrego Feijão, que fornecia água para as criações e hortaliças plantadas em suas várzeas. É muito triste de se ver a irresponsabilidade humana destruindo vidas em nosso planeta. Faltou lógica, planejamento e reponsabilidade, na confecção, visando custos financeiros menores, no armazenamento dos resíduos da mineração Não queremos que a empresa Vale do Doce deixe de explorar os minérios mas que ela seja responsável e ofereça segurança, para não ceifar vidas de pessoas, animais e prejudique o meio ambiente, pagando um preço elevadíssimo para reconstrução de suas margens e leitos.
Como uma boa mineira, eu choro pelas vidas perdidas, das pessoas, animais e ecossistemas destruídos.
Helena Rezende


07 julho 2018

CHUVAS NO JAPÃO

Sobe para 51 o número de mortos após fortes chuvas no Japão 

Cerca de 50 pessoas estavam desaparecidas e quatro em estado crítico em razão de chuvas torrenciais que atingiram a    região oeste Pessoas tiveram de ser evacuadas de suas casase o centro do país.
Autoridades japonesas confirmaram a morte de 51 pessoas, vítimas das fortes chuvas que atingem as regiões oeste e central do Japão. Outras 48 pessoas seguem desaparecidas. As informações da agência de notícias NHK.

Pessoas tiveram de ser evacuadas de suas casas - 

Kyodo via Reuters

A cidade mais atingida é Hiroshima, onde foram registradas 23 mortes e outras 21 pessoas são consideradas desaparecidas. Três pessoas foram resgatadas inconscientes.
Também houve vítimas fatais nas cidades de Okayama, Hyogo, Kyoto, Shiga, Fukuoka e Yamaguchi. 
Em todo o país, mais de 1,6 milhão de pessoas evacuadas de suas casas.
A Agência Meteorológica do Japão manteve o alerta climático para três cidades na ilha principal de Honshu e citou o risco de deslizamentos de terra, elevação do nível dos rios e ventos fortes em meio ao que chamou de chuvas "históricas". 
Entre os mortos estava um homem que caiu de uma ponte em um rio na cidade de Hiroshima, e um homem de 77 anos em Takashima, 56 quilômetros a leste da antiga capital Kyoto, que foi levado pela enxurrada em um canal, onde estava para remover detritos, disse a NHK.

Fonte: https://noticias.r7.com/internacional/sobe-para-51-o-numero-de-mortos-apos-fortes-chuvas-no-japao-07072018















13 maio 2018

ANTÁRTIDA



La contracción de los glaciares en la Antártida es "irreversible", dice la NASA.

Una investigación señala que se llegó a un "punto de no retorno" y que ya no se puede detener el colapso de los glaciares.



Mira el VIDEO: http://cnn.it/1jzShnk



TRADUÇÃO

A contracção dos glaciares na Antártida é "irreversível", diz a NASA.


Uma investigação assinala que se chegou a um "ponto de não retorno" e que já não se pode deter o colapso dos glaciares.

20 abril 2018

        A GRANDE BARREIRA DE CORAIS AUSTRALIANA

Resultado de imagem para Barreira de Corais

A Grande Barreira de Coral australiana é uma imensa faixa de corais composta por cerca de 2 900 recifes, 600 ilhas continentais e 300 atóis de coral, situada entre as praias do nordeste da Austrália e Papua-Nova Guiné, que possui 2.200 quilômetros de comprimento, com largura variando de 30 km a 740 km.
Resultado de imagem para Barreira de Corais
A Grande Barreira de coral pode ser vista do espaço e é a maior estrutura do mundo feita unicamente por organismos vivos. [3] As estruturas do recifes são compostas por milhares de milhões de minúsculos organismos, conhecidos como pólipos de coral.[4] Ela suporta uma grande biodiversidade e foi eleita um dos patrimônios mundiais da Humanidade em 1981.[1][2] Ela também foi eleita pelo canal de TV americano CNN como uma das Sete maravilhas naturais do mundo,[5] e uma das finalistas na lista elaborada pela Fundação New7Wonders. O Conselho Nacional de Queensland também nomeou como um dos símbolos estaduais do estado australiano de Queensland.[6] Uma grande parte do recife é protegido pelo Parque Marinho de Grande Barreira de Corais, que ajuda a limitar os impactos do uso humano, como pesca e turismo. Outras pressões ambientais sobre o recife envolvem o escoamento superficial, as alterações climáticas acompanhadas do embranquecimento maciço dos corais e surtos na população de estrelas-do mar coroa-de-espinhos, que se alimenta dos corais.
Resultado de imagem para Barreira de Corais
A Grande Barreira de Coral tem sido conhecida pelo seu uso pelos aborígenes locais e pelos nativos da Ilhas do Estreito de Torres, e é um importante componente para a cultura local. A Grande Barreira é um importante destino turístico especialmente nas regiões das ilhas de Whitsunday e da cidade de Cairns. O turismo é uma importante atividade para a região, movimentando até 8 bilhões de dólares por ano.
Resultado de imagem para Barreira de Corais
A saúde da Grande Barreira, que abriga 400 tipos de coral, 1.500 espécies de peixes e 4.000 variedades de moluscos, começou a se deteriorar na década de 1990 pelo duplo impacto do aquecimento de água do mar e o aumento de sua acidez pela maior presença de dióxido de carbono na atmosfera.
FONTE:https://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Barreira_de_Coral

FOTOS:https://www.bing.com/images/search?q=Barreira+de+Corais&id=432B9BA06572AFA078CEE941270C064C699B5FFD&FORM=IARRTH


               

13 outubro 2017

OS ELEFANTES

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Proboscidea
Família: Elephantidae

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:


- Os elefantes vivem em manadas, sendo que cada uma é dividida em famílias.

- Na África, o habitat dos elefantes são os territórios do Quênia, Tânzania e Uganda. Vivem em regiões de florestas e nas savanas.

- Os elefantes indianos são menores do que os africanos.


- É o maior animal terrestre do mundo.

- Possuem presas de marfim na boca.

- São animais herbívoros, ou seja, alimentam-se de folhas de árvores, ervas, raízes, frutos e de gramas.

- Um animal adulto ingere, em média, 100 quilos de alimento por dia.

- Um filhote de elefante pode nascer com até 80 quilos.

- Por volta de 60 anos de idade, o elefante perde seus dentes molares (presas) impossibilitando sua alimentação e levando-o a morte.

- A caça indiscriminada do elefante africano tem levado a diminuição desta espécie, que atualmente está correndo risco de extinção.

CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS:Gestação: de 20 a 22 meses

Expectativa de vida: em média vivem até 60 anos

Altura: varia de 3 a 4 metros

Cor: cinza escuro.

Peso: em média 6 toneladas (podem atingir até 12 toneladas - espécie africana).

Gestação: de 20 a 22 meses

Você sabia ...

- Barrir é o nome do som emitido pelos elefantes.

- 12 de agosto é o Dia Mundial do Elefante.

FONTE: suapesquisa/mundoanimal/oselefante















07 outubro 2017

ECONOMIZANDO ÁGUA NA CAIXA DE DESCARGA

Assistindo ao Programa "COMO SERÁ" na Globo, vi uma ideia genial para economizar água na Caixa de descarga: "Introduza, uma garrafa Pet ( de 1000 ml ou 1 litro) cheia de água, dentro da Caixa de Descarga, Descarga com Caixa Acoplada. A Garrafa Pet deve estar cheia de água para não flutuar. Você economizará 01 (um) litro de água a cada descarga"!
Fica a dica!

SOMOS FORMIGUINHAS MAS JUNTOS PODEMOS AJUDAR E MUITO O NOSSO PLANETA BEM COMO AS FUTURAS GERAÇÕES!"

Helena Rezende